Observatório de neologismos da língua portuguesa: da sala de aula para a pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eckert, Kleber
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3334
Resumo: O objetivo deste artigo é a apresentação dos primeiros resultados de um trabalho de investigação desenvolvido a partir de uma necessidade pedagógica, qual seja, a falta de opções didático-metodológicas nos livros didáticos sobre a formação de novas palavras na língua portuguesa. Trata-se de um estudo nomeado Observatório de Neologismos, cujo desenvolvimento deu-se a partir de um projeto de pesquisa executado no IFRS campus Bento Gonçalves, o qual teve, entre seus objetivos, principalmente, identificar a formação de neologismos da língua portuguesa a partir de um corpus previamente delimitado; classificar os neologismos nos dois principais subtipos: os de forma e os de sentido; identificar a presença de estrangeirismos; e identificar os processos de formação de palavras presentes nesses neologismos. Para atingir os objetivos propostos, foi feito um estudo teórico acerca do tema dos neologismos e utilizaram-se textos de três colunistas da Revista Época on-line a fim de se identificarem os candidatos a neologismos, o que se nomeou de corpus de extração. De posse das palavras que despertavam um sentimento de novidade, consultou-se o corpus de exclusão, formado por diferentes dicionários gerais da língua, a fim de se verificar se as palavras identificadas realmente podiam ser classificadas como unidades neológicas. Por fim, percebeu-se que nas palavras classificadas como neologismos, ocorrem os mesmos processos de formação pelos quais são formadas as palavras já dicionarizadas, tais como a prefixação, a sufixação, a composição, a abreviação e a acrossemia. Os resultados alcançados poderão qualificar o ensino de língua portuguesa no que se refere aos processos de formação de novas palavras.
id IFRS-3_f4886c25c5bcc802dd15b48c3a2ff211
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3334
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling Observatório de neologismos da língua portuguesa: da sala de aula para a pesquisaNeologismos. Língua Portuguesa. Palavras. Ensino.O objetivo deste artigo é a apresentação dos primeiros resultados de um trabalho de investigação desenvolvido a partir de uma necessidade pedagógica, qual seja, a falta de opções didático-metodológicas nos livros didáticos sobre a formação de novas palavras na língua portuguesa. Trata-se de um estudo nomeado Observatório de Neologismos, cujo desenvolvimento deu-se a partir de um projeto de pesquisa executado no IFRS campus Bento Gonçalves, o qual teve, entre seus objetivos, principalmente, identificar a formação de neologismos da língua portuguesa a partir de um corpus previamente delimitado; classificar os neologismos nos dois principais subtipos: os de forma e os de sentido; identificar a presença de estrangeirismos; e identificar os processos de formação de palavras presentes nesses neologismos. Para atingir os objetivos propostos, foi feito um estudo teórico acerca do tema dos neologismos e utilizaram-se textos de três colunistas da Revista Época on-line a fim de se identificarem os candidatos a neologismos, o que se nomeou de corpus de extração. De posse das palavras que despertavam um sentimento de novidade, consultou-se o corpus de exclusão, formado por diferentes dicionários gerais da língua, a fim de se verificar se as palavras identificadas realmente podiam ser classificadas como unidades neológicas. Por fim, percebeu-se que nas palavras classificadas como neologismos, ocorrem os mesmos processos de formação pelos quais são formadas as palavras já dicionarizadas, tais como a prefixação, a sufixação, a composição, a abreviação e a acrossemia. Os resultados alcançados poderão qualificar o ensino de língua portuguesa no que se refere aos processos de formação de novas palavras.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-06-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/333410.35819/linguatec.v4.n1.a3334LínguaTec; v. 4 n. 1 (2019)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3334/2269Copyright (c) 2019 Kleber Eckertinfo:eu-repo/semantics/openAccessEckert, Kleber2020-07-13T13:01:55Zoai:ojs2.periodicos.ifrs.edu.br:article/3334Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:55LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Observatório de neologismos da língua portuguesa: da sala de aula para a pesquisa
title Observatório de neologismos da língua portuguesa: da sala de aula para a pesquisa
spellingShingle Observatório de neologismos da língua portuguesa: da sala de aula para a pesquisa
Eckert, Kleber
Neologismos. Língua Portuguesa. Palavras. Ensino.
title_short Observatório de neologismos da língua portuguesa: da sala de aula para a pesquisa
title_full Observatório de neologismos da língua portuguesa: da sala de aula para a pesquisa
title_fullStr Observatório de neologismos da língua portuguesa: da sala de aula para a pesquisa
title_full_unstemmed Observatório de neologismos da língua portuguesa: da sala de aula para a pesquisa
title_sort Observatório de neologismos da língua portuguesa: da sala de aula para a pesquisa
author Eckert, Kleber
author_facet Eckert, Kleber
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Eckert, Kleber
dc.subject.por.fl_str_mv Neologismos. Língua Portuguesa. Palavras. Ensino.
topic Neologismos. Língua Portuguesa. Palavras. Ensino.
description O objetivo deste artigo é a apresentação dos primeiros resultados de um trabalho de investigação desenvolvido a partir de uma necessidade pedagógica, qual seja, a falta de opções didático-metodológicas nos livros didáticos sobre a formação de novas palavras na língua portuguesa. Trata-se de um estudo nomeado Observatório de Neologismos, cujo desenvolvimento deu-se a partir de um projeto de pesquisa executado no IFRS campus Bento Gonçalves, o qual teve, entre seus objetivos, principalmente, identificar a formação de neologismos da língua portuguesa a partir de um corpus previamente delimitado; classificar os neologismos nos dois principais subtipos: os de forma e os de sentido; identificar a presença de estrangeirismos; e identificar os processos de formação de palavras presentes nesses neologismos. Para atingir os objetivos propostos, foi feito um estudo teórico acerca do tema dos neologismos e utilizaram-se textos de três colunistas da Revista Época on-line a fim de se identificarem os candidatos a neologismos, o que se nomeou de corpus de extração. De posse das palavras que despertavam um sentimento de novidade, consultou-se o corpus de exclusão, formado por diferentes dicionários gerais da língua, a fim de se verificar se as palavras identificadas realmente podiam ser classificadas como unidades neológicas. Por fim, percebeu-se que nas palavras classificadas como neologismos, ocorrem os mesmos processos de formação pelos quais são formadas as palavras já dicionarizadas, tais como a prefixação, a sufixação, a composição, a abreviação e a acrossemia. Os resultados alcançados poderão qualificar o ensino de língua portuguesa no que se refere aos processos de formação de novas palavras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3334
10.35819/linguatec.v4.n1.a3334
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3334
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v4.n1.a3334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3334/2269
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Kleber Eckert
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Kleber Eckert
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 4 n. 1 (2019)
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1798042322022170624