O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Francisco Bruno Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3573
Resumo: Os alunos de cursos livres e disciplinas voltados para o ensino de línguas estrangeiras podem apresentar níveis diferentes de conhecimento linguístico do idioma estudado. Esta característica chamada de sala de aula multinível, comum nas práticas pedagógicas de idiomas, deve ser cada vez mais foco de produções científicas com o intuito de pensarmos em estratégias de ensino voltadas para a realidade multinível dos discentes. Esta narrativa irá descrever algumas estratégias pedagógicas usadas na disciplina extracurricular Práticas Escritas em Línguas Inglesa ministrada no semestre 2019.1 no IFCE campus Crateús. Por ser uma disciplina extracurricular, os alunos que cursaram esta disciplina eram discentes de diferentes cursos de graduação e apresentavam níveis linguísticos bem heterogêneos na língua inglesa. Serão detalhadas algumas das atividades que foram aplicadas com os cursistas da referida disciplina bem como o processo de aprendizagem dos conteúdos ministrado nestas atividades. Serão utilizadas principalmente as concepções teóricas de Fonseca (2009), Ellis (2003) e Willis (1996) sobre o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas e o Ensino Multinível. A presente narrativa visa contribuir para um aprimoramento das práticas do ensino de línguas estrangeiras, especialmente a língua inglesa, nos Institutos Federais e em outas instituições do Brasil.
id IFRS-3_8652ac17a2cffb276163e0458e3ffcd3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3573
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus CrateúsOs alunos de cursos livres e disciplinas voltados para o ensino de línguas estrangeiras podem apresentar níveis diferentes de conhecimento linguístico do idioma estudado. Esta característica chamada de sala de aula multinível, comum nas práticas pedagógicas de idiomas, deve ser cada vez mais foco de produções científicas com o intuito de pensarmos em estratégias de ensino voltadas para a realidade multinível dos discentes. Esta narrativa irá descrever algumas estratégias pedagógicas usadas na disciplina extracurricular Práticas Escritas em Línguas Inglesa ministrada no semestre 2019.1 no IFCE campus Crateús. Por ser uma disciplina extracurricular, os alunos que cursaram esta disciplina eram discentes de diferentes cursos de graduação e apresentavam níveis linguísticos bem heterogêneos na língua inglesa. Serão detalhadas algumas das atividades que foram aplicadas com os cursistas da referida disciplina bem como o processo de aprendizagem dos conteúdos ministrado nestas atividades. Serão utilizadas principalmente as concepções teóricas de Fonseca (2009), Ellis (2003) e Willis (1996) sobre o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas e o Ensino Multinível. A presente narrativa visa contribuir para um aprimoramento das práticas do ensino de línguas estrangeiras, especialmente a língua inglesa, nos Institutos Federais e em outas instituições do Brasil.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/357310.35819/linguatec.v4.n2.a3573LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 208-2182525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3573/2513Copyright (c) 2019 Francisco Bruno Rodrigues Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Francisco Bruno Rodrigues2020-07-13T13:01:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3573Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:46LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús
title O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús
spellingShingle O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús
Silveira, Francisco Bruno Rodrigues
title_short O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús
title_full O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús
title_fullStr O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús
title_full_unstemmed O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús
title_sort O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús
author Silveira, Francisco Bruno Rodrigues
author_facet Silveira, Francisco Bruno Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Francisco Bruno Rodrigues
description Os alunos de cursos livres e disciplinas voltados para o ensino de línguas estrangeiras podem apresentar níveis diferentes de conhecimento linguístico do idioma estudado. Esta característica chamada de sala de aula multinível, comum nas práticas pedagógicas de idiomas, deve ser cada vez mais foco de produções científicas com o intuito de pensarmos em estratégias de ensino voltadas para a realidade multinível dos discentes. Esta narrativa irá descrever algumas estratégias pedagógicas usadas na disciplina extracurricular Práticas Escritas em Línguas Inglesa ministrada no semestre 2019.1 no IFCE campus Crateús. Por ser uma disciplina extracurricular, os alunos que cursaram esta disciplina eram discentes de diferentes cursos de graduação e apresentavam níveis linguísticos bem heterogêneos na língua inglesa. Serão detalhadas algumas das atividades que foram aplicadas com os cursistas da referida disciplina bem como o processo de aprendizagem dos conteúdos ministrado nestas atividades. Serão utilizadas principalmente as concepções teóricas de Fonseca (2009), Ellis (2003) e Willis (1996) sobre o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas e o Ensino Multinível. A presente narrativa visa contribuir para um aprimoramento das práticas do ensino de línguas estrangeiras, especialmente a língua inglesa, nos Institutos Federais e em outas instituições do Brasil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3573
10.35819/linguatec.v4.n2.a3573
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3573
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v4.n2.a3573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3573/2513
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Francisco Bruno Rodrigues Silveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Francisco Bruno Rodrigues Silveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 208-218
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010343833600