A gamificação e o uso de aplicativos no ensino de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Francisco Bruno Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3900
Resumo: A gamificação, para Kapp (2012),  consiste no uso de jogos e novas tecnologias em diferentes possibilidades e contextos. No contexto educacional, pode-se encontrar diversos exemplos de práticas onde a gamificação é utilizada com o intuito de facilitar o entendimento e proporcionar benefícios aos alunos em sala de aula. Este artigo trata do uso do conceito de gamificação no ensino de literatura através do uso do uso de aplicativos educacionais. O objetivo desta produção acadêmica é é analisar o uso de jogos  e softwares como prática de ensino de Literatura e entender como a gamificação afeta a motivação, Para alcançar o objetivo acima citado, serão usados os pressupostos teóricos Kapp (2012) sobre gamificação e de Guthrie (2001) sobre motivação nas aulas de Literatura. A partir do referencial teórico, serão descritos dois aplicativos, Storymax e Inventeca, ressaltando-os como possibilidades pedagógicas de gamificar o ensino de Literatura.   
id IFRS-3_824925e57cbebe08c03d56dc82b925ba
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3900
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling A gamificação e o uso de aplicativos no ensino de literaturaA gamificação, para Kapp (2012),  consiste no uso de jogos e novas tecnologias em diferentes possibilidades e contextos. No contexto educacional, pode-se encontrar diversos exemplos de práticas onde a gamificação é utilizada com o intuito de facilitar o entendimento e proporcionar benefícios aos alunos em sala de aula. Este artigo trata do uso do conceito de gamificação no ensino de literatura através do uso do uso de aplicativos educacionais. O objetivo desta produção acadêmica é é analisar o uso de jogos  e softwares como prática de ensino de Literatura e entender como a gamificação afeta a motivação, Para alcançar o objetivo acima citado, serão usados os pressupostos teóricos Kapp (2012) sobre gamificação e de Guthrie (2001) sobre motivação nas aulas de Literatura. A partir do referencial teórico, serão descritos dois aplicativos, Storymax e Inventeca, ressaltando-os como possibilidades pedagógicas de gamificar o ensino de Literatura.   Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-05-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/390010.35819/linguatec.v5.n1.3900LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 25-362525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3900/2620Copyright (c) 2020 Francisco Bruno Rodrigues Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Francisco Bruno Rodrigues2020-07-13T13:01:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3900Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:28LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv A gamificação e o uso de aplicativos no ensino de literatura
title A gamificação e o uso de aplicativos no ensino de literatura
spellingShingle A gamificação e o uso de aplicativos no ensino de literatura
Silveira, Francisco Bruno Rodrigues
title_short A gamificação e o uso de aplicativos no ensino de literatura
title_full A gamificação e o uso de aplicativos no ensino de literatura
title_fullStr A gamificação e o uso de aplicativos no ensino de literatura
title_full_unstemmed A gamificação e o uso de aplicativos no ensino de literatura
title_sort A gamificação e o uso de aplicativos no ensino de literatura
author Silveira, Francisco Bruno Rodrigues
author_facet Silveira, Francisco Bruno Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Francisco Bruno Rodrigues
description A gamificação, para Kapp (2012),  consiste no uso de jogos e novas tecnologias em diferentes possibilidades e contextos. No contexto educacional, pode-se encontrar diversos exemplos de práticas onde a gamificação é utilizada com o intuito de facilitar o entendimento e proporcionar benefícios aos alunos em sala de aula. Este artigo trata do uso do conceito de gamificação no ensino de literatura através do uso do uso de aplicativos educacionais. O objetivo desta produção acadêmica é é analisar o uso de jogos  e softwares como prática de ensino de Literatura e entender como a gamificação afeta a motivação, Para alcançar o objetivo acima citado, serão usados os pressupostos teóricos Kapp (2012) sobre gamificação e de Guthrie (2001) sobre motivação nas aulas de Literatura. A partir do referencial teórico, serão descritos dois aplicativos, Storymax e Inventeca, ressaltando-os como possibilidades pedagógicas de gamificar o ensino de Literatura.   
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3900
10.35819/linguatec.v5.n1.3900
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3900
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v5.n1.3900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3900/2620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Francisco Bruno Rodrigues Silveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Francisco Bruno Rodrigues Silveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 5 n. 1 (2020); 25-36
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010366902272