Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Rodrigo Sychocki da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remat (Bento Gonçalves)
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1198
Resumo: O relato de experiência exposto aqui consiste na utilização da modelagem na formação de professores de Matemática. A atividade proposta foi aplicada em uma turma do último semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, na disciplina de Modelagem Matemática, no ano de 2014. A proposta consiste em envolver os futuros docentes em atividades que contenham modelagem, mais especificamente através de uma atividade que eles possam utilizar futuramente em suas aulas de Matemática. A partir dos modelos matemáticos construídos pelos estudantes, percebe-se que esta é uma oportunidade para, através da Modelagem Matemática, abordar e discutir diversos conceitos envolvendo funções trigonométricas.
id IFRS-2_f9bf1548668caeec3d7d57ad45ca9c14
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1198
network_acronym_str IFRS-2
network_name_str Remat (Bento Gonçalves)
repository_id_str
spelling Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de MatemáticaModelagem MatemáticaFormação de ProfessoresTemperatura CorporalFunções TrigonométricasO relato de experiência exposto aqui consiste na utilização da modelagem na formação de professores de Matemática. A atividade proposta foi aplicada em uma turma do último semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, na disciplina de Modelagem Matemática, no ano de 2014. A proposta consiste em envolver os futuros docentes em atividades que contenham modelagem, mais especificamente através de uma atividade que eles possam utilizar futuramente em suas aulas de Matemática. A partir dos modelos matemáticos construídos pelos estudantes, percebe-se que esta é uma oportunidade para, através da Modelagem Matemática, abordar e discutir diversos conceitos envolvendo funções trigonométricas.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul2016-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/119810.35819/remat2015v1i2id1198REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 183-190REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 183-190REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 183-1902447-2689reponame:Remat (Bento Gonçalves)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1198/1068Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndreis, Greice da Silva LorenzzettiSilva, Rodrigo Sychocki da2023-11-17T18:24:41Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/1198Revistahttp://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMATPUBhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/oai||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br2447-26892447-2689opendoar:2023-11-17T18:24:41Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática
title Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática
spellingShingle Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática
Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti
Modelagem Matemática
Formação de Professores
Temperatura Corporal
Funções Trigonométricas
title_short Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática
title_full Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática
title_fullStr Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática
title_full_unstemmed Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática
title_sort Modelagem Matemática da temperatura do corpo humano: possíveis contribuições na formação de professores de Matemática
author Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti
author_facet Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti
Silva, Rodrigo Sychocki da
author_role author
author2 Silva, Rodrigo Sychocki da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andreis, Greice da Silva Lorenzzetti
Silva, Rodrigo Sychocki da
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática
Formação de Professores
Temperatura Corporal
Funções Trigonométricas
topic Modelagem Matemática
Formação de Professores
Temperatura Corporal
Funções Trigonométricas
description O relato de experiência exposto aqui consiste na utilização da modelagem na formação de professores de Matemática. A atividade proposta foi aplicada em uma turma do último semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, na disciplina de Modelagem Matemática, no ano de 2014. A proposta consiste em envolver os futuros docentes em atividades que contenham modelagem, mais especificamente através de uma atividade que eles possam utilizar futuramente em suas aulas de Matemática. A partir dos modelos matemáticos construídos pelos estudantes, percebe-se que esta é uma oportunidade para, através da Modelagem Matemática, abordar e discutir diversos conceitos envolvendo funções trigonométricas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1198
10.35819/remat2015v1i2id1198
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1198
identifier_str_mv 10.35819/remat2015v1i2id1198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1198/1068
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 No. 2 (2015); 183-190
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; Vol. 1 Núm. 2 (2015); 183-190
REMAT: Revista Eletrônica da Matemática; v. 1 n. 2 (2015); 183-190
2447-2689
reponame:Remat (Bento Gonçalves)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Remat (Bento Gonçalves)
collection Remat (Bento Gonçalves)
repository.name.fl_str_mv Remat (Bento Gonçalves) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||greice.andreis@caxias.ifrs.edu.br
_version_ 1798329705087107072