Metodologias Ativas e ensino de Língua Portuguesa: uma revisão de literatura
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6529 |
Resumo: | Esta pesquisa focalizou a temática das metodologias ativas (MAs) e sua aplicação em aulas de Língua Portuguesa (LP). Teve por objetivo central identificar, a partir de uma revisão de literatura, com pesquisa em artigos de periódicos on-line, aspectos teóricos e práticos sobre as MAs, analisando suas possíveis contribuições ao ensino de LP. Quanto à metodologia deste estudo, desenvolveu-se uma pesquisa de revisão sistemática de literatura, consoante Galvão e Pereira (2014, p. 183), com um levantamento quali-quantitativo de publicações, que foram tabeladas, sintetizadas, analisadas entre si. Para isso, foram confrontados, entre outros, objetivos, contexto, metodologias e resultados de cada estudo. O corpus foi formado por textos selecionados em periódicos identificados com avaliação Qualis-Capes A1 até B3, do quadriênio 2013-2016, disponíveis na plataforma Sucupira, além da Revista LínguaTec, com avaliação B4. Esta pesquisa justifica-se principalmente porque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), instrumento orientador da educação nacional, reconhece o aluno como protagonista do seu aprendizado, de forma crítica, reflexiva e autônoma. Embora não cite as MAs como prática pedagógica mais indicada a favorecer esse processo, as concepções da BNCC estão diretamente relacionadas a essa forma de ensinar. Pesquisas como as de Moran (2018), Valente (2018) e Pinheiro et al. (2021), conceituam e apresentam as MAs com diversas possibilidades de aplicação, análises e resultados em sala de aula. Contudo, conforme o último estudo, análises relacionando as MAs à LP são escassas. Portanto, ao analisar os 24 estudos selecionados, esta pesquisa busca amenizar uma lacuna existente, contribuindo para o ensino e a aprendizagem na área. Considerando o sucesso das MAs em todas as práticas e os aspectos positivos elencados nos estudos teóricos e bibliográficos, sem ignorar os desafios - como por exemplo a falta de infraestrutura nas escolas, urge a necessidade de tornar as MAs um tema recorrente em formações iniciais e continuadas de docentes. |
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