Uma breve reflexão sobre a plataforma virtual de aprendizagem da língua inglesa CNA Go
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3519 |
Resumo: | Devido à sociedade contemporânea, cada vez mais “sem tempo”, tornou-se recorrente o ensino através de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). O mesmo ocorre com a língua inglesa como língua estrangeira. Por esse motivo, objetivou-se neste trabalho, analisar a plataforma virtual de ensino da língua inglesa CNA Go, e conferir se a mesma é realmente gamificada, conforme é dito em sua tela de apresentação. As características de jogos, definidas por Huizinga, os princípios de aprendizagem encontrados em bons jogos, discutidos por Gee e os elementos de gamificação elencados por Vianna et al. (2013), entre outros teóricos, foram objeto de estudo nesta pesquisa. Objetivou-se, também, verificar se a interface deste AVA possui as características assinaladas por Oliveira (2007) como essenciais para que um AVA seja eficaz ao ensino da língua inglesa. Concluiu-se que realmente trata-se de um ambiente gamificado, cuja interface apresenta vários critérios assinalados como eficientes em relação ao ensino da língua inglesa como idioma estrangeiro, porém, algumas falhas ainda foram detectadas. |
id |
IFRS-3_e63e2aee68c73408b161513a0c8d17dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3519 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma breve reflexão sobre a plataforma virtual de aprendizagem da língua inglesa CNA GoAmbientes Virtuais de Aprendizagem (AVA)JogosGamificaçãoCNA Go.Devido à sociedade contemporânea, cada vez mais “sem tempo”, tornou-se recorrente o ensino através de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). O mesmo ocorre com a língua inglesa como língua estrangeira. Por esse motivo, objetivou-se neste trabalho, analisar a plataforma virtual de ensino da língua inglesa CNA Go, e conferir se a mesma é realmente gamificada, conforme é dito em sua tela de apresentação. As características de jogos, definidas por Huizinga, os princípios de aprendizagem encontrados em bons jogos, discutidos por Gee e os elementos de gamificação elencados por Vianna et al. (2013), entre outros teóricos, foram objeto de estudo nesta pesquisa. Objetivou-se, também, verificar se a interface deste AVA possui as características assinaladas por Oliveira (2007) como essenciais para que um AVA seja eficaz ao ensino da língua inglesa. Concluiu-se que realmente trata-se de um ambiente gamificado, cuja interface apresenta vários critérios assinalados como eficientes em relação ao ensino da língua inglesa como idioma estrangeiro, porém, algumas falhas ainda foram detectadas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/351910.35819/linguatec.v4.n2.a3519LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 1-282525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3519/2504Copyright (c) 2019 Marcos Oliveira Campos, Renata Marques Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Marcos OliveiraRoberto, Renata Marques2020-07-13T13:01:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3519Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:53LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma breve reflexão sobre a plataforma virtual de aprendizagem da língua inglesa CNA Go |
title |
Uma breve reflexão sobre a plataforma virtual de aprendizagem da língua inglesa CNA Go |
spellingShingle |
Uma breve reflexão sobre a plataforma virtual de aprendizagem da língua inglesa CNA Go Campos, Marcos Oliveira Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) Jogos Gamificação CNA Go. |
title_short |
Uma breve reflexão sobre a plataforma virtual de aprendizagem da língua inglesa CNA Go |
title_full |
Uma breve reflexão sobre a plataforma virtual de aprendizagem da língua inglesa CNA Go |
title_fullStr |
Uma breve reflexão sobre a plataforma virtual de aprendizagem da língua inglesa CNA Go |
title_full_unstemmed |
Uma breve reflexão sobre a plataforma virtual de aprendizagem da língua inglesa CNA Go |
title_sort |
Uma breve reflexão sobre a plataforma virtual de aprendizagem da língua inglesa CNA Go |
author |
Campos, Marcos Oliveira |
author_facet |
Campos, Marcos Oliveira Roberto, Renata Marques |
author_role |
author |
author2 |
Roberto, Renata Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Marcos Oliveira Roberto, Renata Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) Jogos Gamificação CNA Go. |
topic |
Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) Jogos Gamificação CNA Go. |
description |
Devido à sociedade contemporânea, cada vez mais “sem tempo”, tornou-se recorrente o ensino através de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). O mesmo ocorre com a língua inglesa como língua estrangeira. Por esse motivo, objetivou-se neste trabalho, analisar a plataforma virtual de ensino da língua inglesa CNA Go, e conferir se a mesma é realmente gamificada, conforme é dito em sua tela de apresentação. As características de jogos, definidas por Huizinga, os princípios de aprendizagem encontrados em bons jogos, discutidos por Gee e os elementos de gamificação elencados por Vianna et al. (2013), entre outros teóricos, foram objeto de estudo nesta pesquisa. Objetivou-se, também, verificar se a interface deste AVA possui as características assinaladas por Oliveira (2007) como essenciais para que um AVA seja eficaz ao ensino da língua inglesa. Concluiu-se que realmente trata-se de um ambiente gamificado, cuja interface apresenta vários critérios assinalados como eficientes em relação ao ensino da língua inglesa como idioma estrangeiro, porém, algumas falhas ainda foram detectadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3519 10.35819/linguatec.v4.n2.a3519 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3519 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v4.n2.a3519 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3519/2504 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Marcos Oliveira Campos, Renata Marques Roberto info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Marcos Oliveira Campos, Renata Marques Roberto |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 1-28 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010336493568 |