O ensino de Língua Inglesa nas escolas públicas através de Harry Potter and the Sorcerer’s Stone

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldaner, Luana Paula
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Monzón, Andrea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/6705
Resumo: É notório que a Língua Inglesa é amplamente requisitada no Brasil e no mundo, abrindo portas para oportunidades profissionais, culturais, acadêmicas e científicas. No entanto, mesmo com seu amplo uso, identifica-se uma falta de êxito no processo de ensino e aprendizagem dessa língua em escolas da rede pública de ensino. Conforme relatórios do British Council (2022; 2015), isso se deve a fatores observados tais como a baixa carga horária da disciplina e o baixo entusiasmo dos discentes em aprender o idioma. Portanto, torna-se imprescindível valorizar essa língua-alvo e salientá-la no meio escolar. Desse modo, propôs-se trabalhar com textos autênticos de Harry Potter and the Sorcerer’s Stone, como forma de promover a literatura, língua e cultura, além de abordar temáticas pertinentes a adolescentes. Sob essa perspectiva, constituiu-se o presente estudo, que foi um Trabalho de Conclusão de Curso em uma Licenciatura em Letras - Português e Inglês. Assim, nesta pesquisa-ação, elaborou-se duas propostas de ensino para duas turmas das séries finais do Ensino Fundamental, um 8º e um 9º ano, de uma escola pública de uma pequena cidade do Rio Grande do Sul, sob a perspectiva da Communicative Approach. Para a elaboração dos dois projetos, fez-se um levantamento e análise de necessidades junto aos estudantes e uma entrevista semiestruturada com a professora regente das turmas, de modo a levar em conta as expectativas e necessidades das turmas e trabalhar os conteúdos linguísticos previstos para o bimestre letivo, a partir de Harry Potter. A partir da elaboração e aplicação dos projetos, verificou-se que a baixa carga horária afeta esse tipo de proposta pedagógica, mas também se observou envolvimento e motivação por parte dos estudantes. Conclui-se que a abordagem comunicativa é viável em uma sala de aula de escola pública, além de potencialmente baixar o filtro afetivo dos/as estudantes frente à Língua Inglesa.
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