O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3226 |
Resumo: | Este estudo objetiva identificar as práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas por uma professora de Matemática do Ensino Médio Integrado. Buscou-se também compreender concepções de ensino, de aprendizagem e de avaliação do componente curricular construídas por ela e pelos estudantes. Optou-se pela abordagem qualitativa, coletando dados por meio de entrevista semiestruturada com uma professora e três estudantes, além de observação de uma aula, sendo escolhida a análise de conteúdo como recurso metodológico para organização e estudo destes dados. Por meio da análise, procurou-se compreender o conceito de prática pedagógica bem sucedida e qual o significado desse termo para a professora e, ainda, como ela desenvolve essas práticas no contexto do Ensino Médio Integrado. Ao final do trabalho, identificam-se ações que compõem as práticas pedagógicas que a docente considera como de sucesso, como a utilização de uma linguagem acessível, o incentivo à participação dos alunos, as práticas de mediação que favorecem um bom relacionamento com a turma e a construção de sentido para os conteúdos estudados, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento matemático pelo aluno. Já os alunos entrevistados consideram a professora como uma boa profissional, que se mostra realmente preocupada com a aprendizagem dos estudantes, sendo acessível e comunicativa, estabelecendo uma relação de dialogicidade com a turma, sem deixar de ser bastante exigente no desenvolvimento das atividades. Ainda, demonstra ter muito conhecimento na área, inspirando confiança no seu trabalho. Observa-se também que os alunos valorizam a oportunidade de cursar o Ensino Médio em uma Instituição Federal, gratuita e, segundo os próprios, de boa qualidade. |
id |
IFRS-2_f5798b23b16d2a2c151565e4f287b937 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3226 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidasPráticas pedagógicas bem sucedidasEnsino e aprendizagem de MatemáticaEnsino Médio IntegradoEste estudo objetiva identificar as práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas por uma professora de Matemática do Ensino Médio Integrado. Buscou-se também compreender concepções de ensino, de aprendizagem e de avaliação do componente curricular construídas por ela e pelos estudantes. Optou-se pela abordagem qualitativa, coletando dados por meio de entrevista semiestruturada com uma professora e três estudantes, além de observação de uma aula, sendo escolhida a análise de conteúdo como recurso metodológico para organização e estudo destes dados. Por meio da análise, procurou-se compreender o conceito de prática pedagógica bem sucedida e qual o significado desse termo para a professora e, ainda, como ela desenvolve essas práticas no contexto do Ensino Médio Integrado. Ao final do trabalho, identificam-se ações que compõem as práticas pedagógicas que a docente considera como de sucesso, como a utilização de uma linguagem acessível, o incentivo à participação dos alunos, as práticas de mediação que favorecem um bom relacionamento com a turma e a construção de sentido para os conteúdos estudados, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento matemático pelo aluno. Já os alunos entrevistados consideram a professora como uma boa profissional, que se mostra realmente preocupada com a aprendizagem dos estudantes, sendo acessível e comunicativa, estabelecendo uma relação de dialogicidade com a turma, sem deixar de ser bastante exigente no desenvolvimento das atividades. Ainda, demonstra ter muito conhecimento na área, inspirando confiança no seu trabalho. Observa-se também que os alunos valorizam a oportunidade de cursar o Ensino Médio em uma Instituição Federal, gratuita e, segundo os próprios, de boa qualidade.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos; Avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/322610.35819/remat2019v5i1id3226REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 1 (2019); 58-72REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 58-72REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 1 (2019); 58-722447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3226/2240Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessSimonini, LeidiCitolin, Cristina Bohn2022-12-28T16:02:08Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3226Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2022-12-28T16:02:08Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas |
title |
O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas |
spellingShingle |
O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas Simonini, Leidi Práticas pedagógicas bem sucedidas Ensino e aprendizagem de Matemática Ensino Médio Integrado |
title_short |
O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas |
title_full |
O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas |
title_fullStr |
O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas |
title_full_unstemmed |
O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas |
title_sort |
O ensinar e o aprender Matemática no contexto do Ensino Médio Integrado: Práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas |
author |
Simonini, Leidi |
author_facet |
Simonini, Leidi Citolin, Cristina Bohn |
author_role |
author |
author2 |
Citolin, Cristina Bohn |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simonini, Leidi Citolin, Cristina Bohn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas bem sucedidas Ensino e aprendizagem de Matemática Ensino Médio Integrado |
topic |
Práticas pedagógicas bem sucedidas Ensino e aprendizagem de Matemática Ensino Médio Integrado |
description |
Este estudo objetiva identificar as práticas pedagógicas consideradas bem sucedidas por uma professora de Matemática do Ensino Médio Integrado. Buscou-se também compreender concepções de ensino, de aprendizagem e de avaliação do componente curricular construídas por ela e pelos estudantes. Optou-se pela abordagem qualitativa, coletando dados por meio de entrevista semiestruturada com uma professora e três estudantes, além de observação de uma aula, sendo escolhida a análise de conteúdo como recurso metodológico para organização e estudo destes dados. Por meio da análise, procurou-se compreender o conceito de prática pedagógica bem sucedida e qual o significado desse termo para a professora e, ainda, como ela desenvolve essas práticas no contexto do Ensino Médio Integrado. Ao final do trabalho, identificam-se ações que compõem as práticas pedagógicas que a docente considera como de sucesso, como a utilização de uma linguagem acessível, o incentivo à participação dos alunos, as práticas de mediação que favorecem um bom relacionamento com a turma e a construção de sentido para os conteúdos estudados, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento matemático pelo aluno. Já os alunos entrevistados consideram a professora como uma boa profissional, que se mostra realmente preocupada com a aprendizagem dos estudantes, sendo acessível e comunicativa, estabelecendo uma relação de dialogicidade com a turma, sem deixar de ser bastante exigente no desenvolvimento das atividades. Ainda, demonstra ter muito conhecimento na área, inspirando confiança no seu trabalho. Observa-se também que os alunos valorizam a oportunidade de cursar o Ensino Médio em uma Instituição Federal, gratuita e, segundo os próprios, de boa qualidade. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos; Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3226 10.35819/remat2019v5i1id3226 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3226 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2019v5i1id3226 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3226/2240 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 No. 1 (2019); 58-72 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 5 Núm. 1 (2019); 58-72 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 5 n. 1 (2019); 58-72 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705579937792 |