O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado : práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simonini, Leidi
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/383
Resumo: Este estudo objetiva identificar as práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas por uma professora de Matemática do Ensino Médio Integrado e compreender concepções de ensino, de aprendizagem e de avaliação do componente curricular construídas por ela e pelos estudantes. Optou-se pela abordagem qualitativa, coletando dados por meio de entrevista semiestruturada com uma professora e três estudantes, além de observação de uma aula, sendo escolhida a análise de conteúdo como recurso metodológico para organização e estudo destes dados. A análise foi organizada em três categorias, através das quais procurou-se compreender o conceito de prática pedagógica bem-sucedida e qual o significado deste termo para a professora e, ainda, como ela desenvolve estas práticas no contexto do Ensino Médio Integrado. Buscou-se também, discutir o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, bem como o papel dos IFs na qualificação da educação básica e do ensino de Matemática, retratando a dualidade histórica do Ensino Médio e tangenciando a BNCC, sinalizando a época de incertezas que vive a educação. Ao final do trabalho, identificam-se ações que compõem as práticas pedagógicas que a docente considera como de sucesso, como a utilização de uma linguagem acessível, o incentivo à participação dos alunos, as práticas de mediação que favorecem um bom relacionamento com a turma e a construção de sentido para os conteúdos estudados, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento matemático pelo aluno.
id IFRS-4_a7c282f52d4982178a65c8ad0097ec41
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/383
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado : práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidasMatemáticaEducação - Estudo e ensinoPráticas pedagógicasEste estudo objetiva identificar as práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas por uma professora de Matemática do Ensino Médio Integrado e compreender concepções de ensino, de aprendizagem e de avaliação do componente curricular construídas por ela e pelos estudantes. Optou-se pela abordagem qualitativa, coletando dados por meio de entrevista semiestruturada com uma professora e três estudantes, além de observação de uma aula, sendo escolhida a análise de conteúdo como recurso metodológico para organização e estudo destes dados. A análise foi organizada em três categorias, através das quais procurou-se compreender o conceito de prática pedagógica bem-sucedida e qual o significado deste termo para a professora e, ainda, como ela desenvolve estas práticas no contexto do Ensino Médio Integrado. Buscou-se também, discutir o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, bem como o papel dos IFs na qualificação da educação básica e do ensino de Matemática, retratando a dualidade histórica do Ensino Médio e tangenciando a BNCC, sinalizando a época de incertezas que vive a educação. Ao final do trabalho, identificam-se ações que compõem as práticas pedagógicas que a docente considera como de sucesso, como a utilização de uma linguagem acessível, o incentivo à participação dos alunos, as práticas de mediação que favorecem um bom relacionamento com a turma e a construção de sentido para os conteúdos estudados, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento matemático pelo aluno.Leidi Simonini.Simonini, Leidi2021-08-05T00:16:22Z2021-08-05T00:16:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-11-18T17:59:56Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/383Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-11-18T17:59:56Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado : práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas
title O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado : práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas
spellingShingle O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado : práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas
Simonini, Leidi
Matemática
Educação - Estudo e ensino
Práticas pedagógicas
title_short O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado : práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas
title_full O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado : práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas
title_fullStr O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado : práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas
title_full_unstemmed O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado : práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas
title_sort O ensinar e aprender matemática no contexto do ensino médio integrado : práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas
author Simonini, Leidi
author_facet Simonini, Leidi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leidi Simonini.
dc.contributor.author.fl_str_mv Simonini, Leidi
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Educação - Estudo e ensino
Práticas pedagógicas
topic Matemática
Educação - Estudo e ensino
Práticas pedagógicas
description Este estudo objetiva identificar as práticas pedagógicas consideradas bem-sucedidas por uma professora de Matemática do Ensino Médio Integrado e compreender concepções de ensino, de aprendizagem e de avaliação do componente curricular construídas por ela e pelos estudantes. Optou-se pela abordagem qualitativa, coletando dados por meio de entrevista semiestruturada com uma professora e três estudantes, além de observação de uma aula, sendo escolhida a análise de conteúdo como recurso metodológico para organização e estudo destes dados. A análise foi organizada em três categorias, através das quais procurou-se compreender o conceito de prática pedagógica bem-sucedida e qual o significado deste termo para a professora e, ainda, como ela desenvolve estas práticas no contexto do Ensino Médio Integrado. Buscou-se também, discutir o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, bem como o papel dos IFs na qualificação da educação básica e do ensino de Matemática, retratando a dualidade histórica do Ensino Médio e tangenciando a BNCC, sinalizando a época de incertezas que vive a educação. Ao final do trabalho, identificam-se ações que compõem as práticas pedagógicas que a docente considera como de sucesso, como a utilização de uma linguagem acessível, o incentivo à participação dos alunos, as práticas de mediação que favorecem um bom relacionamento com a turma e a construção de sentido para os conteúdos estudados, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento matemático pelo aluno.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-05T00:16:22Z
2021-08-05T00:16:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/383
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/383
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1810022017528758272