O trailer de animação infanto-juvenil como gênero para um modelo didático no ensino de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Molan Cruzado, Natalia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferrareto Lourenço Rodrigues, Rosana, Abreu Gonçalves D’Orange Ferreira, Anise
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4604
Resumo: Com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o uso das redes de compartilhamento de informações, muitos recursos digitais têm se tornado potenciais instrumentos educacionais. Na aula de línguas, abrem-se possibilidades múltiplas de utilização de textos multimodais em suporte digital em diferentes serviços, tais como páginas web, vídeos em streaming, podcasts, entre outros. Os trailers de filmes, por exemplo, antes restritos às telas dos cinemas e à televisão, propagaram-se pelos ambientes virtuais diversificados, como as redes sociais, comportando-se como uma forma de linguagem dentro de determinados gêneros. Dentro de uma abordagem dos Gêneros Textuais, este artigo tem por objetivo apresentar uma análise preliminar de trailers como gênero textual, especificamente de animações infanto-juvenis, realizada por meio do modelo de análise proposto por Bronckart (2008, 2012 [2007]) no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Foram analisados os trailers “Divertida Mente” e “Ralph quebrando a Internet”, em seu contexto físico e sociossubjetivo de produção, e na infraestrutura geral do texto, constituído por plano geral, tipos de discurso e sequências mobilizadas no texto. Os resultados dos dados de análise trazem elementos contextuais e textuais para a caracterização do gênero estudado à luz das categorias ISD e têm potencial uso na sequência didática para o ensino de inglês com base em gêneros de textos digitais multimodais.
id IFRS-3_f9f1081ee82e9540e55adfc3e273c74a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4604
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling O trailer de animação infanto-juvenil como gênero para um modelo didático no ensino de inglêsCom o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o uso das redes de compartilhamento de informações, muitos recursos digitais têm se tornado potenciais instrumentos educacionais. Na aula de línguas, abrem-se possibilidades múltiplas de utilização de textos multimodais em suporte digital em diferentes serviços, tais como páginas web, vídeos em streaming, podcasts, entre outros. Os trailers de filmes, por exemplo, antes restritos às telas dos cinemas e à televisão, propagaram-se pelos ambientes virtuais diversificados, como as redes sociais, comportando-se como uma forma de linguagem dentro de determinados gêneros. Dentro de uma abordagem dos Gêneros Textuais, este artigo tem por objetivo apresentar uma análise preliminar de trailers como gênero textual, especificamente de animações infanto-juvenis, realizada por meio do modelo de análise proposto por Bronckart (2008, 2012 [2007]) no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Foram analisados os trailers “Divertida Mente” e “Ralph quebrando a Internet”, em seu contexto físico e sociossubjetivo de produção, e na infraestrutura geral do texto, constituído por plano geral, tipos de discurso e sequências mobilizadas no texto. Os resultados dos dados de análise trazem elementos contextuais e textuais para a caracterização do gênero estudado à luz das categorias ISD e têm potencial uso na sequência didática para o ensino de inglês com base em gêneros de textos digitais multimodais.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/460410.35819/linguatec.v5.n2.4604LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 75-942525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4604/2772Copyright (c) 2020 Natalia Molan Cruzado, Rosana Ferrareto Lourenço Rodrigues, Anise Abreu Gonçalves D’Orange Ferreirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMolan Cruzado, NataliaFerrareto Lourenço Rodrigues, Rosana Abreu Gonçalves D’Orange Ferreira, Anise2020-11-20T18:10:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4604Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-11-20T18:10:22LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O trailer de animação infanto-juvenil como gênero para um modelo didático no ensino de inglês
title O trailer de animação infanto-juvenil como gênero para um modelo didático no ensino de inglês
spellingShingle O trailer de animação infanto-juvenil como gênero para um modelo didático no ensino de inglês
Molan Cruzado, Natalia
title_short O trailer de animação infanto-juvenil como gênero para um modelo didático no ensino de inglês
title_full O trailer de animação infanto-juvenil como gênero para um modelo didático no ensino de inglês
title_fullStr O trailer de animação infanto-juvenil como gênero para um modelo didático no ensino de inglês
title_full_unstemmed O trailer de animação infanto-juvenil como gênero para um modelo didático no ensino de inglês
title_sort O trailer de animação infanto-juvenil como gênero para um modelo didático no ensino de inglês
author Molan Cruzado, Natalia
author_facet Molan Cruzado, Natalia
Ferrareto Lourenço Rodrigues, Rosana
Abreu Gonçalves D’Orange Ferreira, Anise
author_role author
author2 Ferrareto Lourenço Rodrigues, Rosana
Abreu Gonçalves D’Orange Ferreira, Anise
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Molan Cruzado, Natalia
Ferrareto Lourenço Rodrigues, Rosana
Abreu Gonçalves D’Orange Ferreira, Anise
description Com o avanço das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e o uso das redes de compartilhamento de informações, muitos recursos digitais têm se tornado potenciais instrumentos educacionais. Na aula de línguas, abrem-se possibilidades múltiplas de utilização de textos multimodais em suporte digital em diferentes serviços, tais como páginas web, vídeos em streaming, podcasts, entre outros. Os trailers de filmes, por exemplo, antes restritos às telas dos cinemas e à televisão, propagaram-se pelos ambientes virtuais diversificados, como as redes sociais, comportando-se como uma forma de linguagem dentro de determinados gêneros. Dentro de uma abordagem dos Gêneros Textuais, este artigo tem por objetivo apresentar uma análise preliminar de trailers como gênero textual, especificamente de animações infanto-juvenis, realizada por meio do modelo de análise proposto por Bronckart (2008, 2012 [2007]) no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). Foram analisados os trailers “Divertida Mente” e “Ralph quebrando a Internet”, em seu contexto físico e sociossubjetivo de produção, e na infraestrutura geral do texto, constituído por plano geral, tipos de discurso e sequências mobilizadas no texto. Os resultados dos dados de análise trazem elementos contextuais e textuais para a caracterização do gênero estudado à luz das categorias ISD e têm potencial uso na sequência didática para o ensino de inglês com base em gêneros de textos digitais multimodais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4604
10.35819/linguatec.v5.n2.4604
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4604
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v5.n2.4604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/4604/2772
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 5 n. 2 (2020); 75-94
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010710835200