Ensino de Ciências e Biologia para estudantes surdos: dificuldades e possibilidades nas percepções de professores e de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Daniela Souza
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Duarte, Ana Cristina S., Silva, Ione Barbosa de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4438
Resumo: O artigo analisa experiências com o ensino de Ciências e Biologia para alunos surdos em escolas públicas na cidade de Jequié-BA, considerando a perspectiva de professores e intérpretes de Libras. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, desenvolvida em três escolas públicas do referido município (E1, E2 e E3) selecionadas por atenderem alunos surdos matriculados. Esses alunos cursaram as disciplinas de Ciências ou Biologia com o acompanhamento do Intérprete Educacional durante as aulas. Participaram da pesquisa três professores de Ciências (PC1, PC2 e PC3), dois professores de Biologia (PB4 e PB5) e cinco Intérpretes Educacionais (IE1, IE2, IE3, IE4 e IE5); todos esses profissionais atuaram juntos durante o período letivo de 2017. Os resultados apontam como principais dificuldades a falta de formação dos professores, dificuldades dos intérpretes com os conteúdos específicos, e a falta de comunicação entre os professores e intérpretes. Como possibilidades para uma melhor educação dos estudantes surdos apontamos o oferecimento de cursos de Libras para os professores no momento das Atividades Complementares, maior interlocução entre o professor da classe e o intérprete, e uso de metodologias e de recursos tecnológicos mais adequados.  
id UESB-8_7d1a0f43552d75f89339ded7bc97cc18
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4438
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling Ensino de Ciências e Biologia para estudantes surdos: dificuldades e possibilidades nas percepções de professores e de intérpretes de Língua Brasileira de SinaisEducação de Surdos; Docentes; Intérpretes; Ensino de Ciências.O artigo analisa experiências com o ensino de Ciências e Biologia para alunos surdos em escolas públicas na cidade de Jequié-BA, considerando a perspectiva de professores e intérpretes de Libras. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, desenvolvida em três escolas públicas do referido município (E1, E2 e E3) selecionadas por atenderem alunos surdos matriculados. Esses alunos cursaram as disciplinas de Ciências ou Biologia com o acompanhamento do Intérprete Educacional durante as aulas. Participaram da pesquisa três professores de Ciências (PC1, PC2 e PC3), dois professores de Biologia (PB4 e PB5) e cinco Intérpretes Educacionais (IE1, IE2, IE3, IE4 e IE5); todos esses profissionais atuaram juntos durante o período letivo de 2017. Os resultados apontam como principais dificuldades a falta de formação dos professores, dificuldades dos intérpretes com os conteúdos específicos, e a falta de comunicação entre os professores e intérpretes. Como possibilidades para uma melhor educação dos estudantes surdos apontamos o oferecimento de cursos de Libras para os professores no momento das Atividades Complementares, maior interlocução entre o professor da classe e o intérprete, e uso de metodologias e de recursos tecnológicos mais adequados.  Edições UESB2018-11-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/443810.22481/rid-uesb.v3i1.4438Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 1 (2018): v. 3, n. 1, (2018): (jan./jun., 2018)2525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4438/3526Santos, Daniela SouzaDuarte, Ana Cristina S.Silva, Ione Barbosa de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:50:08Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/4438Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:50:08Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Biologia para estudantes surdos: dificuldades e possibilidades nas percepções de professores e de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais
title Ensino de Ciências e Biologia para estudantes surdos: dificuldades e possibilidades nas percepções de professores e de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais
spellingShingle Ensino de Ciências e Biologia para estudantes surdos: dificuldades e possibilidades nas percepções de professores e de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais
Santos, Daniela Souza
Educação de Surdos; Docentes; Intérpretes; Ensino de Ciências.
title_short Ensino de Ciências e Biologia para estudantes surdos: dificuldades e possibilidades nas percepções de professores e de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais
title_full Ensino de Ciências e Biologia para estudantes surdos: dificuldades e possibilidades nas percepções de professores e de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais
title_fullStr Ensino de Ciências e Biologia para estudantes surdos: dificuldades e possibilidades nas percepções de professores e de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais
title_full_unstemmed Ensino de Ciências e Biologia para estudantes surdos: dificuldades e possibilidades nas percepções de professores e de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais
title_sort Ensino de Ciências e Biologia para estudantes surdos: dificuldades e possibilidades nas percepções de professores e de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais
author Santos, Daniela Souza
author_facet Santos, Daniela Souza
Duarte, Ana Cristina S.
Silva, Ione Barbosa de Oliveira
author_role author
author2 Duarte, Ana Cristina S.
Silva, Ione Barbosa de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Daniela Souza
Duarte, Ana Cristina S.
Silva, Ione Barbosa de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Surdos; Docentes; Intérpretes; Ensino de Ciências.
topic Educação de Surdos; Docentes; Intérpretes; Ensino de Ciências.
description O artigo analisa experiências com o ensino de Ciências e Biologia para alunos surdos em escolas públicas na cidade de Jequié-BA, considerando a perspectiva de professores e intérpretes de Libras. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa, desenvolvida em três escolas públicas do referido município (E1, E2 e E3) selecionadas por atenderem alunos surdos matriculados. Esses alunos cursaram as disciplinas de Ciências ou Biologia com o acompanhamento do Intérprete Educacional durante as aulas. Participaram da pesquisa três professores de Ciências (PC1, PC2 e PC3), dois professores de Biologia (PB4 e PB5) e cinco Intérpretes Educacionais (IE1, IE2, IE3, IE4 e IE5); todos esses profissionais atuaram juntos durante o período letivo de 2017. Os resultados apontam como principais dificuldades a falta de formação dos professores, dificuldades dos intérpretes com os conteúdos específicos, e a falta de comunicação entre os professores e intérpretes. Como possibilidades para uma melhor educação dos estudantes surdos apontamos o oferecimento de cursos de Libras para os professores no momento das Atividades Complementares, maior interlocução entre o professor da classe e o intérprete, e uso de metodologias e de recursos tecnológicos mais adequados.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4438
10.22481/rid-uesb.v3i1.4438
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4438
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v3i1.4438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/4438/3526
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 3 n. 1 (2018): v. 3, n. 1, (2018): (jan./jun., 2018)
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187209490432