English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5985 |
Resumo: | O cenário globalizado e interconectado da atualidade faz emergir demandas de promoção e ampliação da língua inglesa nas instituições de ensino em tempos de internacionalização. Nesse sentido, o Clube de Inglês (English Club), um grupo conduzido por estudantes visando à democratização do acesso à língua inglesa por meio de encontros de conversação realizados ao ar livre, tem trabalhado para promover oportunidades de práticas em língua inglesa no campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul desde 2017. Considerando a necessidade de fortalecimento e potencialização da internacionalização institucional, este estudo tem por objetivo buscar ampliar a atuação do Clube de Inglês nesse processo. A princípio, a proposta metodológica se concentra no levantamento bibliográfico e documental, culminando na análise qualitativa e quantitativa do cenário linguístico atual, bem como das possibilidades de desenvolvimento linguístico ofertadas na instituição. Caminhos de inclusão da comunidade estudantil do Ensino Médio Técnico foram identificados nas mais diversas oportunidades fomentadas pela internacionalização. |
id |
IFRS-3_310777c3f077894d754cc6791df62a1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/5985 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional O cenário globalizado e interconectado da atualidade faz emergir demandas de promoção e ampliação da língua inglesa nas instituições de ensino em tempos de internacionalização. Nesse sentido, o Clube de Inglês (English Club), um grupo conduzido por estudantes visando à democratização do acesso à língua inglesa por meio de encontros de conversação realizados ao ar livre, tem trabalhado para promover oportunidades de práticas em língua inglesa no campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul desde 2017. Considerando a necessidade de fortalecimento e potencialização da internacionalização institucional, este estudo tem por objetivo buscar ampliar a atuação do Clube de Inglês nesse processo. A princípio, a proposta metodológica se concentra no levantamento bibliográfico e documental, culminando na análise qualitativa e quantitativa do cenário linguístico atual, bem como das possibilidades de desenvolvimento linguístico ofertadas na instituição. Caminhos de inclusão da comunidade estudantil do Ensino Médio Técnico foram identificados nas mais diversas oportunidades fomentadas pela internacionalização. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2022-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/598510.35819/linguatec.v7.n1.5985LínguaTec; v. 7 n. 1 (2022); 180-1942525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5985/3110Copyright (c) 2022 Fernanda Belarmino de Santana Scaini, Estela Áurea Eucharis Alves Siqueira, João Pedro Haufes, Raquel Braiani Pinheirohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBelarmino de Santana Scaini, FernandaEucharis Alves Siqueira, Estela ÁureaHaufes, João PedroBraiani Pinheiro, Raquel2022-06-23T18:38:47Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/5985Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2022-06-23T18:38:47LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional |
title |
English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional |
spellingShingle |
English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional Belarmino de Santana Scaini, Fernanda |
title_short |
English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional |
title_full |
English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional |
title_fullStr |
English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional |
title_full_unstemmed |
English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional |
title_sort |
English Club: uma visão sobre a internacionalização institucional |
author |
Belarmino de Santana Scaini, Fernanda |
author_facet |
Belarmino de Santana Scaini, Fernanda Eucharis Alves Siqueira, Estela Áurea Haufes, João Pedro Braiani Pinheiro, Raquel |
author_role |
author |
author2 |
Eucharis Alves Siqueira, Estela Áurea Haufes, João Pedro Braiani Pinheiro, Raquel |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belarmino de Santana Scaini, Fernanda Eucharis Alves Siqueira, Estela Áurea Haufes, João Pedro Braiani Pinheiro, Raquel |
description |
O cenário globalizado e interconectado da atualidade faz emergir demandas de promoção e ampliação da língua inglesa nas instituições de ensino em tempos de internacionalização. Nesse sentido, o Clube de Inglês (English Club), um grupo conduzido por estudantes visando à democratização do acesso à língua inglesa por meio de encontros de conversação realizados ao ar livre, tem trabalhado para promover oportunidades de práticas em língua inglesa no campus Campo Grande do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul desde 2017. Considerando a necessidade de fortalecimento e potencialização da internacionalização institucional, este estudo tem por objetivo buscar ampliar a atuação do Clube de Inglês nesse processo. A princípio, a proposta metodológica se concentra no levantamento bibliográfico e documental, culminando na análise qualitativa e quantitativa do cenário linguístico atual, bem como das possibilidades de desenvolvimento linguístico ofertadas na instituição. Caminhos de inclusão da comunidade estudantil do Ensino Médio Técnico foram identificados nas mais diversas oportunidades fomentadas pela internacionalização. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5985 10.35819/linguatec.v7.n1.5985 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5985 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v7.n1.5985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5985/3110 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 7 n. 1 (2022); 180-194 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1798042322612518912 |