Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branchi, Natália
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Winterhalter, Diolinda Franciele, Borges Monzón, Andrea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6706
Resumo: Este artigo se refere ao relato de experiência formativa vivenciada por uma licencianda, sendo essa do curso de Letras - Português e Inglês, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Trata-se de sua atuação, como estagiária, no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e os impactos deste estágio não obrigatório em sua trajetória formativa. Com o objetivo de evidenciar as principais contribuições desta experiência, enquanto potencial formativo para a docência inclusiva em caráter teórico e prático, narra-se algumas vivências produzidas pela acadêmica, no âmbito do Campus Feliz do IFRS, e o impacto dessa atuação na formação e desenvolvimento desta futura professora, no que se refere à perspectiva inclusiva da educação. Para isso, apresenta-se um panorama das atividades desempenhadas pela licencianda e estagiária, destacando sua atuação junto aos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs), bem como, sua partilha de ações docentes com outras educadoras, já licenciadas e mais experientes, no planejamento e desenvolvimento de atividades, leituras dirigidas, estudos, pesquisas, produção de materiais didáticos, registros das ações, construção de ferramentas e documentação pedagógica, reflexão e avaliação sobre a prática.
id IFRS-3_2b62a159ca5b09e60079e94fcea965b6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6706
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRSEste artigo se refere ao relato de experiência formativa vivenciada por uma licencianda, sendo essa do curso de Letras - Português e Inglês, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Trata-se de sua atuação, como estagiária, no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e os impactos deste estágio não obrigatório em sua trajetória formativa. Com o objetivo de evidenciar as principais contribuições desta experiência, enquanto potencial formativo para a docência inclusiva em caráter teórico e prático, narra-se algumas vivências produzidas pela acadêmica, no âmbito do Campus Feliz do IFRS, e o impacto dessa atuação na formação e desenvolvimento desta futura professora, no que se refere à perspectiva inclusiva da educação. Para isso, apresenta-se um panorama das atividades desempenhadas pela licencianda e estagiária, destacando sua atuação junto aos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs), bem como, sua partilha de ações docentes com outras educadoras, já licenciadas e mais experientes, no planejamento e desenvolvimento de atividades, leituras dirigidas, estudos, pesquisas, produção de materiais didáticos, registros das ações, construção de ferramentas e documentação pedagógica, reflexão e avaliação sobre a prática.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2023-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/670610.35819/linguatec.v8.n2.6706LínguaTec; v. 8 n. 2 (2023): Número Especial - Letras IFRS; 173-1922525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6706/3382Copyright (c) 2023 Natália Branchi, Diolinda Franciele Winterhalter, Andrea Borges Monzónhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBranchi, NatáliaWinterhalter, Diolinda FrancieleBorges Monzón, Andrea2023-08-10T12:39:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6706Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2023-08-10T12:39:14LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS
title Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS
spellingShingle Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS
Branchi, Natália
title_short Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS
title_full Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS
title_fullStr Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS
title_full_unstemmed Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS
title_sort Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS
author Branchi, Natália
author_facet Branchi, Natália
Winterhalter, Diolinda Franciele
Borges Monzón, Andrea
author_role author
author2 Winterhalter, Diolinda Franciele
Borges Monzón, Andrea
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branchi, Natália
Winterhalter, Diolinda Franciele
Borges Monzón, Andrea
description Este artigo se refere ao relato de experiência formativa vivenciada por uma licencianda, sendo essa do curso de Letras - Português e Inglês, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Trata-se de sua atuação, como estagiária, no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e os impactos deste estágio não obrigatório em sua trajetória formativa. Com o objetivo de evidenciar as principais contribuições desta experiência, enquanto potencial formativo para a docência inclusiva em caráter teórico e prático, narra-se algumas vivências produzidas pela acadêmica, no âmbito do Campus Feliz do IFRS, e o impacto dessa atuação na formação e desenvolvimento desta futura professora, no que se refere à perspectiva inclusiva da educação. Para isso, apresenta-se um panorama das atividades desempenhadas pela licencianda e estagiária, destacando sua atuação junto aos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs), bem como, sua partilha de ações docentes com outras educadoras, já licenciadas e mais experientes, no planejamento e desenvolvimento de atividades, leituras dirigidas, estudos, pesquisas, produção de materiais didáticos, registros das ações, construção de ferramentas e documentação pedagógica, reflexão e avaliação sobre a prática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6706
10.35819/linguatec.v8.n2.6706
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6706
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v8.n2.6706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6706/3382
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Natália Branchi, Diolinda Franciele Winterhalter, Andrea Borges Monzón
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Natália Branchi, Diolinda Franciele Winterhalter, Andrea Borges Monzón
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 8 n. 2 (2023): Número Especial - Letras IFRS; 173-192
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210011000242176