Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2557 |
Resumo: | Esta narrativa descreve as atividades desenvolvidas por três monitores de língua inglesa do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Betim, sob a supervisão da professora orientadora. O trabalho teve duração de um ano e foi caracterizado por um rompimento de barreiras disciplinares, tentativa de solucionar questões locais, desenvolvimento da autonomia discente e busca por novos horizontes de atuação. Dentre as atividades realizadas, destacam-se três eventos: workshop sobre fanfiction, workshop sobre música americana e workshop sobre inglês para fins acadêmicos da área de química. Os eventos promovidos pela monitoria desenvolveram nos monitores sua habilidade de se comunicar oralmente em língua estrangeira e de transmitir o conhecimento aprendido, de forma lúdica, a diferentes tipos de interlocutores, além de impulsionarem os discentes da escola a estabelecerem contato com a língua inglesa dentro e fora da sala de aula. Ademais, o terceiro workshop motivou a criação de um projeto de pesquisa no Campus Betim. Essas atividades, que não eram componentes obrigatórios do trabalho da monitoria de língua inglesa, enriqueceram o conhecimento dos monitores, da professora orientadora e da comunidade acadêmica local, bem como aproximaram todos os envolvidos do objetivo comum de dar continuidade aos estudos da língua inglesa. |
id |
IFRS-3_3436ff5ef96f59920e004d4e21ed81bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2557 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativoMonitores de língua inglesaEventos acadêmicosAprendizado significativoEsta narrativa descreve as atividades desenvolvidas por três monitores de língua inglesa do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Betim, sob a supervisão da professora orientadora. O trabalho teve duração de um ano e foi caracterizado por um rompimento de barreiras disciplinares, tentativa de solucionar questões locais, desenvolvimento da autonomia discente e busca por novos horizontes de atuação. Dentre as atividades realizadas, destacam-se três eventos: workshop sobre fanfiction, workshop sobre música americana e workshop sobre inglês para fins acadêmicos da área de química. Os eventos promovidos pela monitoria desenvolveram nos monitores sua habilidade de se comunicar oralmente em língua estrangeira e de transmitir o conhecimento aprendido, de forma lúdica, a diferentes tipos de interlocutores, além de impulsionarem os discentes da escola a estabelecerem contato com a língua inglesa dentro e fora da sala de aula. Ademais, o terceiro workshop motivou a criação de um projeto de pesquisa no Campus Betim. Essas atividades, que não eram componentes obrigatórios do trabalho da monitoria de língua inglesa, enriqueceram o conhecimento dos monitores, da professora orientadora e da comunidade acadêmica local, bem como aproximaram todos os envolvidos do objetivo comum de dar continuidade aos estudos da língua inglesa. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2017-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/255710.35819/linguatec.v2.n2.a2557LínguaTec; v. 2 n. 2 (2017)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2557/1714Copyright (c) 2017 Nara Nília Marques Nogueira, Gustavo Freitas Panza, Rayane Cristina Cavalcante de Menezes, Lívia Melchior Simeão Lopes, Elke Streit de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Nara Nília MarquesPanza, Gustavo FreitasMenezes, Rayane Cristina Cavalcante deLopes, Lívia Melchior Simeãode Oliveira, Elke Streit2020-07-13T13:02:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2557Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:23LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo |
title |
Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo |
spellingShingle |
Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo Nogueira, Nara Nília Marques Monitores de língua inglesa Eventos acadêmicos Aprendizado significativo |
title_short |
Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo |
title_full |
Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo |
title_fullStr |
Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo |
title_full_unstemmed |
Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo |
title_sort |
Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo |
author |
Nogueira, Nara Nília Marques |
author_facet |
Nogueira, Nara Nília Marques Panza, Gustavo Freitas Menezes, Rayane Cristina Cavalcante de Lopes, Lívia Melchior Simeão de Oliveira, Elke Streit |
author_role |
author |
author2 |
Panza, Gustavo Freitas Menezes, Rayane Cristina Cavalcante de Lopes, Lívia Melchior Simeão de Oliveira, Elke Streit |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nogueira, Nara Nília Marques Panza, Gustavo Freitas Menezes, Rayane Cristina Cavalcante de Lopes, Lívia Melchior Simeão de Oliveira, Elke Streit |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monitores de língua inglesa Eventos acadêmicos Aprendizado significativo |
topic |
Monitores de língua inglesa Eventos acadêmicos Aprendizado significativo |
description |
Esta narrativa descreve as atividades desenvolvidas por três monitores de língua inglesa do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Betim, sob a supervisão da professora orientadora. O trabalho teve duração de um ano e foi caracterizado por um rompimento de barreiras disciplinares, tentativa de solucionar questões locais, desenvolvimento da autonomia discente e busca por novos horizontes de atuação. Dentre as atividades realizadas, destacam-se três eventos: workshop sobre fanfiction, workshop sobre música americana e workshop sobre inglês para fins acadêmicos da área de química. Os eventos promovidos pela monitoria desenvolveram nos monitores sua habilidade de se comunicar oralmente em língua estrangeira e de transmitir o conhecimento aprendido, de forma lúdica, a diferentes tipos de interlocutores, além de impulsionarem os discentes da escola a estabelecerem contato com a língua inglesa dentro e fora da sala de aula. Ademais, o terceiro workshop motivou a criação de um projeto de pesquisa no Campus Betim. Essas atividades, que não eram componentes obrigatórios do trabalho da monitoria de língua inglesa, enriqueceram o conhecimento dos monitores, da professora orientadora e da comunidade acadêmica local, bem como aproximaram todos os envolvidos do objetivo comum de dar continuidade aos estudos da língua inglesa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2557 10.35819/linguatec.v2.n2.a2557 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2557 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v2.n2.a2557 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2557/1714 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 2 n. 2 (2017) 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010247364608 |