O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simonini, Leidi
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Citolin, Cristina Bohn
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3226
Resumo: Este estudo objetiva identificar as práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas por uma professora de Matemática do Ensino Médio Integrado. Buscou-se também compreender concepções de ensino, de aprendizagem e de avaliação do componente curricular construídas por ela e pelos estudantes. Optou-se pela abordagem qualitativa, coletando dados por meio de entrevista semiestruturada com uma professora e três estudantes, além de observação de uma aula, sendo escolhida a análise de conteúdo como recurso metodológico para organização e estudo destes dados. Por meio da análise, procurou-se compreender o conceito de prática pedagógica bem sucedida e qual o significado desse termo para a professora e, ainda, como ela desenvolve essas práticas no contexto do Ensino Médio Integrado. Ao final do trabalho, identificam-se ações que compõem as práticas pedagógicas que a docente considera como de sucesso, como a utilização de uma linguagem acessível, o incentivo à participação dos alunos, as práticas de mediação que favorecem um bom relacionamento com a turma e a construção de sentido para os conteúdos estudados, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento matemático pelo aluno. Já os alunos entrevistados consideram a professora como uma boa profissional, que se mostra realmente preocupada com a aprendizagem dos estudantes, sendo acessível e comunicativa, estabelecendo uma relação de dialogicidade com a turma, sem deixar de ser bastante exigente no desenvolvimento das atividades. Ainda, demonstra ter muito conhecimento na área, inspirando confiança no seu trabalho. Observa-se também que os alunos valorizam a oportunidade de cursar o Ensino Médio em uma Instituição Federal, gratuita e, segundo os próprios, de boa qualidade.
id IFRS-2_f5798b23b16d2a2c151565e4f287b937
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3226
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidasPráticas pedagógicas bem sucedidasEnsino e aprendizagem de MatemáticaEnsino Médio IntegradoEste estudo objetiva identificar as práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas por uma professora de Matemática do Ensino Médio Integrado. Buscou-se também compreender concepções de ensino, de aprendizagem e de avaliação do componente curricular construídas por ela e pelos estudantes. Optou-se pela abordagem qualitativa, coletando dados por meio de entrevista semiestruturada com uma professora e três estudantes, além de observação de uma aula, sendo escolhida a análise de conteúdo como recurso metodológico para organização e estudo destes dados. Por meio da análise, procurou-se compreender o conceito de prática pedagógica bem sucedida e qual o significado desse termo para a professora e, ainda, como ela desenvolve essas práticas no contexto do Ensino Médio Integrado. Ao final do trabalho, identificam-se ações que compõem as práticas pedagógicas que a docente considera como de sucesso, como a utilização de uma linguagem acessível, o incentivo à participação dos alunos, as práticas de mediação que favorecem um bom relacionamento com a turma e a construção de sentido para os conteúdos estudados, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento matemático pelo aluno. Já os alunos entrevistados consideram a professora como uma boa profissional, que se mostra realmente preocupada com a aprendizagem dos estudantes, sendo acessível e comunicativa, estabelecendo uma relação de dialogicidade com a turma, sem deixar de ser bastante exigente no desenvolvimento das atividades. Ainda, demonstra ter muito conhecimento na área, inspirando confiança no seu trabalho. Observa-se também que os alunos valorizam a oportunidade de cursar o Ensino Médio em uma Instituição Federal, gratuita e, segundo os próprios, de boa qualidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/322610.35819/remat2019v5i1id3226REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 1 (2019); 58-72REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 58-72REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 1 (2019); 58-722447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3226/2240Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSimonini, LeidiCitolin, Cristina Bohn2022-12-28T16:02:08Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3226Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T16:02:08Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas
title O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas
spellingShingle O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas
Simonini, Leidi
Práticas pedagógicas bem sucedidas
Ensino e aprendizagem de Matemática
Ensino Médio Integrado
title_short O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas
title_full O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas
title_fullStr O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas
title_full_unstemmed O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas
title_sort O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas
author Simonini, Leidi
author_facet Simonini, Leidi
Citolin, Cristina Bohn
author_role author
author2 Citolin, Cristina Bohn
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simonini, Leidi
Citolin, Cristina Bohn
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas pedagógicas bem sucedidas
Ensino e aprendizagem de Matemática
Ensino Médio Integrado
topic Práticas pedagógicas bem sucedidas
Ensino e aprendizagem de Matemática
Ensino Médio Integrado
description Este estudo objetiva identificar as práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas por uma professora de Matemática do Ensino Médio Integrado. Buscou-se também compreender concepções de ensino, de aprendizagem e de avaliação do componente curricular construídas por ela e pelos estudantes. Optou-se pela abordagem qualitativa, coletando dados por meio de entrevista semiestruturada com uma professora e três estudantes, além de observação de uma aula, sendo escolhida a análise de conteúdo como recurso metodológico para organização e estudo destes dados. Por meio da análise, procurou-se compreender o conceito de prática pedagógica bem sucedida e qual o significado desse termo para a professora e, ainda, como ela desenvolve essas práticas no contexto do Ensino Médio Integrado. Ao final do trabalho, identificam-se ações que compõem as práticas pedagógicas que a docente considera como de sucesso, como a utilização de uma linguagem acessível, o incentivo à participação dos alunos, as práticas de mediação que favorecem um bom relacionamento com a turma e a construção de sentido para os conteúdos estudados, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento matemático pelo aluno. Já os alunos entrevistados consideram a professora como uma boa profissional, que se mostra realmente preocupada com a aprendizagem dos estudantes, sendo acessível e comunicativa, estabelecendo uma relação de dialogicidade com a turma, sem deixar de ser bastante exigente no desenvolvimento das atividades. Ainda, demonstra ter muito conhecimento na área, inspirando confiança no seu trabalho. Observa-se também que os alunos valorizam a oportunidade de cursar o Ensino Médio em uma Instituição Federal, gratuita e, segundo os próprios, de boa qualidade.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos; Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3226
10.35819/remat2019v5i1id3226
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3226
identifier_str_mv 10.35819/remat2019v5i1id3226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3226/2240
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 1 (2019); 58-72
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 58-72
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 1 (2019); 58-72
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705579937792