Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6706 |
Resumo: | Este artigo se refere ao relato de experiência formativa vivenciada por uma licencianda, sendo essa do curso de Letras - Português e Inglês, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Trata-se de sua atuação, como estagiária, no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e os impactos deste estágio não obrigatório em sua trajetória formativa. Com o objetivo de evidenciar as principais contribuições desta experiência, enquanto potencial formativo para a docência inclusiva em caráter teórico e prático, narra-se algumas vivências produzidas pela acadêmica, no âmbito do Campus Feliz do IFRS, e o impacto dessa atuação na formação e desenvolvimento desta futura professora, no que se refere à perspectiva inclusiva da educação. Para isso, apresenta-se um panorama das atividades desempenhadas pela licencianda e estagiária, destacando sua atuação junto aos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs), bem como, sua partilha de ações docentes com outras educadoras, já licenciadas e mais experientes, no planejamento e desenvolvimento de atividades, leituras dirigidas, estudos, pesquisas, produção de materiais didáticos, registros das ações, construção de ferramentas e documentação pedagógica, reflexão e avaliação sobre a prática. |
id |
IFRS-3_2b62a159ca5b09e60079e94fcea965b6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6706 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRSEste artigo se refere ao relato de experiência formativa vivenciada por uma licencianda, sendo essa do curso de Letras - Português e Inglês, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Trata-se de sua atuação, como estagiária, no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e os impactos deste estágio não obrigatório em sua trajetória formativa. Com o objetivo de evidenciar as principais contribuições desta experiência, enquanto potencial formativo para a docência inclusiva em caráter teórico e prático, narra-se algumas vivências produzidas pela acadêmica, no âmbito do Campus Feliz do IFRS, e o impacto dessa atuação na formação e desenvolvimento desta futura professora, no que se refere à perspectiva inclusiva da educação. Para isso, apresenta-se um panorama das atividades desempenhadas pela licencianda e estagiária, destacando sua atuação junto aos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs), bem como, sua partilha de ações docentes com outras educadoras, já licenciadas e mais experientes, no planejamento e desenvolvimento de atividades, leituras dirigidas, estudos, pesquisas, produção de materiais didáticos, registros das ações, construção de ferramentas e documentação pedagógica, reflexão e avaliação sobre a prática.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2023-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/670610.35819/linguatec.v8.n2.6706LínguaTec; v. 8 n. 2 (2023): Número Especial - Letras IFRS; 173-1922525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6706/3382Copyright (c) 2023 Natália Branchi, Diolinda Franciele Winterhalter, Andrea Borges Monzónhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBranchi, NatáliaWinterhalter, Diolinda FrancieleBorges Monzón, Andrea2023-08-10T12:39:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6706Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2023-08-10T12:39:14LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS |
title |
Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS |
spellingShingle |
Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS Branchi, Natália |
title_short |
Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS |
title_full |
Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS |
title_fullStr |
Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS |
title_full_unstemmed |
Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS |
title_sort |
Contribuições para uma formação docente inclusiva: a atuação de uma licencianda em Letras no NAPNE do IFRS |
author |
Branchi, Natália |
author_facet |
Branchi, Natália Winterhalter, Diolinda Franciele Borges Monzón, Andrea |
author_role |
author |
author2 |
Winterhalter, Diolinda Franciele Borges Monzón, Andrea |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branchi, Natália Winterhalter, Diolinda Franciele Borges Monzón, Andrea |
description |
Este artigo se refere ao relato de experiência formativa vivenciada por uma licencianda, sendo essa do curso de Letras - Português e Inglês, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Trata-se de sua atuação, como estagiária, no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e os impactos deste estágio não obrigatório em sua trajetória formativa. Com o objetivo de evidenciar as principais contribuições desta experiência, enquanto potencial formativo para a docência inclusiva em caráter teórico e prático, narra-se algumas vivências produzidas pela acadêmica, no âmbito do Campus Feliz do IFRS, e o impacto dessa atuação na formação e desenvolvimento desta futura professora, no que se refere à perspectiva inclusiva da educação. Para isso, apresenta-se um panorama das atividades desempenhadas pela licencianda e estagiária, destacando sua atuação junto aos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEEs), bem como, sua partilha de ações docentes com outras educadoras, já licenciadas e mais experientes, no planejamento e desenvolvimento de atividades, leituras dirigidas, estudos, pesquisas, produção de materiais didáticos, registros das ações, construção de ferramentas e documentação pedagógica, reflexão e avaliação sobre a prática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6706 10.35819/linguatec.v8.n2.6706 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6706 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v8.n2.6706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6706/3382 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Natália Branchi, Diolinda Franciele Winterhalter, Andrea Borges Monzón https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Natália Branchi, Diolinda Franciele Winterhalter, Andrea Borges Monzón https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 8 n. 2 (2023): Número Especial - Letras IFRS; 173-192 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210011000242176 |