Comunicação informal: modos de escuta da gestão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/397 |
Resumo: | O propósito desta pesquisa é investigar se os gestores, de uma escola específica, possuem estratégias de comunicação formal e/ou informal. Percebendo a importância da comunicação dentro de um ambiente escolar; e de que maneira isto influencia no convívio diário dos servidores, relacionando as informações práticas com as teorias explicitadas por pesquisadores da área. Esta pesquisa traz a temática para a gestão escolar, tendo em vista, as práticas observadas durante a vida profissional da autora da mesma. Como processo de pesquisa, optou-se pelo estudo de caso, tomando como lócus uma instituição de ensino infantil localizada na região da Serra Gaúcha, constituída por 120 estudantes e 13 professores/auxiliares. de Hoy (2015), Ferreira (2004), Flatley; Rentz; Lentz (2015), Lück (2009), Lima (2015), dentre outros, os quais abordam a área de gestão organizacional e gestão democrática. Os dados empíricos foram coletados por meio de uma entrevista com os gestores e um questionário online para os demais colaboradores da escola. Os resultados apontaram que a gestão pesquisada acredita ter uma democracia instaurada, mas, isto nem sempre é percebido pelos colaboradores. |
id |
IFRS-4_7408a15cffa3c2bfcc1559979d418c65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/397 |
network_acronym_str |
IFRS-4 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFRS |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação informal: modos de escuta da gestão escolarComunicaçãoComunicação nas organizaçõesGestão escolarO propósito desta pesquisa é investigar se os gestores, de uma escola específica, possuem estratégias de comunicação formal e/ou informal. Percebendo a importância da comunicação dentro de um ambiente escolar; e de que maneira isto influencia no convívio diário dos servidores, relacionando as informações práticas com as teorias explicitadas por pesquisadores da área. Esta pesquisa traz a temática para a gestão escolar, tendo em vista, as práticas observadas durante a vida profissional da autora da mesma. Como processo de pesquisa, optou-se pelo estudo de caso, tomando como lócus uma instituição de ensino infantil localizada na região da Serra Gaúcha, constituída por 120 estudantes e 13 professores/auxiliares. de Hoy (2015), Ferreira (2004), Flatley; Rentz; Lentz (2015), Lück (2009), Lima (2015), dentre outros, os quais abordam a área de gestão organizacional e gestão democrática. Os dados empíricos foram coletados por meio de uma entrevista com os gestores e um questionário online para os demais colaboradores da escola. Os resultados apontaram que a gestão pesquisada acredita ter uma democracia instaurada, mas, isto nem sempre é percebido pelos colaboradores.The purpose of this research is to investigate whether the managers of a specific school have formal and / or informal communication strategies. Realizing the importance of communication within a school environment; and how this influences the daily life of the servants, relating the practical information with the theories explained by researchers in the field. This research brings the theme to school management, in view of the practices observed during the author's professional life. As a research process, the case study was chosen, taking as a locus a child education institution located in the Serra Gaúcha region, consisting of 120 students and 13 teachers / assistants. de Hoy (2015), Ferreira (2004), Flatley; Rentz; Lentz (2015), Lück (2009), Lima (2015), among others, which address the area of organizational management and democratic management. Empirical data were collected through an interview with the managers and an online questionnaire for the other school employees. The results showed that the surveyed management believes that democracy is in place, but this is not always perceived by employees.Camargo, Edson CarpesSchneider, Letícia2021-08-11T00:53:55Z2021-08-11T00:53:55Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/397porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2021-08-11T01:05:11Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/397Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-08-11T01:05:11Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação informal: modos de escuta da gestão escolar |
title |
Comunicação informal: modos de escuta da gestão escolar |
spellingShingle |
Comunicação informal: modos de escuta da gestão escolar Schneider, Letícia Comunicação Comunicação nas organizações Gestão escolar |
title_short |
Comunicação informal: modos de escuta da gestão escolar |
title_full |
Comunicação informal: modos de escuta da gestão escolar |
title_fullStr |
Comunicação informal: modos de escuta da gestão escolar |
title_full_unstemmed |
Comunicação informal: modos de escuta da gestão escolar |
title_sort |
Comunicação informal: modos de escuta da gestão escolar |
author |
Schneider, Letícia |
author_facet |
Schneider, Letícia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camargo, Edson Carpes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Letícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Comunicação nas organizações Gestão escolar |
topic |
Comunicação Comunicação nas organizações Gestão escolar |
description |
O propósito desta pesquisa é investigar se os gestores, de uma escola específica, possuem estratégias de comunicação formal e/ou informal. Percebendo a importância da comunicação dentro de um ambiente escolar; e de que maneira isto influencia no convívio diário dos servidores, relacionando as informações práticas com as teorias explicitadas por pesquisadores da área. Esta pesquisa traz a temática para a gestão escolar, tendo em vista, as práticas observadas durante a vida profissional da autora da mesma. Como processo de pesquisa, optou-se pelo estudo de caso, tomando como lócus uma instituição de ensino infantil localizada na região da Serra Gaúcha, constituída por 120 estudantes e 13 professores/auxiliares. de Hoy (2015), Ferreira (2004), Flatley; Rentz; Lentz (2015), Lück (2009), Lima (2015), dentre outros, os quais abordam a área de gestão organizacional e gestão democrática. Os dados empíricos foram coletados por meio de uma entrevista com os gestores e um questionário online para os demais colaboradores da escola. Os resultados apontaram que a gestão pesquisada acredita ter uma democracia instaurada, mas, isto nem sempre é percebido pelos colaboradores. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-08-11T00:53:55Z 2021-08-11T00:53:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/397 |
url |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/397 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFRS instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFRS |
collection |
Repositório Institucional do IFRS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifrs.edu.br |
_version_ |
1810022016950992896 |