O processo de internacionalização de clubes europeus para mercados emergentes – Ásia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Miguel Gonçalves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19961
Resumo: O presente estudo tem como objetivo primordial compreender a importância que a aposta dos clubes de futebol na internacionalização pode ter em termos de sucesso comercial, com o principal foco da análise a recair sobre o mercado asiático. Neste sentido, foi realizado um enquadramento teórico que consistiu na realização de uma revisão da literatura existente sobre o tema, complementando-a com uma análise do mercado asiático. Posteriormente, optou-se pelo desenvolvimento de estudo empírico de abordagem metodológica qualitativa, procedendo-se a um processo de recolha de dados primários através da realização de entrevistas semiestruturadas a membros de 3 clubes portugueses da I Liga e de um estudo de caso sobre o impacto mediático que a contratação de um futebolista iraniano causou num clube português, sendo depois feita a análise e discussão dos resultados obtidos. Os resultados obtidos permitem verificar a existência de consciencialização dos clubes em relação à importância da aposta na internacionalização das suas marcas para mercados estrangeiros, apesar de alguma limitação de recursos em alguns casos. No que diz respeito ao mercado asiático, apesar de a sua atratividade ser indiscutível, nem todos os clubes contam com um planeamento estratégico bem definido para entrar neste continente. Ainda assim, é possível verificar algumas boas práticas nos clubes estudados que vão de encontro à conceptualização teórica das estratégias de entrada em novos mercados. Desta forma, os resultados alcançados permitiram concluir que a aposta na internacionalização dos clubes (particularmente para o mercado asiático) tem efetivamente impacto no sucesso dos clubes, seja ele comercial ou mediático.
id RCAP_634b008710d16186dae07c774ea2c667
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19961
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O processo de internacionalização de clubes europeus para mercados emergentes – ÁsiaInternacionalização de Clubes de FutebolEstratégias de internacionalizaçãoBrandingMarketing relacionalMercado asiáticoInternationalization of football clubsInternationalization strategiesBrandingRelationship marketingAsian marketGestãoO presente estudo tem como objetivo primordial compreender a importância que a aposta dos clubes de futebol na internacionalização pode ter em termos de sucesso comercial, com o principal foco da análise a recair sobre o mercado asiático. Neste sentido, foi realizado um enquadramento teórico que consistiu na realização de uma revisão da literatura existente sobre o tema, complementando-a com uma análise do mercado asiático. Posteriormente, optou-se pelo desenvolvimento de estudo empírico de abordagem metodológica qualitativa, procedendo-se a um processo de recolha de dados primários através da realização de entrevistas semiestruturadas a membros de 3 clubes portugueses da I Liga e de um estudo de caso sobre o impacto mediático que a contratação de um futebolista iraniano causou num clube português, sendo depois feita a análise e discussão dos resultados obtidos. Os resultados obtidos permitem verificar a existência de consciencialização dos clubes em relação à importância da aposta na internacionalização das suas marcas para mercados estrangeiros, apesar de alguma limitação de recursos em alguns casos. No que diz respeito ao mercado asiático, apesar de a sua atratividade ser indiscutível, nem todos os clubes contam com um planeamento estratégico bem definido para entrar neste continente. Ainda assim, é possível verificar algumas boas práticas nos clubes estudados que vão de encontro à conceptualização teórica das estratégias de entrada em novos mercados. Desta forma, os resultados alcançados permitiram concluir que a aposta na internacionalização dos clubes (particularmente para o mercado asiático) tem efetivamente impacto no sucesso dos clubes, seja ele comercial ou mediático.The main objective of this study is to understand the importance that football clubs’ efforts in the internationalization process may have in terms of commercial success, with the main focus of the analysis concerning the Asian market. Therefore, a theoretical framework was carried out, which consisted of reviewing the existing literature on the subject, complementing it with an analysis of the Asian market. Subsequently, it was developed an empirical study with a qualitative methodological approach, proceeding to a process of collecting primary data through semi-structured interviews with members of 3 top tier portuguese clubs and a case study on the impact that the signing of an iranian footballer has caused in a portuguese club, with the analysis and discussion of the results being done afterwards. The results allow us to verify