O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Gonçalves, Isanete Maria de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Juliano, Joice Maria Maltauro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
Texto Completo: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4830
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a utilização de recursos tecnológicos no contexto educacional, com ênfase no uso desses no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Para isso, foi proposto um questionário, o qual foi aplicado em uma turma de 9º Ano, do período matutino, de um colégio estadual que oferta o Ensino Fundamental e Médio, da cidade de Cianorte. Para embasar a análise dos dados foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, a fim de, com base em estudos de alguns pesquisadores, verificar como o uso das tecnologias digitais podem favorecer o aprendizado de Língua Inglesa, em sala de aula regular, uma vez que tal utilização contribui para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e desafiadoras, o que corrobora na formação do indivíduo crítico, autônomo e participativo, dentro de um mundo globalizado. 
id UTFPR-8_5e7505cb55bd30cae2f8ac4f36866315
oai_identifier_str oai:periodicos.utfpr:article/4830
network_acronym_str UTFPR-8
network_name_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository_id_str
spelling O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesaEducação Métodos e Técnicas de EnsinoAvanços tecnológicos; prática docente; aquisição de idiomaEste artigo tem por objetivo apresentar e discutir a utilização de recursos tecnológicos no contexto educacional, com ênfase no uso desses no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Para isso, foi proposto um questionário, o qual foi aplicado em uma turma de 9º Ano, do período matutino, de um colégio estadual que oferta o Ensino Fundamental e Médio, da cidade de Cianorte. Para embasar a análise dos dados foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, a fim de, com base em estudos de alguns pesquisadores, verificar como o uso das tecnologias digitais podem favorecer o aprendizado de Língua Inglesa, em sala de aula regular, uma vez que tal utilização contribui para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e desafiadoras, o que corrobora na formação do indivíduo crítico, autônomo e participativo, dentro de um mundo globalizado.  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)Souza Gonçalves, Isanete Maria deJuliano, Joice Maria Maltauro2017-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-483010.3895/recit.v8.n19.4830Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)2175-184610.3895/recit.v8.n19reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologiainstname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)instacron:UTFPRporhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4830/pdfDireitos autorais 2017 CC-BY-NChttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-14T22:44:52Zoai:periodicos.utfpr:article/4830Revistahttp://www.md.utfpr.edu.br/revista/PUBhttps://periodicos.utfpr.edu.br/recit/oai||erevista-md@utfpr.edu.br2175-18462175-1846opendoar:2024-04-14T22:44:52Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa
title O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa
spellingShingle O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa
Souza Gonçalves, Isanete Maria de
Educação Métodos e Técnicas de Ensino
Avanços tecnológicos; prática docente; aquisição de idioma
title_short O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa
title_full O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa
title_fullStr O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa
title_full_unstemmed O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa
title_sort O uso das tecnologias como recurso facilitador do processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa
author Souza Gonçalves, Isanete Maria de
author_facet Souza Gonçalves, Isanete Maria de
Juliano, Joice Maria Maltauro
author_role author
author2 Juliano, Joice Maria Maltauro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Gonçalves, Isanete Maria de
Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Métodos e Técnicas de Ensino
Avanços tecnológicos; prática docente; aquisição de idioma
topic Educação Métodos e Técnicas de Ensino
Avanços tecnológicos; prática docente; aquisição de idioma
description Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir a utilização de recursos tecnológicos no contexto educacional, com ênfase no uso desses no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa. Para isso, foi proposto um questionário, o qual foi aplicado em uma turma de 9º Ano, do período matutino, de um colégio estadual que oferta o Ensino Fundamental e Médio, da cidade de Cianorte. Para embasar a análise dos dados foi utilizada a metodologia de pesquisa bibliográfica, a fim de, com base em estudos de alguns pesquisadores, verificar como o uso das tecnologias digitais podem favorecer o aprendizado de Língua Inglesa, em sala de aula regular, uma vez que tal utilização contribui para o desenvolvimento de aulas mais dinâmicas e desafiadoras, o que corrobora na formação do indivíduo crítico, autônomo e participativo, dentro de um mundo globalizado. 
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4830
10.3895/recit.v8.n19.4830
url https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4830
identifier_str_mv 10.3895/recit.v8.n19.4830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-4830/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 CC-BY-NC
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
dc.source.none.fl_str_mv Technology and Innovation Scientific Electronic Journal; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia; v. 8, n. 19 (2017)
Revista Electrónica de Ciencia e Innovación Tecnológico; v. 8, n. 19 (2017)
2175-1846
10.3895/recit.v8.n19
reponame:Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
instname:Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron:UTFPR
instname_str Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
instacron_str UTFPR
institution UTFPR
reponame_str Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
collection Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
repository.mail.fl_str_mv ||erevista-md@utfpr.edu.br
_version_ 1809284252357885952