Mobeybou: uma proposta didática a partir do uso de textos digitais multimodais e multiculturais na aprendizagem de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tedesco Selistre, Isabel Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gonçalves Caseira, Ingrid, da Rosa Pereira, Mateus, Vieira Ferri, Milena, Colombo Lopes, Juliana, Gil, Maitê, Schoenardie, Felipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5949
Resumo: Considerando o papel significativo da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, o Projeto Mobeybou - Moving Beyond Boundaries - Desenhando a aprendizagem de narrativas na era digital, da Universidade do Minho (Portugal), vem pesquisando ferramentas e materiais digitais com o propósito de promover o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e linguísticas em crianças, sob uma perspectiva multimodal e multicultural. Em parceria com esse projeto, nossa equipe de pesquisa, formada por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Letras do IFRS - Campus Osório, através da exploração do material desenvolvido pelo grupo de Portugal, elaborou propostas didáticas para atividades de leitura direcionadas às crianças do Ensino Fundamental. Com foco no ensino-aprendizagem de língua inglesa e cultura no contextoeducacional brasileiro, nossas propostas consideram as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura, partindo do aplicativo interativo Mobeybou - Brazil. Este trabalho apresenta uma narrativa de ensino que envolve a aplicação prática, em uma turma de um curso de língua inglesa para crianças, de um planejamento elaborado a partir das propostas didáticas. Essas atividades propiciaram experiências de práticas pedagógicas envolvendo tecnologia, aprendizagem de língua, narrativas e aspectos culturais, elementos significativos que podem beneficiar o estudante no desenvolvimento de suas competências narrativas, digitais, multimodais e multiculturais.
id IFRS-3_5bbf99b9971c217be2be8ad985e137ec
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/5949
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Mobeybou: uma proposta didática a partir do uso de textos digitais multimodais e multiculturais na aprendizagem de línguasConsiderando o papel significativo da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, o Projeto Mobeybou - Moving Beyond Boundaries - Desenhando a aprendizagem de narrativas na era digital, da Universidade do Minho (Portugal), vem pesquisando ferramentas e materiais digitais com o propósito de promover o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e linguísticas em crianças, sob uma perspectiva multimodal e multicultural. Em parceria com esse projeto, nossa equipe de pesquisa, formada por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Letras do IFRS - Campus Osório, através da exploração do material desenvolvido pelo grupo de Portugal, elaborou propostas didáticas para atividades de leitura direcionadas às crianças do Ensino Fundamental. Com foco no ensino-aprendizagem de língua inglesa e cultura no contextoeducacional brasileiro, nossas propostas consideram as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura, partindo do aplicativo interativo Mobeybou - Brazil. Este trabalho apresenta uma narrativa de ensino que envolve a aplicação prática, em uma turma de um curso de língua inglesa para crianças, de um planejamento elaborado a partir das propostas didáticas. Essas atividades propiciaram experiências de práticas pedagógicas envolvendo tecnologia, aprendizagem de língua, narrativas e aspectos culturais, elementos significativos que podem beneficiar o estudante no desenvolvimento de suas competências narrativas, digitais, multimodais e multiculturais. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2022-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/594910.35819/linguatec.v7.n1.5949LínguaTec; v. 7 n. 1 (2022); 332-3472525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5949/3121Copyright (c) 2022 Isabel Cristina Tedesco Selistre, Ingrid Gonçalves Caseira, Mateus da Rosa Pereira, Milena Vieira Ferri, Juliana Colombo Lopes, Maitê Gil, Felipe Schoenardiehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTedesco Selistre, Isabel CristinaGonçalves Caseira, Ingridda Rosa Pereira, Mateus Vieira Ferri, MilenaColombo Lopes, JulianaGil, MaitêSchoenardie, Felipe2022-06-23T18:38:49Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/5949Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2022-06-23T18:38:49LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mobeybou: uma proposta didática a partir do uso de textos digitais multimodais e multiculturais na aprendizagem de línguas
title Mobeybou: uma proposta didática a partir do uso de textos digitais multimodais e multiculturais na aprendizagem de línguas
spellingShingle Mobeybou: uma proposta didática a partir do uso de textos digitais multimodais e multiculturais na aprendizagem de línguas
Tedesco Selistre, Isabel Cristina
title_short Mobeybou: uma proposta didática a partir do uso de textos digitais multimodais e multiculturais na aprendizagem de línguas
title_full Mobeybou: uma proposta didática a partir do uso de textos digitais multimodais e multiculturais na aprendizagem de línguas
title_fullStr Mobeybou: uma proposta didática a partir do uso de textos digitais multimodais e multiculturais na aprendizagem de línguas
title_full_unstemmed Mobeybou: uma proposta didática a partir do uso de textos digitais multimodais e multiculturais na aprendizagem de línguas
title_sort Mobeybou: uma proposta didática a partir do uso de textos digitais multimodais e multiculturais na aprendizagem de línguas
author Tedesco Selistre, Isabel Cristina
author_facet Tedesco Selistre, Isabel Cristina
Gonçalves Caseira, Ingrid
da Rosa Pereira, Mateus
Vieira Ferri, Milena
Colombo Lopes, Juliana
Gil, Maitê
Schoenardie, Felipe
author_role author
author2 Gonçalves Caseira, Ingrid
da Rosa Pereira, Mateus
Vieira Ferri, Milena
Colombo Lopes, Juliana
Gil, Maitê
Schoenardie, Felipe
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tedesco Selistre, Isabel Cristina
Gonçalves Caseira, Ingrid
da Rosa Pereira, Mateus
Vieira Ferri, Milena
Colombo Lopes, Juliana
Gil, Maitê
Schoenardie, Felipe
description Considerando o papel significativo da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, o Projeto Mobeybou - Moving Beyond Boundaries - Desenhando a aprendizagem de narrativas na era digital, da Universidade do Minho (Portugal), vem pesquisando ferramentas e materiais digitais com o propósito de promover o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e linguísticas em crianças, sob uma perspectiva multimodal e multicultural. Em parceria com esse projeto, nossa equipe de pesquisa, formada por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Letras do IFRS - Campus Osório, através da exploração do material desenvolvido pelo grupo de Portugal, elaborou propostas didáticas para atividades de leitura direcionadas às crianças do Ensino Fundamental. Com foco no ensino-aprendizagem de língua inglesa e cultura no contextoeducacional brasileiro, nossas propostas consideram as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura, partindo do aplicativo interativo Mobeybou - Brazil. Este trabalho apresenta uma narrativa de ensino que envolve a aplicação prática, em uma turma de um curso de língua inglesa para crianças, de um planejamento elaborado a partir das propostas didáticas. Essas atividades propiciaram experiências de práticas pedagógicas envolvendo tecnologia, aprendizagem de língua, narrativas e aspectos culturais, elementos significativos que podem beneficiar o estudante no desenvolvimento de suas competências narrativas, digitais, multimodais e multiculturais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5949
10.35819/linguatec.v7.n1.5949
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5949
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v7.n1.5949
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5949/3121
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 7 n. 1 (2022); 332-347
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1798042322607276032