Retirando a leitura e a escrita do pedestal: experiências de remição pela leitura na APAC – Januária:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5781 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo apresentar as ações realizadas no âmbito do projeto de extensão Remição pela leitura, realizado em 2021 na APAC – Januária. Nesse ano, ainda sob as contingências pandêmicas, as oficinas foram desenvolvidas a distância. Vencidas algumas dificuldades relativas a esse contexto, a terceira edição do projeto agregou mais docentes e estudantes do IFNMG, permitindo uma diversificação nas metodologias utilizadas. Em decorrência disso, observou-se um maior engajamento dos cerca de 30 custodiados inscritos, considerando o número inédito de livros lidos e de resenhas produzidas na perspectiva da redução de pena. Para além desses números, as oficinas permitiram aprofundar temas que tangenciavam as leituras feitas coletivamente e proporcionaram a troca de experiências entre equipe executora, recuperandos e o autor de uma das obras discutidas. Nesse sentido, a análise da participação dos custodiados durante as atividades semanais permite concluir que vencer as dificuldades para ler e escrever implica na aproximação dos processos de leitura e escrita. Essas atividades, ao serem retiradas do pedestal em que comumente são colocadas, concorrem para aemancipação dos privados de liberdade, fortalecendo-os na retomada da participação cidadã. |
id |
IFRS-3_9b96bec8a9f542d6402fce24d116cc30 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5781 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Retirando a leitura e a escrita do pedestal: experiências de remição pela leitura na APAC – Januária: Este trabalho tem por objetivo apresentar as ações realizadas no âmbito do projeto de extensão Remição pela leitura, realizado em 2021 na APAC – Januária. Nesse ano, ainda sob as contingências pandêmicas, as oficinas foram desenvolvidas a distância. Vencidas algumas dificuldades relativas a esse contexto, a terceira edição do projeto agregou mais docentes e estudantes do IFNMG, permitindo uma diversificação nas metodologias utilizadas. Em decorrência disso, observou-se um maior engajamento dos cerca de 30 custodiados inscritos, considerando o número inédito de livros lidos e de resenhas produzidas na perspectiva da redução de pena. Para além desses números, as oficinas permitiram aprofundar temas que tangenciavam as leituras feitas coletivamente e proporcionaram a troca de experiências entre equipe executora, recuperandos e o autor de uma das obras discutidas. Nesse sentido, a análise da participação dos custodiados durante as atividades semanais permite concluir que vencer as dificuldades para ler e escrever implica na aproximação dos processos de leitura e escrita. Essas atividades, ao serem retiradas do pedestal em que comumente são colocadas, concorrem para aemancipação dos privados de liberdade, fortalecendo-os na retomada da participação cidadã. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2022-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/578110.35819/linguatec.v7.n1.5781LínguaTec; v. 7 n. 1 (2022); 237-2482525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5781/3114Copyright (c) 2022 Pedro Pimenta Júniorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges Pimenta Júnior, Pedro2022-06-23T18:38:59Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5781Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2022-06-23T18:38:59LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Retirando a leitura e a escrita do pedestal: experiências de remição pela leitura na APAC – Januária: |
title |
Retirando a leitura e a escrita do pedestal: experiências de remição pela leitura na APAC – Januária: |
spellingShingle |
Retirando a leitura e a escrita do pedestal: experiências de remição pela leitura na APAC – Januária: Borges Pimenta Júnior, Pedro |
title_short |
Retirando a leitura e a escrita do pedestal: experiências de remição pela leitura na APAC – Januária: |
title_full |
Retirando a leitura e a escrita do pedestal: experiências de remição pela leitura na APAC – Januária: |
title_fullStr |
Retirando a leitura e a escrita do pedestal: experiências de remição pela leitura na APAC – Januária: |
title_full_unstemmed |
Retirando a leitura e a escrita do pedestal: experiências de remição pela leitura na APAC – Januária: |
title_sort |
Retirando a leitura e a escrita do pedestal: experiências de remição pela leitura na APAC – Januária: |
author |
Borges Pimenta Júnior, Pedro |
author_facet |
Borges Pimenta Júnior, Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges Pimenta Júnior, Pedro |
description |
Este trabalho tem por objetivo apresentar as ações realizadas no âmbito do projeto de extensão Remição pela leitura, realizado em 2021 na APAC – Januária. Nesse ano, ainda sob as contingências pandêmicas, as oficinas foram desenvolvidas a distância. Vencidas algumas dificuldades relativas a esse contexto, a terceira edição do projeto agregou mais docentes e estudantes do IFNMG, permitindo uma diversificação nas metodologias utilizadas. Em decorrência disso, observou-se um maior engajamento dos cerca de 30 custodiados inscritos, considerando o número inédito de livros lidos e de resenhas produzidas na perspectiva da redução de pena. Para além desses números, as oficinas permitiram aprofundar temas que tangenciavam as leituras feitas coletivamente e proporcionaram a troca de experiências entre equipe executora, recuperandos e o autor de uma das obras discutidas. Nesse sentido, a análise da participação dos custodiados durante as atividades semanais permite concluir que vencer as dificuldades para ler e escrever implica na aproximação dos processos de leitura e escrita. Essas atividades, ao serem retiradas do pedestal em que comumente são colocadas, concorrem para aemancipação dos privados de liberdade, fortalecendo-os na retomada da participação cidadã. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5781 10.35819/linguatec.v7.n1.5781 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5781 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v7.n1.5781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5781/3114 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pedro Pimenta Júnior https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pedro Pimenta Júnior https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 7 n. 1 (2022); 237-248 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010786332672 |