English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belarmino de Santana Scaini, Fernanda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Eucharis Alves Siqueira, Estela Áurea, Haufes, João Pedro, Braiani Pinheiro, Raquel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5985
Resumo:  O cenário globalizado e interconectado da atualidade faz emergir demandas de promoção e ampliação da língua inglesa nas instituições de ensino em tempos de internacionalização. Nesse sentido, o Clube de Inglês (English Club), um grupo conduzido por estudantes visando à democratização do acesso à língua inglesa por meio de encontros de conversação realizados ao ar livre, tem trabalhado para promover oportunidades de práticas em língua inglesa no campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul desde 2017. Considerando a necessidade de fortalecimento e potencialização da internacionalização institucional, este estudo tem por objetivo buscar ampliar a atuação do Clube de Inglês nesse processo. A princípio, a proposta metodológica se concentra no levantamento bibliográfico e documental, culminando na análise qualitativa e quantitativa do cenário linguístico atual, bem como das possibilidades de desenvolvimento linguístico ofertadas na instituição. Caminhos de inclusão da comunidade estudantil do Ensino Médio Técnico foram identificados nas mais diversas oportunidades fomentadas pela internacionalização.
id IFRS-3_310777c3f077894d754cc6791df62a1c
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/5985
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional O cenário globalizado e interconectado da atualidade faz emergir demandas de promoção e ampliação da língua inglesa nas instituições de ensino em tempos de internacionalização. Nesse sentido, o Clube de Inglês (English Club), um grupo conduzido por estudantes visando à democratização do acesso à língua inglesa por meio de encontros de conversação realizados ao ar livre, tem trabalhado para promover oportunidades de práticas em língua inglesa no campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul desde 2017. Considerando a necessidade de fortalecimento e potencialização da internacionalização institucional, este estudo tem por objetivo buscar ampliar a atuação do Clube de Inglês nesse processo. A princípio, a proposta metodológica se concentra no levantamento bibliográfico e documental, culminando na análise qualitativa e quantitativa do cenário linguístico atual, bem como das possibilidades de desenvolvimento linguístico ofertadas na instituição. Caminhos de inclusão da comunidade estudantil do Ensino Médio Técnico foram identificados nas mais diversas oportunidades fomentadas pela internacionalização. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2022-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/598510.35819/linguatec.v7.n1.5985LínguaTec; v. 7 n. 1 (2022); 180-1942525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5985/3110Copyright (c) 2022 Fernanda Belarmino de Santana Scaini, Estela Áurea Eucharis Alves Siqueira, João Pedro Haufes, Raquel Braiani Pinheirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBelarmino de Santana Scaini, FernandaEucharis Alves Siqueira, Estela ÁureaHaufes, João PedroBraiani Pinheiro, Raquel2022-06-23T18:38:47Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/5985Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2022-06-23T18:38:47LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional
title English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional
spellingShingle English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional
Belarmino de Santana Scaini, Fernanda
title_short English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional
title_full English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional
title_fullStr English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional
title_full_unstemmed English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional
title_sort English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional
author Belarmino de Santana Scaini, Fernanda
author_facet Belarmino de Santana Scaini, Fernanda
Eucharis Alves Siqueira, Estela Áurea
Haufes, João Pedro
Braiani Pinheiro, Raquel
author_role author
author2 Eucharis Alves Siqueira, Estela Áurea
Haufes, João Pedro
Braiani Pinheiro, Raquel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belarmino de Santana Scaini, Fernanda
Eucharis Alves Siqueira, Estela Áurea
Haufes, João Pedro
Braiani Pinheiro, Raquel
description  O cenário globalizado e interconectado da atualidade faz emergir demandas de promoção e ampliação da língua inglesa nas instituições de ensino em tempos de internacionalização. Nesse sentido, o Clube de Inglês (English Club), um grupo conduzido por estudantes visando à democratização do acesso à língua inglesa por meio de encontros de conversação realizados ao ar livre, tem trabalhado para promover oportunidades de práticas em língua inglesa no campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul desde 2017. Considerando a necessidade de fortalecimento e potencialização da internacionalização institucional, este estudo tem por objetivo buscar ampliar a atuação do Clube de Inglês nesse processo. A princípio, a proposta metodológica se concentra no levantamento bibliográfico e documental, culminando na análise qualitativa e quantitativa do cenário linguístico atual, bem como das possibilidades de desenvolvimento linguístico ofertadas na instituição. Caminhos de inclusão da comunidade estudantil do Ensino Médio Técnico foram identificados nas mais diversas oportunidades fomentadas pela internacionalização.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5985
10.35819/linguatec.v7.n1.5985
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5985
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v7.n1.5985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5985/3110
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 7 n. 1 (2022); 180-194
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1798042322612518912