Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Nara Nília Marques
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Panza, Gustavo Freitas, Menezes, Rayane Cristina Cavalcante de, Lopes, Lívia Melchior Simeão, de Oliveira, Elke Streit
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2557
Resumo: Esta narrativa descreve as atividades desenvolvidas por três monitores de língua inglesa do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Betim, sob a supervisão da professora orientadora. O trabalho teve duração de um ano e foi caracterizado por um rompimento de barreiras disciplinares, tentativa de solucionar questões locais, desenvolvimento da autonomia discente e busca por novos horizontes de atuação. Dentre as atividades realizadas, destacam-se três eventos: workshop sobre fanfiction, workshop sobre música americana e workshop sobre inglês para fins acadêmicos da área de química. Os eventos promovidos pela monitoria desenvolveram nos monitores sua habilidade de se comunicar oralmente em língua estrangeira e de transmitir o conhecimento aprendido, de forma lúdica, a diferentes tipos de interlocutores, além de impulsionarem os discentes da escola a estabelecerem contato com a língua inglesa dentro e fora da sala de aula. Ademais, o terceiro workshop motivou a criação de um projeto de pesquisa no Campus Betim. Essas atividades, que não eram componentes obrigatórios do trabalho da monitoria de língua inglesa, enriqueceram o conhecimento dos monitores, da professora orientadora e da comunidade acadêmica local, bem como aproximaram todos os envolvidos do objetivo comum de dar continuidade aos estudos da língua inglesa. 
id IFRS-3_3436ff5ef96f59920e004d4e21ed81bd
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2557
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativoMonitores de língua inglesaEventos acadêmicosAprendizado significativoEsta narrativa descreve as atividades desenvolvidas por três monitores de língua inglesa do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Betim, sob a supervisão da professora orientadora. O trabalho teve duração de um ano e foi caracterizado por um rompimento de barreiras disciplinares, tentativa de solucionar questões locais, desenvolvimento da autonomia discente e busca por novos horizontes de atuação. Dentre as atividades realizadas, destacam-se três eventos: workshop sobre fanfiction, workshop sobre música americana e workshop sobre inglês para fins acadêmicos da área de química. Os eventos promovidos pela monitoria desenvolveram nos monitores sua habilidade de se comunicar oralmente em língua estrangeira e de transmitir o conhecimento aprendido, de forma lúdica, a diferentes tipos de interlocutores, além de impulsionarem os discentes da escola a estabelecerem contato com a língua inglesa dentro e fora da sala de aula. Ademais, o terceiro workshop motivou a criação de um projeto de pesquisa no Campus Betim. Essas atividades, que não eram componentes obrigatórios do trabalho da monitoria de língua inglesa, enriqueceram o conhecimento dos monitores, da professora orientadora e da comunidade acadêmica local, bem como aproximaram todos os envolvidos do objetivo comum de dar continuidade aos estudos da língua inglesa. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2017-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/255710.35819/linguatec.v2.n2.a2557LínguaTec; v. 2 n. 2 (2017)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2557/1714Copyright (c) 2017 Nara Nília Marques Nogueira, Gustavo Freitas Panza, Rayane Cristina Cavalcante de Menezes, Lívia Melchior Simeão Lopes, Elke Streit de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessNogueira, Nara Nília MarquesPanza, Gustavo FreitasMenezes, Rayane Cristina Cavalcante deLopes, Lívia Melchior Simeãode Oliveira, Elke Streit2020-07-13T13:02:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2557Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02:23LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo
title Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo
spellingShingle Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo
Nogueira, Nara Nília Marques
Monitores de língua inglesa
Eventos acadêmicos
Aprendizado significativo
title_short Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo
title_full Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo
title_fullStr Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo
title_full_unstemmed Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo
title_sort Eventos acadêmicos na monitoria de inglês como estratégia de aproximação e promoção de aprendizado significativo
author Nogueira, Nara Nília Marques
author_facet Nogueira, Nara Nília Marques
Panza, Gustavo Freitas
Menezes, Rayane Cristina Cavalcante de
Lopes, Lívia Melchior Simeão
de Oliveira, Elke Streit
author_role author
author2 Panza, Gustavo Freitas
Menezes, Rayane Cristina Cavalcante de
Lopes, Lívia Melchior Simeão
de Oliveira, Elke Streit
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Nara Nília Marques
Panza, Gustavo Freitas
Menezes, Rayane Cristina Cavalcante de
Lopes, Lívia Melchior Simeão
de Oliveira, Elke Streit
dc.subject.por.fl_str_mv Monitores de língua inglesa
Eventos acadêmicos
Aprendizado significativo
topic Monitores de língua inglesa
Eventos acadêmicos
Aprendizado significativo
description Esta narrativa descreve as atividades desenvolvidas por três monitores de língua inglesa do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Betim, sob a supervisão da professora orientadora. O trabalho teve duração de um ano e foi caracterizado por um rompimento de barreiras disciplinares, tentativa de solucionar questões locais, desenvolvimento da autonomia discente e busca por novos horizontes de atuação. Dentre as atividades realizadas, destacam-se três eventos: workshop sobre fanfiction, workshop sobre música americana e workshop sobre inglês para fins acadêmicos da área de química. Os eventos promovidos pela monitoria desenvolveram nos monitores sua habilidade de se comunicar oralmente em língua estrangeira e de transmitir o conhecimento aprendido, de forma lúdica, a diferentes tipos de interlocutores, além de impulsionarem os discentes da escola a estabelecerem contato com a língua inglesa dentro e fora da sala de aula. Ademais, o terceiro workshop motivou a criação de um projeto de pesquisa no Campus Betim. Essas atividades, que não eram componentes obrigatórios do trabalho da monitoria de língua inglesa, enriqueceram o conhecimento dos monitores, da professora orientadora e da comunidade acadêmica local, bem como aproximaram todos os envolvidos do objetivo comum de dar continuidade aos estudos da língua inglesa. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2557
10.35819/linguatec.v2.n2.a2557
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2557
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v2.n2.a2557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/2557/1714
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 2 n. 2 (2017)
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010247364608