Educação matemática e formação continuada de professores : caminhos por onde andamos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/382 |
Resumo: | A formação continuada de professores é uma temática constante em eventos de educação promovidos mundialmente e presente em publicações de teóricos da área de educação. Ela pode ser vista como uma forma de problematizar a docência e possibilitar a melhoria da qualidade da educação escolar. Este artigo discorre sobre uma proposta de formação continuada de professores de 5º ano do Ensino Fundamental de Bento Gonçalves e região, elaborada por um grupo de estudantes do Curso de Especialização em Ensino de Matemática para a Educação Básica, denominado Pro Mat 5º ano. O enfoque da intervenção foi problematizar o ensino dos conteúdos de matemática propostos para essa etapa de ensino e discutir, a partir das dificuldades expressas pelos docentes no processo de ensino e de aprendizagem dos mesmos, outras possibilidades para a educação matemática escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A ação teve 54 participantes. A pesquisa desenvolveu-se na perspectiva da pesquisa-ação crítico-colaborativa. A produção dos dados contou com um questionário respondido no ato da inscrição, observação participante durante os encontros, acompanhamento do processo através das narrativas expressas no diário de bordo realizado a cada encontro. Os dados foram analisados a partir da perspectiva da educação matemática e da aprendizagem significativa. A oportunidade de olhar para a formação de professores que ensinam matemática na Educação Básica a partir da gestão do processo possibilitou às estudantes do curso Pós-Graduação a articulação entre saberes profissionais e saberes acadêmicos. Para os participantes, a ação representou, além de um momento de formação e troca de saberes profissionais, momentos de aprendizagem significativa do conteúdo de matemática praticado na etapa de ensino em questão. |
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