Educação matemática e formação continuada de professores : caminhos por onde andamos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buffon, Luana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/382
Resumo: A formação continuada de professores é uma temática constante em eventos de educação promovidos mundialmente e presente em publicações de teóricos da área de educação. Ela pode ser vista como uma forma de problematizar a docência e possibilitar a melhoria da qualidade da educação escolar. Este artigo discorre sobre uma proposta de formação continuada de professores de 5º ano do Ensino Fundamental de Bento Gonçalves e região, elaborada por um grupo de estudantes do Curso de Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica, denominado Pro Mat 5º ano. O enfoque da intervenção foi problematizar o ensino dos conteúdos de matemática propostos para essa etapa de ensino e discutir, a partir das dificuldades expressas pelos docentes no processo de ensino e de aprendizagem dos mesmos, outras possibilidades para a educação matemática escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A ação teve 54 participantes. A pesquisa desenvolveu-se na perspectiva da pesquisa-ação crítico-colaborativa. A produção dos dados contou com um questionário respondido no ato da inscrição, observação participante durante os encontros, acompanhamento do processo através das narrativas expressas no diário de bordo realizado a cada encontro. Os dados foram analisados a partir da perspectiva da educação matemática e da aprendizagem significativa. A oportunidade de olhar para a formação de professores que ensinam matemática na Educação Básica a partir da gestão do processo possibilitou às estudantes do curso Pós-Graduação a articulação entre saberes profissionais e saberes acadêmicos. Para os participantes, a ação representou, além de um momento de formação e troca de saberes profissionais, momentos de aprendizagem significativa do conteúdo de matemática praticado na etapa de ensino em questão.
id IFRS-4_7b9fc812ad6aedabc006e641319f60fc
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/382
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Educação matemática e formação continuada de professores : caminhos por onde andamosMatemáticaEducação - Estudo e ensinoAprendizagemFormação profissionalA formação continuada de professores é uma temática constante em eventos de educação promovidos mundialmente e presente em publicações de teóricos da área de educação. Ela pode ser vista como uma forma de problematizar a docência e possibilitar a melhoria da qualidade da educação escolar. Este artigo discorre sobre uma proposta de formação continuada de professores de 5º ano do Ensino Fundamental de Bento Gonçalves e região, elaborada por um grupo de estudantes do Curso de Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica, denominado Pro Mat 5º ano. O enfoque da intervenção foi problematizar o ensino dos conteúdos de matemática propostos para essa etapa de ensino e discutir, a partir das dificuldades expressas pelos docentes no processo de ensino e de aprendizagem dos mesmos, outras possibilidades para a educação matemática escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A ação teve 54 participantes. A pesquisa desenvolveu-se na perspectiva da pesquisa-ação crítico-colaborativa. A produção dos dados contou com um questionário respondido no ato da inscrição, observação participante durante os encontros, acompanhamento do processo através das narrativas expressas no diário de bordo realizado a cada encontro. Os dados foram analisados a partir da perspectiva da educação matemática e da aprendizagem significativa. A oportunidade de olhar para a formação de professores que ensinam matemática na Educação Básica a partir da gestão do processo possibilitou às estudantes do curso Pós-Graduação a articulação entre saberes profissionais e saberes acadêmicos. Para os participantes, a ação representou, além de um momento de formação e troca de saberes profissionais, momentos de aprendizagem significativa do conteúdo de matemática praticado na etapa de ensino em questão.Zorzi, FernandaBuffon, Luana2021-08-05T00:16:22Z2021-08-05T00:16:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/382porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-11-18T17:58:30Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/382Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-11-18T17:58:30Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação matemática e formação continuada de professores : caminhos por onde andamos
title Educação matemática e formação continuada de professores : caminhos por onde andamos
spellingShingle Educação matemática e formação continuada de professores : caminhos por onde andamos
Buffon, Luana
Matemática
Educação - Estudo e ensino
Aprendizagem
Formação profissional
title_short Educação matemática e formação continuada de professores : caminhos por onde andamos
title_full Educação matemática e formação continuada de professores : caminhos por onde andamos
title_fullStr Educação matemática e formação continuada de professores : caminhos por onde andamos
title_full_unstemmed Educação matemática e formação continuada de professores : caminhos por onde andamos
title_sort Educação matemática e formação continuada de professores : caminhos por onde andamos
author Buffon, Luana
author_facet Buffon, Luana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zorzi, Fernanda
dc.contributor.author.fl_str_mv Buffon, Luana
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Educação - Estudo e ensino
Aprendizagem
Formação profissional
topic Matemática
Educação - Estudo e ensino
Aprendizagem
Formação profissional
description A formação continuada de professores é uma temática constante em eventos de educação promovidos mundialmente e presente em publicações de teóricos da área de educação. Ela pode ser vista como uma forma de problematizar a docência e possibilitar a melhoria da qualidade da educação escolar. Este artigo discorre sobre uma proposta de formação continuada de professores de 5º ano do Ensino Fundamental de Bento Gonçalves e região, elaborada por um grupo de estudantes do Curso de Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica, denominado Pro Mat 5º ano. O enfoque da intervenção foi problematizar o ensino dos conteúdos de matemática propostos para essa etapa de ensino e discutir, a partir das dificuldades expressas pelos docentes no processo de ensino e de aprendizagem dos mesmos, outras possibilidades para a educação matemática escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A ação teve 54 participantes. A pesquisa desenvolveu-se na perspectiva da pesquisa-ação crítico-colaborativa. A produção dos dados contou com um questionário respondido no ato da inscrição, observação participante durante os encontros, acompanhamento do processo através das narrativas expressas no diário de bordo realizado a cada encontro. Os dados foram analisados a partir da perspectiva da educação matemática e da aprendizagem significativa. A oportunidade de olhar para a formação de professores que ensinam matemática na Educação Básica a partir da gestão do processo possibilitou às estudantes do curso Pós-Graduação a articulação entre saberes profissionais e saberes acadêmicos. Para os participantes, a ação representou, além de um momento de formação e troca de saberes profissionais, momentos de aprendizagem significativa do conteúdo de matemática praticado na etapa de ensino em questão.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-05T00:16:22Z
2021-08-05T00:16:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/382
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1813897513535537152