Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Remat (Bento Gonçalves) |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1198 |
Resumo: | O relato de experiência exposto aqui consiste na utilização da modelagem na formação de professores de Matemática. A atividade proposta foi aplicada em uma turma do último semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, na disciplina de Modelagem Matemática, no ano de 2014. A proposta consiste em envolver os futuros docentes em atividades que contenham modelagem, mais especificamente através de uma atividade que eles possam utilizar futuramente em suas aulas de Matemática. A partir dos modelos matemáticos construídos pelos estudantes, percebe-se que esta é uma oportunidade para, através da Modelagem Matemática, abordar e discutir diversos conceitos envolvendo funções trigonométricas. |
id |
IFRS-2_f9bf1548668caeec3d7d57ad45ca9c14 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1198 |
network_acronym_str |
IFRS-2 |
network_name_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository_id_str |
|
spelling |
Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de MatemáticaModelagem MatemáticaFormação de ProfessoresTemperatura CorporalFunções TrigonométricasO relato de experiência exposto aqui consiste na utilização da modelagem na formação de professores de Matemática. A atividade proposta foi aplicada em uma turma do último semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, na disciplina de Modelagem Matemática, no ano de 2014. A proposta consiste em envolver os futuros docentes em atividades que contenham modelagem, mais especificamente através de uma atividade que eles possam utilizar futuramente em suas aulas de Matemática. A partir dos modelos matemáticos construídos pelos estudantes, percebe-se que esta é uma oportunidade para, através da Modelagem Matemática, abordar e discutir diversos conceitos envolvendo funções trigonométricas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/119810.35819/remat2015v1i2id1198REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 183-190REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 183-190REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 183-1902447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1198/1068Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndreis, Greice da Silva LorenzzettiSilva, Rodrigo Sychocki da2023-11-17T18:24:41Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1198Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T18:24:41Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática |
title |
Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática |
spellingShingle |
Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti Modelagem Matemática Formação de Professores Temperatura Corporal Funções Trigonométricas |
title_short |
Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática |
title_full |
Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática |
title_fullStr |
Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática |
title_full_unstemmed |
Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática |
title_sort |
Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática |
author |
Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti |
author_facet |
Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti Silva, Rodrigo Sychocki da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Rodrigo Sychocki da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti Silva, Rodrigo Sychocki da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem Matemática Formação de Professores Temperatura Corporal Funções Trigonométricas |
topic |
Modelagem Matemática Formação de Professores Temperatura Corporal Funções Trigonométricas |
description |
O relato de experiência exposto aqui consiste na utilização da modelagem na formação de professores de Matemática. A atividade proposta foi aplicada em uma turma do último semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, na disciplina de Modelagem Matemática, no ano de 2014. A proposta consiste em envolver os futuros docentes em atividades que contenham modelagem, mais especificamente através de uma atividade que eles possam utilizar futuramente em suas aulas de Matemática. A partir dos modelos matemáticos construídos pelos estudantes, percebe-se que esta é uma oportunidade para, através da Modelagem Matemática, abordar e discutir diversos conceitos envolvendo funções trigonométricas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1198 10.35819/remat2015v1i2id1198 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1198 |
identifier_str_mv |
10.35819/remat2015v1i2id1198 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1198/1068 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 183-190 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 183-190 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 183-190 2447-2689 reponame:Remat (Bento Gonçalves) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Remat (Bento Gonçalves) |
collection |
Remat (Bento Gonçalves) |
repository.name.fl_str_mv |
Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br |
_version_ |
1798329705087107072 |