Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milani, Victor Gomes
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7037
Resumo: Esse artigo aborda possibilidades de integração tecnológica no ensino de língua inglesa, destacando o software Voyant Tools e os Artigos Metodológicos em Vídeo (AMVs) do JoVE. Com base na Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), explora-se a potencial aplicação do Voyant Tools em transcrições de AMVs brasileiros. O Voyant Tools oferece ferramentas como Cirrus, Leitor, Frequência Relativa, Sumário e Contextos, que podem enriquecer práticas pedagógicas. Essas ferramentas, ao serem estrategicamente utilizadas, alinham-se aos estágios de "Experienciando", "Conceitualizando", "Analisando" e "Aplicando" da Pedagogia dos Multiletramentos, promovendo uma abordagem contextualizada e personalizada no ensino de língua inglesa, especialmente com AMVs do JoVE. Palavras-chave: Multiletramentos. Voyant Tools. Artigos Metodológicos em Vídeo..
id IFRS-3_c01d2abf117b26e7a335c692c6df9a7d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7037
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua InglesaEsse artigo aborda possibilidades de integração tecnológica no ensino de língua inglesa, destacando o software Voyant Tools e os Artigos Metodológicos em Vídeo (AMVs) do JoVE. Com base na Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), explora-se a potencial aplicação do Voyant Tools em transcrições de AMVs brasileiros. O Voyant Tools oferece ferramentas como Cirrus, Leitor, Frequência Relativa, Sumário e Contextos, que podem enriquecer práticas pedagógicas. Essas ferramentas, ao serem estrategicamente utilizadas, alinham-se aos estágios de "Experienciando", "Conceitualizando", "Analisando" e "Aplicando" da Pedagogia dos Multiletramentos, promovendo uma abordagem contextualizada e personalizada no ensino de língua inglesa, especialmente com AMVs do JoVE. Palavras-chave: Multiletramentos. Voyant Tools. Artigos Metodológicos em Vídeo..Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2024-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/703710.35819/linguatec.v9.n1.7037LínguaTec; v. 9 n. 1 (2024); 1-192525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7037/3525Copyright (c) 2024 Victor Gomes Milanihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMilani, Victor Gomes2024-06-20T13:03:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7037Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2024-06-20T13:03:23LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa
title Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa
spellingShingle Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa
Milani, Victor Gomes
title_short Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa
title_full Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa
title_fullStr Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa
title_full_unstemmed Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa
title_sort Em Direção aos Multiletramentos: Integrando Voyant Tools e Artigos Metodológicos em Vídeo do JoVE para o Ensino de Língua Inglesa
author Milani, Victor Gomes
author_facet Milani, Victor Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Milani, Victor Gomes
description Esse artigo aborda possibilidades de integração tecnológica no ensino de língua inglesa, destacando o software Voyant Tools e os Artigos Metodológicos em Vídeo (AMVs) do JoVE. Com base na Pedagogia dos Multiletramentos (KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), explora-se a potencial aplicação do Voyant Tools em transcrições de AMVs brasileiros. O Voyant Tools oferece ferramentas como Cirrus, Leitor, Frequência Relativa, Sumário e Contextos, que podem enriquecer práticas pedagógicas. Essas ferramentas, ao serem estrategicamente utilizadas, alinham-se aos estágios de "Experienciando", "Conceitualizando", "Analisando" e "Aplicando" da Pedagogia dos Multiletramentos, promovendo uma abordagem contextualizada e personalizada no ensino de língua inglesa, especialmente com AMVs do JoVE. Palavras-chave: Multiletramentos. Voyant Tools. Artigos Metodológicos em Vídeo..
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7037
10.35819/linguatec.v9.n1.7037
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7037
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v9.n1.7037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/7037/3525
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Victor Gomes Milani
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Victor Gomes Milani
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 9 n. 1 (2024); 1-19
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210011022262272