Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/495 |
Resumo: | O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa que tem como objetivo estabelecer uma discussão sobre o letramento em aulas de Matemática e o uso das linguagens enquanto parte do desenvolvimento conceitual pelo aluno, bem como suas contribuições para proporcionar ao educando o desenvolvimento de sentido e significado para a construção do seu conhecimento lógico-matemático, assim como as concepções dos professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acerca do termo letramento matemático. Buscando construir um referencial teórico para discutir quais as concepções dos professores das séries iniciais sobre o letramento matemático, elaboramos um mapeamento das pesquisas que tratam dessa temática. Esse mapeamento realizado permite apontar que ainda são escassas as pesquisas que abordam as concepções dos professores sobre letramento matemático. Ainda que o letramento matemático seja foco de algumas pesquisas, a maior parte dos trabalhos está relacionada ao Programa Pró-letramento Matemática. |
id |
UFPA-6_2be56b15489f1fad8c2ffc4da1dc54cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/495 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento MatemáticoLetramento matemáticoAprendizagemEnsino de MatemáticaO presente trabalho é um recorte de uma pesquisa que tem como objetivo estabelecer uma discussão sobre o letramento em aulas de Matemática e o uso das linguagens enquanto parte do desenvolvimento conceitual pelo aluno, bem como suas contribuições para proporcionar ao educando o desenvolvimento de sentido e significado para a construção do seu conhecimento lógico-matemático, assim como as concepções dos professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acerca do termo letramento matemático. Buscando construir um referencial teórico para discutir quais as concepções dos professores das séries iniciais sobre o letramento matemático, elaboramos um mapeamento das pesquisas que tratam dessa temática. Esse mapeamento realizado permite apontar que ainda são escassas as pesquisas que abordam as concepções dos professores sobre letramento matemático. Ainda que o letramento matemático seja foco de algumas pesquisas, a maior parte dos trabalhos está relacionada ao Programa Pró-letramento Matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/49510.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023023.id495REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230232675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/495/473Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPossetti, Sâmela Ferreira MarquesBalieiro Filho, Inocêncio Fernandes2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/495Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático |
title |
Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático |
spellingShingle |
Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático Possetti, Sâmela Ferreira Marques Letramento matemático Aprendizagem Ensino de Matemática |
title_short |
Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático |
title_full |
Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático |
title_fullStr |
Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático |
title_full_unstemmed |
Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático |
title_sort |
Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático |
author |
Possetti, Sâmela Ferreira Marques |
author_facet |
Possetti, Sâmela Ferreira Marques Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes |
author_role |
author |
author2 |
Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Possetti, Sâmela Ferreira Marques Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento matemático Aprendizagem Ensino de Matemática |
topic |
Letramento matemático Aprendizagem Ensino de Matemática |
description |
O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa que tem como objetivo estabelecer uma discussão sobre o letramento em aulas de Matemática e o uso das linguagens enquanto parte do desenvolvimento conceitual pelo aluno, bem como suas contribuições para proporcionar ao educando o desenvolvimento de sentido e significado para a construção do seu conhecimento lógico-matemático, assim como as concepções dos professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acerca do termo letramento matemático. Buscando construir um referencial teórico para discutir quais as concepções dos professores das séries iniciais sobre o letramento matemático, elaboramos um mapeamento das pesquisas que tratam dessa temática. Esse mapeamento realizado permite apontar que ainda são escassas as pesquisas que abordam as concepções dos professores sobre letramento matemático. Ainda que o letramento matemático seja foco de algumas pesquisas, a maior parte dos trabalhos está relacionada ao Programa Pró-letramento Matemática. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/495 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023023.id495 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/495 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023023.id495 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/495/473 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023023 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002183278592 |