Comunicação informal: modos de escuta da gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Letícia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/397
Resumo: O propósito desta pesquisa é investigar se os gestores, de uma escola específica, possuem estratégias de comunicação formal e/ou informal. Percebendo a importância da comunicação dentro de um ambiente escolar; e de que maneira isto influencia no convívio diário dos servidores, relacionando as informações práticas com as teorias explicitadas por pesquisadores da área. Esta pesquisa traz a temática para a gestão escolar, tendo em vista, as práticas observadas durante a vida profissional da autora da mesma. Como processo de pesquisa, optou-se pelo estudo de caso, tomando como lócus uma instituição de ensino infantil localizada na região da Serra Gaúcha, constituída por 120 estudantes e 13 professores/auxiliares. de Hoy (2015), Ferreira (2004), Flatley; Rentz; Lentz (2015), Lück (2009), Lima (2015), dentre outros, os quais abordam a área de gestão organizacional e gestão democrática. Os dados empíricos foram coletados por meio de uma entrevista com os gestores e um questionário online para os demais colaboradores da escola. Os resultados apontaram que a gestão pesquisada acredita ter uma democracia instaurada, mas, isto nem sempre é percebido pelos colaboradores.
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