Criação de sinais para facilitar o ensino e aprendizagem de surdos em ciência e biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniela Copetti
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Schernn, Cátia Roberta de Souza, Santos da Rosa, Juliane Oberoffer, Lopes, Josiane Fiss, Machado, Fabiani Machado, Lunardi, Larissa Lunardi, Knob, Juliane Ditz, Fauth, Maira Ilisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3435
Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve como propósito mostrar a necessidade da criação de novos sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os termos utilizados no ensino de Ciências e Biologia e, assim, proporcionar de fato um ensino pautado em práticas bilíngues para Surdos. Inicialmente buscou-se ter conhecimento dos sinais existentes na área através de uma pesquisa em sites da web, conversa com alunos surdos e intérpretes.  A partir disso realizou-se um levantamento de todos os termos específicos de Biologia, e desenvolveu-se um guia de bolso com um sinalario, o qual estará disponível futuramente no formato de aplicativo de celular, intitulado “BioHand Talk”. Como resultado observou-se que somente com a interação entre aluno surdo, intérprete e professor, e também com o conhecimento dos parâmetros para criação de sinais é possível desenvolver novos sinais. Estes sinais criados somente podem se tornar oficiais e definitivos da língua se houver a aprovação da comunidade surda. Desta forma, a fim de exemplificar, são utilizados a palavra, seu conceito, a imagem representativa do termo e o sinal criado ou existente. Conclui-se que a criação e elaboração de novos sinais em Libras poderão contribuir no ensino e aprendizagem de alunos surdos nos conteúdos de Ciências e Biologia, facilitando o acesso através da ferramenta tecnológica.
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spelling Criação de sinais para facilitar o ensino e aprendizagem de surdos em ciência e biologiaEnsino de CiênciasAmbienteSaúde.Resumo: Esta pesquisa teve como propósito mostrar a necessidade da criação de novos sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os termos utilizados no ensino de Ciências e Biologia e, assim, proporcionar de fato um ensino pautado em práticas bilíngues para Surdos. Inicialmente buscou-se ter conhecimento dos sinais existentes na área através de uma pesquisa em sites da web, conversa com alunos surdos e intérpretes.  A partir disso realizou-se um levantamento de todos os termos específicos de Biologia, e desenvolveu-se um guia de bolso com um sinalario, o qual estará disponível futuramente no formato de aplicativo de celular, intitulado “BioHand Talk”. Como resultado observou-se que somente com a interação entre aluno surdo, intérprete e professor, e também com o conhecimento dos parâmetros para criação de sinais é possível desenvolver novos sinais. Estes sinais criados somente podem se tornar oficiais e definitivos da língua se houver a aprovação da comunidade surda. Desta forma, a fim de exemplificar, são utilizados a palavra, seu conceito, a imagem representativa do termo e o sinal criado ou existente. Conclui-se que a criação e elaboração de novos sinais em Libras poderão contribuir no ensino e aprendizagem de alunos surdos nos conteúdos de Ciências e Biologia, facilitando o acesso através da ferramenta tecnológica.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/343510.35819/linguatec.v4.n1.a3435LínguaTec; v. 4 n. 1 (2019)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3435/2262Copyright (c) 2019 Daniela Copetti Santos, Cátia Roberta de Souza Schernn, Juliane Oberoffer Santos da Rosa, Josiane Fiss Lopes, Fabiani Machado Machado, Larissa Lunardi Lunardi, Juliane Ditz Knob, Maira Ilisa Fauthinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Daniela CopettiSchernn, Cátia Roberta de SouzaSantos da Rosa, Juliane OberofferLopes, Josiane FissMachado, Fabiani MachadoLunardi, Larissa LunardiKnob, Juliane DitzFauth, Maira Ilisa2020-07-13T13:02:00Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3435Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:02LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
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