Retirando a leitura e a escrita do pedestal: experiências de remição pela leitura na APAC – Januária:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges Pimenta Júnior, Pedro
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/5781
Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar as ações realizadas no âmbito do projeto de extensão Remição pela leitura, realizado em 2021 na APAC – Januária. Nesse ano, ainda sob as contingências pandêmicas, as oficinas foram desenvolvidas a distância. Vencidas algumas dificuldades relativas a esse contexto, a terceira edição do projeto agregou mais docentes e estudantes do IFNMG, permitindo uma diversificação nas metodologias utilizadas. Em decorrência disso, observou-se um maior engajamento dos cerca de 30 custodiados inscritos, considerando o número inédito de livros lidos e de resenhas produzidas na perspectiva da redução de pena. Para além desses números, as oficinas permitiram aprofundar temas que tangenciavam as leituras feitas coletivamente e proporcionaram a troca de experiências entre equipe executora, recuperandos e o autor de uma das obras discutidas. Nesse sentido, a análise da participação dos custodiados durante as atividades semanais permite concluir que vencer as dificuldades para ler e escrever implica na aproximação dos processos de leitura e escrita. Essas atividades, ao serem retiradas do pedestal em que comumente são colocadas, concorrem para aemancipação dos privados de liberdade, fortalecendo-os na retomada da participação cidadã.
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