Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Possetti, Sâmela Ferreira Marques
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/495
Resumo: O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa que tem como objetivo estabelecer uma discussão sobre o letramento em aulas de Matemática e o uso das linguagens enquanto parte do desenvolvimento conceitual pelo aluno, bem como suas contribuições para proporcionar ao educando o desenvolvimento de sentido e significado para a construção do seu conhecimento lógico-matemático, assim como as concepções dos professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acerca do termo letramento matemático. Buscando construir um referencial teórico para discutir quais as concepções dos professores das séries iniciais sobre o letramento matemático, elaboramos um mapeamento das pesquisas que tratam dessa temática. Esse mapeamento realizado permite apontar que ainda são escassas as pesquisas que abordam as concepções dos professores sobre letramento matemático. Ainda que o letramento matemático seja foco de algumas pesquisas, a maior parte dos trabalhos está relacionada ao Programa Pró-letramento Matemática.
id UFPA-6_2be56b15489f1fad8c2ffc4da1dc54cf
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/495
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento MatemáticoLetramento matemáticoAprendizagemEnsino de MatemáticaO presente trabalho é um recorte de uma pesquisa que tem como objetivo estabelecer uma discussão sobre o letramento em aulas de Matemática e o uso das linguagens enquanto parte do desenvolvimento conceitual pelo aluno, bem como suas contribuições para proporcionar ao educando o desenvolvimento de sentido e significado para a construção do seu conhecimento lógico-matemático, assim como as concepções dos professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acerca do termo letramento matemático. Buscando construir um referencial teórico para discutir quais as concepções dos professores das séries iniciais sobre o letramento matemático, elaboramos um mapeamento das pesquisas que tratam dessa temática. Esse mapeamento realizado permite apontar que ainda são escassas as pesquisas que abordam as concepções dos professores sobre letramento matemático. Ainda que o letramento matemático seja foco de algumas pesquisas, a maior parte dos trabalhos está relacionada ao Programa Pró-letramento Matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/49510.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023023.id495REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230232675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/495/473Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPossetti, Sâmela Ferreira MarquesBalieiro Filho, Inocêncio Fernandes2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/495Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático
title Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático
spellingShingle Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático
Possetti, Sâmela Ferreira Marques
Letramento matemático
Aprendizagem
Ensino de Matemática
title_short Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático
title_full Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático
title_fullStr Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático
title_full_unstemmed Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático
title_sort Mapeamento das Pesquisas sobre Concepções dos Professores do Ensino Fundamental sobre Letramento Matemático
author Possetti, Sâmela Ferreira Marques
author_facet Possetti, Sâmela Ferreira Marques
Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes
author_role author
author2 Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Possetti, Sâmela Ferreira Marques
Balieiro Filho, Inocêncio Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento matemático
Aprendizagem
Ensino de Matemática
topic Letramento matemático
Aprendizagem
Ensino de Matemática
description O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa que tem como objetivo estabelecer uma discussão sobre o letramento em aulas de Matemática e o uso das linguagens enquanto parte do desenvolvimento conceitual pelo aluno, bem como suas contribuições para proporcionar ao educando o desenvolvimento de sentido e significado para a construção do seu conhecimento lógico-matemático, assim como as concepções dos professores de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, acerca do termo letramento matemático. Buscando construir um referencial teórico para discutir quais as concepções dos professores das séries iniciais sobre o letramento matemático, elaboramos um mapeamento das pesquisas que tratam dessa temática. Esse mapeamento realizado permite apontar que ainda são escassas as pesquisas que abordam as concepções dos professores sobre letramento matemático. Ainda que o letramento matemático seja foco de algumas pesquisas, a maior parte dos trabalhos está relacionada ao Programa Pró-letramento Matemática.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/495
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023023.id495
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/495
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023023.id495
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/495/473
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023023
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002183278592