A utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Signor de Souza, Daiane
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bender de Sousa, Lucilene
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4892
Resumo:  Os recursos tecnológicos vêm provocando importantes mudanças na educação e adquirindo cada vez mais espaço em sala de aula. Diante dessas transformações, este artigo tem o objetivo de investigar como os recursos tecnológicos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua adicional através da pesquisa bibliográfica. Os inúmeros sites e aplicativos encontrados podem ser usados para desenvolver habilidades comunicativas específicas ou para o trabalho com a língua de forma integral. No entanto, para que haja um melhor aproveitamento desses recursos, é imprescindível que o professor se coloque na posição de mediador, conheça e use essas ferramentas, bem como incentive a autonomia dos seus alunos de forma que possam complementar o ensino com as atividades on-line fora da sala de aula. Nesse contexto, o professor exerce papel fundamental, guiando os alunos na aprendizagem da língua e na exploração de ferramentas tecnológicas que oportunizam a eles maior autonomia e responsabilidade na construção do conhecimento.
id IFRS-3_7dfb3e39f6379e4054e12ecfc348085e
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/4892
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling A utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de língua inglesa Os recursos tecnológicos vêm provocando importantes mudanças na educação e adquirindo cada vez mais espaço em sala de aula. Diante dessas transformações, este artigo tem o objetivo de investigar como os recursos tecnológicos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua adicional através da pesquisa bibliográfica. Os inúmeros sites e aplicativos encontrados podem ser usados para desenvolver habilidades comunicativas específicas ou para o trabalho com a língua de forma integral. No entanto, para que haja um melhor aproveitamento desses recursos, é imprescindível que o professor se coloque na posição de mediador, conheça e use essas ferramentas, bem como incentive a autonomia dos seus alunos de forma que possam complementar o ensino com as atividades on-line fora da sala de aula. Nesse contexto, o professor exerce papel fundamental, guiando os alunos na aprendizagem da língua e na exploração de ferramentas tecnológicas que oportunizam a eles maior autonomia e responsabilidade na construção do conhecimento. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/489210.35819/linguatec.v6.n1.4892LínguaTec; v. 6 n. 1 (2021); 16-332525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4892/2872Copyright (c) 2021 Daiane Signor de Souza, Lucilene Bender de Sousahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSignor de Souza, DaianeBender de Sousa, Lucilene2021-06-17T16:42:23Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/4892Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2021-06-17T16:42:23LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de língua inglesa
title A utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de língua inglesa
spellingShingle A utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de língua inglesa
Signor de Souza, Daiane
title_short A utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de língua inglesa
title_full A utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de língua inglesa
title_fullStr A utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de língua inglesa
title_full_unstemmed A utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de língua inglesa
title_sort A utilização dos recursos tecnológicos no ensino e aprendizagem de língua inglesa
author Signor de Souza, Daiane
author_facet Signor de Souza, Daiane
Bender de Sousa, Lucilene
author_role author
author2 Bender de Sousa, Lucilene
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Signor de Souza, Daiane
Bender de Sousa, Lucilene
description  Os recursos tecnológicos vêm provocando importantes mudanças na educação e adquirindo cada vez mais espaço em sala de aula. Diante dessas transformações, este artigo tem o objetivo de investigar como os recursos tecnológicos podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de inglês como língua adicional através da pesquisa bibliográfica. Os inúmeros sites e aplicativos encontrados podem ser usados para desenvolver habilidades comunicativas específicas ou para o trabalho com a língua de forma integral. No entanto, para que haja um melhor aproveitamento desses recursos, é imprescindível que o professor se coloque na posição de mediador, conheça e use essas ferramentas, bem como incentive a autonomia dos seus alunos de forma que possam complementar o ensino com as atividades on-line fora da sala de aula. Nesse contexto, o professor exerce papel fundamental, guiando os alunos na aprendizagem da língua e na exploração de ferramentas tecnológicas que oportunizam a eles maior autonomia e responsabilidade na construção do conhecimento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4892
10.35819/linguatec.v6.n1.4892
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4892
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v6.n1.4892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4892/2872
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Daiane Signor de Souza, Lucilene Bender de Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Daiane Signor de Souza, Lucilene Bender de Sousa
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 6 n. 1 (2021); 16-33
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1798042322416435200