A instrumentalização no ensino de ciências como estratégia metodológica facilitadora de aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Firmino Inácio de.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7489
Resumo: Ensinar ciências, na atualidade, constitui-se em um desafio na educação básica, especificamente, no ensino fundamental. A maneira de ensinar e de aprender ciências é um dilema encontrado na maioria das escolas. O modelo tradicional de ensino, ainda utilizado nas instituições educativas, contribui para manter a educação descontextualizada e fragmentada quanto à abordagem dos conteúdos disciplinares. O objetivo desta pesquisa foi compreender a instrumentalização como uma estratégia metodológica, facilitadora da aprendizagem. A pesquisa se orientou pela abordagem qualitativa cuja estratégia se pautou na pesquisa bibliográfica, exploratória e participante. Envolveu duas turmas de Ciências no ensino fundamental de uma escola municipal no Estado da Paraíba. O percurso metodológico ocorreu em fases distintas e inter-relacionadas: fizemos um levantamento bibliográfico junto a periódicos da CAPES, publicados entre os anos de 2000 a 2014, nos quais investigamos as concepções acerca do ensino de ciências; em seguida, no espaço escolar, estudamos aspectos pedagógicos e de infraestrutura escolar, bem como, as demandas à instrumentalização do ensino de ciências. Organizamos um plano didático pedagógico de intervenção com oficinas temáticas mediadas por modalidades diversificadas durante seis aulas. Os resultados mostraram que a instrumentação do Ensino de Ciências facilita a aprendizagem, uma vez que desenvolve a curiosidade e promove a participação dos alunos nas aulas, permitindo um estudo contextualizado do conhecimento científico. Entendemos que as limitações e fragilidades do ensino podem ser superadas pela dinamização das aulas. Ao mesmo tempo impõe aos docentes de Ciências a responsabilidade de inovar suas aulas, buscando metodologias atrativas e eficientes para, assim, contribuir para construção de aprendizagem efetiva.
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Envolveu duas turmas de Ciências no ensino fundamental de uma escola municipal no Estado da Paraíba. O percurso metodológico ocorreu em fases distintas e inter-relacionadas: fizemos um levantamento bibliográfico junto a periódicos da CAPES, publicados entre os anos de 2000 a 2014, nos quais investigamos as concepções acerca do ensino de ciências; em seguida, no espaço escolar, estudamos aspectos pedagógicos e de infraestrutura escolar, bem como, as demandas à instrumentalização do ensino de ciências. Organizamos um plano didático pedagógico de intervenção com oficinas temáticas mediadas por modalidades diversificadas durante seis aulas. Os resultados mostraram que a instrumentação do Ensino de Ciências facilita a aprendizagem, uma vez que desenvolve a curiosidade e promove a participação dos alunos nas aulas, permitindo um estudo contextualizado do conhecimento científico. Entendemos que as limitações e fragilidades do ensino podem ser superadas pela dinamização das aulas. Ao mesmo tempo impõe aos docentes de Ciências a responsabilidade de inovar suas aulas, buscando metodologias atrativas e eficientes para, assim, contribuir para construção de aprendizagem efetiva.Teaching science nowadays constitutes a challenge regarding basic education, specifically in the elementary teaching. The way to teach as well as to learn science is the dilemma found in most schools. The traditional model of teaching, still used in the educational institutions, contributes to maintaining education decontextualized and fragmented as to the approach of the subject contents. The aim of this piece of research was to understand the instrumentation as a facilitating methodological strategy of learning. The research was guided by the qualitative approach whose strategy was based on the bibliographical, exploratory and participative research. It involved two science groups of the elementary teaching of a municipal school in the state of Paraíba. The methodological route occurred in two distinct and interrelated phases: a bibliographical survey was carried out in the CAPES journals, published between 2000 and 2014, in which the conceptions about science teaching were investigated; afterwards, in the school environment, pedagogical and school infrastructural aspects as well as the demands to instrumentation of science teaching were studied. A didactical and pedagogical plan of intervention was organized with thematic workshops mediated by diversified modalities during six classes. The results showed that the instrumentation of science teaching facilitates learning, once it boosts the curiosity and promotes the students´ participation in the classes, enabling a contextualized study of scientific knowledge. Teaching constraints and fragilities can be overcome by making the classes dynamic. At the same time, they impose the science teachers the responsibility of innovating their classes, seeking thus attractive and efficient methodologies for contributing to an effective learning construction.Submitted by Luciana Lima (lurinhopb@hotmail.com) on 2019-09-30T12:27:00Z No. of bitstreams: 1 FIRMINO INÁCIO DE SOUZA. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2015.pdf: 1769462 bytes, checksum: a13b9386b60bdab4288ea2e41ec115d8 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-30T12:27:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FIRMINO INÁCIO DE SOUZA. TCC. LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. 2015.pdf: 1769462 bytes, checksum: a13b9386b60bdab4288ea2e41ec115d8 (MD5) Previous issue date: 2015-11-24Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Formação de Professores - CFPCiências Biológicas.Ciência - estudo e ensinoAprendizagemInstrumentalização metodológica - ensino de ciênciasScience - study and teachingLearningMethodological Instrumentation - Science EducationA instrumentalização no ensino de ciências como estratégia metodológica facilitadora de aprendizagem.The instrumentalization in science teaching as a methodological strategy that facilitates learning.2015-11-242019-09-30T12:27:00Z2019-09-302019-09-30T12:27:00Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7489SOUZA, Firmino Inácio de. A instrumentalização no ensino de ciências como estratégia metodológica facilitadora de aprendizagem. 2015. 139f. 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