the existence of awareness of the clubs in relation to the importance of making efforts on the internationalization of their brands to foreign markets, despite some limited resources in some cases. With regard to the Asian market, despite is unquestionable attractiveness, not all aclubs have a well-defined strategic plan for entering in this continent. Even so, it is possible to verify some good practices in the studied clubs that meet the theoretical conceptualization entry strategies in new markets. Thus, the results allowed us to conclude that the clubs efforts in the internationalization (particularly for the Asian market) has an impact on the clubs’ success, whether reputation or commercial.Santos, José de FreitasSilva, Ricardo Jorge Oliveira daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Miguel Gonçalves2022-02-14T10:24:25Z2021-11-222021-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19961TID:202939480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19961Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:01.759346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O processo de internacionalização de clubes europeus para mercados emergentes – Ásia
title O processo de internacionalização de clubes europeus para mercados emergentes – Ásia
spellingShingle O processo de internacionalização de clubes europeus para mercados emergentes – Ásia
Pereira, Miguel Gonçalves
Internacionalização de Clubes de Futebol
Estratégias de internacionalização
Branding
Marketing relacional
Mercado asiático
Internationalization of football clubs
Internationalization strategies
Branding
Relationship marketing
Asian market
Gestão
title_short O processo de internacionalização de clubes europeus para mercados emergentes – Ásia
title_full O processo de internacionalização de clubes europeus para mercados emergentes – Ásia
title_fullStr O processo de internacionalização de clubes europeus para mercados emergentes – Ásia
title_full_unstemmed O processo de internacionalização de clubes europeus para mercados emergentes – Ásia
title_sort O processo de internacionalização de clubes europeus para mercados emergentes – Ásia
author Pereira, Miguel Gonçalves
author_facet Pereira, Miguel Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, José de Freitas
Silva, Ricardo Jorge Oliveira da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Miguel Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Internacionalização de Clubes de Futebol
Estratégias de internacionalização
Branding
Marketing relacional
Mercado asiático
Internationalization of football clubs
Internationalization strategies
Branding
Relationship marketing
Asian market
Gestão
topic Internacionalização de Clubes de Futebol
Estratégias de internacionalização
Branding
Marketing relacional
Mercado asiático
Internationalization of football clubs
Internationalization strategies
Branding
Relationship marketing
Asian market
Gestão
description O presente estudo tem como objetivo primordial compreender a importância que a aposta dos clubes de futebol na internacionalização pode ter em termos de sucesso comercial, com o principal foco da análise a recair sobre o mercado asiático. Neste sentido, foi realizado um enquadramento teórico que consistiu na realização de uma revisão da literatura existente sobre o tema, complementando-a com uma análise do mercado asiático. Posteriormente, optou-se pelo desenvolvimento de estudo empírico de abordagem metodológica qualitativa, procedendo-se a um processo de recolha de dados primários através da realização de entrevistas semiestruturadas a membros de 3 clubes portugueses da I Liga e de um estudo de caso sobre o impacto mediático que a contratação de um futebolista iraniano causou num clube português, sendo depois feita a análise e discussão dos resultados obtidos. Os resultados obtidos permitem verificar a existência de consciencialização dos clubes em relação à importância da aposta na internacionalização das suas marcas para mercados estrangeiros, apesar de alguma limitação de recursos em alguns casos. No que diz respeito ao mercado asiático, apesar de a sua atratividade ser indiscutível, nem todos os clubes contam com um planeamento estratégico bem definido para entrar neste continente. Ainda assim, é possível verificar algumas boas práticas nos clubes estudados que vão de encontro à conceptualização teórica das estratégias de entrada em novos mercados. Desta forma, os resultados alcançados permitiram concluir que a aposta na internacionalização dos clubes (particularmente para o mercado asiático) tem efetivamente impacto no sucesso dos clubes, seja ele comercial ou mediático.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22
2021-11-22T00:00:00Z
2022-02-14T10:24:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19961
TID:202939480
url http://hdl.handle.net/10400.22/19961
identifier_str_mv TID:202939480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131487539298304