O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3573 |
Resumo: | Os alunos de cursos livres e disciplinas voltados para o ensino de línguas estrangeiras podem apresentar níveis diferentes de conhecimento linguístico do idioma estudado. Esta característica chamada de sala de aula multinível, comum nas práticas pedagógicas de idiomas, deve ser cada vez mais foco de produções científicas com o intuito de pensarmos em estratégias de ensino voltadas para a realidade multinível dos discentes. Esta narrativa irá descrever algumas estratégias pedagógicas usadas na disciplina extracurricular Práticas Escritas em Línguas Inglesa ministrada no semestre 2019.1 no IFCE campus Crateús. Por ser uma disciplina extracurricular, os alunos que cursaram esta disciplina eram discentes de diferentes cursos de graduação e apresentavam níveis linguísticos bem heterogêneos na língua inglesa. Serão detalhadas algumas das atividades que foram aplicadas com os cursistas da referida disciplina bem como o processo de aprendizagem dos conteúdos ministrado nestas atividades. Serão utilizadas principalmente as concepções teóricas de Fonseca (2009), Ellis (2003) e Willis (1996) sobre o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas e o Ensino Multinível. A presente narrativa visa contribuir para um aprimoramento das práticas do ensino de línguas estrangeiras, especialmente a língua inglesa, nos Institutos Federais e em outas instituições do Brasil. |
id |
IFRS-3_8652ac17a2cffb276163e0458e3ffcd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3573 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus CrateúsOs alunos de cursos livres e disciplinas voltados para o ensino de línguas estrangeiras podem apresentar níveis diferentes de conhecimento linguístico do idioma estudado. Esta característica chamada de sala de aula multinível, comum nas práticas pedagógicas de idiomas, deve ser cada vez mais foco de produções científicas com o intuito de pensarmos em estratégias de ensino voltadas para a realidade multinível dos discentes. Esta narrativa irá descrever algumas estratégias pedagógicas usadas na disciplina extracurricular Práticas Escritas em Línguas Inglesa ministrada no semestre 2019.1 no IFCE campus Crateús. Por ser uma disciplina extracurricular, os alunos que cursaram esta disciplina eram discentes de diferentes cursos de graduação e apresentavam níveis linguísticos bem heterogêneos na língua inglesa. Serão detalhadas algumas das atividades que foram aplicadas com os cursistas da referida disciplina bem como o processo de aprendizagem dos conteúdos ministrado nestas atividades. Serão utilizadas principalmente as concepções teóricas de Fonseca (2009), Ellis (2003) e Willis (1996) sobre o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas e o Ensino Multinível. A presente narrativa visa contribuir para um aprimoramento das práticas do ensino de línguas estrangeiras, especialmente a língua inglesa, nos Institutos Federais e em outas instituições do Brasil.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/357310.35819/linguatec.v4.n2.a3573LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 208-2182525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3573/2513Copyright (c) 2019 Francisco Bruno Rodrigues Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Francisco Bruno Rodrigues2020-07-13T13:01:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3573Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:46LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús |
title |
O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús |
spellingShingle |
O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús Silveira, Francisco Bruno Rodrigues |
title_short |
O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús |
title_full |
O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús |
title_fullStr |
O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús |
title_full_unstemmed |
O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús |
title_sort |
O Ensino de Línguas Baseado em Tarefas (ELT) no contexto de alunos multiníveis: uma narrativa de estratégias pedagógicas na disciplina Práticas Escritas em Línguas Inglesa no IFCE campus Crateús |
author |
Silveira, Francisco Bruno Rodrigues |
author_facet |
Silveira, Francisco Bruno Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Francisco Bruno Rodrigues |
description |
Os alunos de cursos livres e disciplinas voltados para o ensino de línguas estrangeiras podem apresentar níveis diferentes de conhecimento linguístico do idioma estudado. Esta característica chamada de sala de aula multinível, comum nas práticas pedagógicas de idiomas, deve ser cada vez mais foco de produções científicas com o intuito de pensarmos em estratégias de ensino voltadas para a realidade multinível dos discentes. Esta narrativa irá descrever algumas estratégias pedagógicas usadas na disciplina extracurricular Práticas Escritas em Línguas Inglesa ministrada no semestre 2019.1 no IFCE campus Crateús. Por ser uma disciplina extracurricular, os alunos que cursaram esta disciplina eram discentes de diferentes cursos de graduação e apresentavam níveis linguísticos bem heterogêneos na língua inglesa. Serão detalhadas algumas das atividades que foram aplicadas com os cursistas da referida disciplina bem como o processo de aprendizagem dos conteúdos ministrado nestas atividades. Serão utilizadas principalmente as concepções teóricas de Fonseca (2009), Ellis (2003) e Willis (1996) sobre o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas e o Ensino Multinível. A presente narrativa visa contribuir para um aprimoramento das práticas do ensino de línguas estrangeiras, especialmente a língua inglesa, nos Institutos Federais e em outas instituições do Brasil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3573 10.35819/linguatec.v4.n2.a3573 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3573 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v4.n2.a3573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3573/2513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Francisco Bruno Rodrigues Silveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Francisco Bruno Rodrigues Silveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 208-218 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010343833600 |