Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7037 |
Resumo: | Esse artigo aborda possibilidades de integração tecnológica no ensino de língua inglesa, destacando o software Voyant Tools e os Artigos Metodológicos em Vídeo (AMVs) do JoVE. Com base na Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), explora-se a potencial aplicação do Voyant Tools em transcrições de AMVs brasileiros. O Voyant Tools oferece ferramentas como Cirrus, Leitor, Frequência Relativa, Sumário e Contextos, que podem enriquecer práticas pedagógicas. Essas ferramentas, ao serem estrategicamente utilizadas, alinham-se aos estágios de "Experienciando", "Conceitualizando", "Analisando" e "Aplicando" da Pedagogia dos Multiletramentos, promovendo uma abordagem contextualizada e personalizada no ensino de língua inglesa, especialmente com AMVs do JoVE. Palavras-chave: Multiletramentos. Voyant Tools. Artigos Metodológicos em Vídeo.. |
id |
IFRS-3_c01d2abf117b26e7a335c692c6df9a7d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7037 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua InglesaEsse artigo aborda possibilidades de integração tecnológica no ensino de língua inglesa, destacando o software Voyant Tools e os Artigos Metodológicos em Vídeo (AMVs) do JoVE. Com base na Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), explora-se a potencial aplicação do Voyant Tools em transcrições de AMVs brasileiros. O Voyant Tools oferece ferramentas como Cirrus, Leitor, Frequência Relativa, Sumário e Contextos, que podem enriquecer práticas pedagógicas. Essas ferramentas, ao serem estrategicamente utilizadas, alinham-se aos estágios de "Experienciando", "Conceitualizando", "Analisando" e "Aplicando" da Pedagogia dos Multiletramentos, promovendo uma abordagem contextualizada e personalizada no ensino de língua inglesa, especialmente com AMVs do JoVE. Palavras-chave: Multiletramentos. Voyant Tools. Artigos Metodológicos em Vídeo..Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2024-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/703710.35819/linguatec.v9.n1.7037LínguaTec; v. 9 n. 1 (2024); 1-192525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7037/3525Copyright (c) 2024 Victor Gomes Milanihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMilani, Victor Gomes2024-06-20T13:03:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7037Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2024-06-20T13:03:23LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa |
title |
Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa |
spellingShingle |
Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa Milani, Victor Gomes |
title_short |
Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa |
title_full |
Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa |
title_fullStr |
Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa |
title_full_unstemmed |
Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa |
title_sort |
Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa |
author |
Milani, Victor Gomes |
author_facet |
Milani, Victor Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Milani, Victor Gomes |
description |
Esse artigo aborda possibilidades de integração tecnológica no ensino de língua inglesa, destacando o software Voyant Tools e os Artigos Metodológicos em Vídeo (AMVs) do JoVE. Com base na Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), explora-se a potencial aplicação do Voyant Tools em transcrições de AMVs brasileiros. O Voyant Tools oferece ferramentas como Cirrus, Leitor, Frequência Relativa, Sumário e Contextos, que podem enriquecer práticas pedagógicas. Essas ferramentas, ao serem estrategicamente utilizadas, alinham-se aos estágios de "Experienciando", "Conceitualizando", "Analisando" e "Aplicando" da Pedagogia dos Multiletramentos, promovendo uma abordagem contextualizada e personalizada no ensino de língua inglesa, especialmente com AMVs do JoVE. Palavras-chave: Multiletramentos. Voyant Tools. Artigos Metodológicos em Vídeo.. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7037 10.35819/linguatec.v9.n1.7037 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7037 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v9.n1.7037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7037/3525 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Victor Gomes Milani https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Victor Gomes Milani https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 9 n. 1 (2024); 1-19 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210011022262272 |