O celular na aula de inglês: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Ana Paula
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3535
Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de incentivo à participação dos alunos em uma atividade que possibilite a elaboração de quadrinhos via aplicativo para celulares “Comic StripIt!”.  Os alunos trabalharam em pares, desenvolvendo a comunicação escrita – leitura e produção de textos em inglês – que envolveu a construção de uma narrativa multimodal.  A motivação para implantar esse trabalho foi o desejo de usar o celular como uma ferramenta pedagógica em sala de aula. A possibilidade de trabalho em parceria favoreceu a interação e o próprio controle sobre as atividades e seu encaminhamento, o que estimulou a troca colaborativa e a negociação que extrapolaram a relação professora– aluno, engendrando múltiplos diálogos. O relato a ser apresentado na comunicação foi desenvolvido com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município do Rio de Janeiro.
id IFRS-3_fd1e10d0c88551871019ec7347d680d7
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3535
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling O celular na aula de inglês: relato de experiênciaO objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de incentivo à participação dos alunos em uma atividade que possibilite a elaboração de quadrinhos via aplicativo para celulares “Comic StripIt!”.  Os alunos trabalharam em pares, desenvolvendo a comunicação escrita – leitura e produção de textos em inglês – que envolveu a construção de uma narrativa multimodal.  A motivação para implantar esse trabalho foi o desejo de usar o celular como uma ferramenta pedagógica em sala de aula. A possibilidade de trabalho em parceria favoreceu a interação e o próprio controle sobre as atividades e seu encaminhamento, o que estimulou a troca colaborativa e a negociação que extrapolaram a relação professora– aluno, engendrando múltiplos diálogos. O relato a ser apresentado na comunicação foi desenvolvido com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município do Rio de Janeiro.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-11-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/353510.35819/linguatec.v4.n2.a3535LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 186-2072525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3535/2512Copyright (c) 2019 Ana Paula Loureiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessLoureiro, Ana Paula2020-07-13T13:01:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3535Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:47LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O celular na aula de inglês: relato de experiência
title O celular na aula de inglês: relato de experiência
spellingShingle O celular na aula de inglês: relato de experiência
Loureiro, Ana Paula
title_short O celular na aula de inglês: relato de experiência
title_full O celular na aula de inglês: relato de experiência
title_fullStr O celular na aula de inglês: relato de experiência
title_full_unstemmed O celular na aula de inglês: relato de experiência
title_sort O celular na aula de inglês: relato de experiência
author Loureiro, Ana Paula
author_facet Loureiro, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Ana Paula
description O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de incentivo à participação dos alunos em uma atividade que possibilite a elaboração de quadrinhos via aplicativo para celulares “Comic StripIt!”.  Os alunos trabalharam em pares, desenvolvendo a comunicação escrita – leitura e produção de textos em inglês – que envolveu a construção de uma narrativa multimodal.  A motivação para implantar esse trabalho foi o desejo de usar o celular como uma ferramenta pedagógica em sala de aula. A possibilidade de trabalho em parceria favoreceu a interação e o próprio controle sobre as atividades e seu encaminhamento, o que estimulou a troca colaborativa e a negociação que extrapolaram a relação professora– aluno, engendrando múltiplos diálogos. O relato a ser apresentado na comunicação foi desenvolvido com alunos do sexto ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública do município do Rio de Janeiro.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3535
10.35819/linguatec.v4.n2.a3535
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3535
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v4.n2.a3535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3535/2512
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Paula Loureiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Ana Paula Loureiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 4 n. 2 (2019); 186-207
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010338590720