O exercício da participação da comunidade escolar na gestão de escolas de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zimmer, Michele
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/294
Resumo: A presente pesquisa teve como proposta a análise de como a participação da comunidade escolar se efetiva no contexto institucional, visando o exercício da gestão democrática participativa em duas Escolas de Educação Infantil do município de Feliz/RS. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, sendo que o principal instrumento para levantamento de dados foram as entrevistas individuais e semiestruturadas com três gestoras. Os dados coletados foram analisados e organizados em categorias, sendo elas: as concepções sobre gestão e participação; possibilidades de participação promovidas pela gestão; participação efetiva da comunidade escolar. O referencial teórico que guiou as reflexões acerca da participação e da proposta de gestão democrática foi fundamentalmente baseado em autores como: Bordonave (1983), Gadoti e Romão (2012), Gutierrez e Catani (2013), Libâneo (2001, 2004), Lück (1998, 2009, 2011) e Paro (2001). A pesquisa possibilitou identificar a proposta de gestão que é praticada nas Escolas, e paralelamente constatou que em ambas as Instituições a gestão é permeada de uma constante e forte participação. Além disso, a pesquisa também apontou, que o quesito participação dos pais, em alguns casos, necessita de um olhar mais amplo e de mais conscientização de sua prática.
id IFRS-4_85e11b941e757597c8bd9f1422256010
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/294
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling O exercício da participação da comunidade escolar na gestão de escolas de educação infantilEscolas - Organização e administraçãoEducação infantilEducação - Participação dos paisGestão democráticaA presente pesquisa teve como proposta a análise de como a participação da comunidade escolar se efetiva no contexto institucional, visando o exercício da gestão democrática participativa em duas Escolas de Educação Infantil do município de Feliz/RS. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, sendo que o principal instrumento para levantamento de dados foram as entrevistas individuais e semiestruturadas com três gestoras. Os dados coletados foram analisados e organizados em categorias, sendo elas: as concepções sobre gestão e participação; possibilidades de participação promovidas pela gestão; participação efetiva da comunidade escolar. O referencial teórico que guiou as reflexões acerca da participação e da proposta de gestão democrática foi fundamentalmente baseado em autores como: Bordonave (1983), Gadoti e Romão (2012), Gutierrez e Catani (2013), Libâneo (2001, 2004), Lück (1998, 2009, 2011) e Paro (2001). A pesquisa possibilitou identificar a proposta de gestão que é praticada nas Escolas, e paralelamente constatou que em ambas as Instituições a gestão é permeada de uma constante e forte participação. Além disso, a pesquisa também apontou, que o quesito participação dos pais, em alguns casos, necessita de um olhar mais amplo e de mais conscientização de sua prática.The present research had as proposal the analysis of how the participation of the school community is effective in the institutional context, aiming at the exercise of participative democratic management in two Schools of Infantile Education of the municipality of Feliz / RS. The study was characterized as a qualitative research, and the main instrument for data collection was the individual and semi-structured interviews with three managers. The collected data were analyzed and organized in four categories, being: conceptions about management and participation; possibilities of participation promoted by management; effective participation of the school community. The theoretical reference that guided the reflections about participation and the proposal of democratic management was fundamentally based on authors such as Bordonave (1983), Gadoti and Romão (2012), Gutierrez and Catani (2013), Libâneo (2001, 2004), Lück (1998, 2009, 2011) and Paro (2001). The research made it possible to identify the management proposal that is practiced in the Schools, and at the same time found that in both Institutions management is permeated by a constant and strong participation. In addition, the research also pointed out that the question of parental participation in some cases, it needs a broader look and more awareness of its practice.Antich, Andréia VeridianaZimmer, Michele2021-06-10T00:16:45Z2021-06-10T00:16:45Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/294porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2021-06-10T00:25:48Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/294Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-06-10T00:25:48Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O exercício da participação da comunidade escolar na gestão de escolas de educação infantil
title O exercício da participação da comunidade escolar na gestão de escolas de educação infantil
spellingShingle O exercício da participação da comunidade escolar na gestão de escolas de educação infantil
Zimmer, Michele
Escolas - Organização e administração
Educação infantil
Educação - Participação dos pais
Gestão democrática
title_short O exercício da participação da comunidade escolar na gestão de escolas de educação infantil
title_full O exercício da participação da comunidade escolar na gestão de escolas de educação infantil
title_fullStr O exercício da participação da comunidade escolar na gestão de escolas de educação infantil
title_full_unstemmed O exercício da participação da comunidade escolar na gestão de escolas de educação infantil
title_sort O exercício da participação da comunidade escolar na gestão de escolas de educação infantil
author Zimmer, Michele
author_facet Zimmer, Michele
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Antich, Andréia Veridiana
dc.contributor.author.fl_str_mv Zimmer, Michele
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Educação infantil
Educação - Participação dos pais
Gestão democrática
topic Escolas - Organização e administração
Educação infantil
Educação - Participação dos pais
Gestão democrática
description A presente pesquisa teve como proposta a análise de como a participação da comunidade escolar se efetiva no contexto institucional, visando o exercício da gestão democrática participativa em duas Escolas de Educação Infantil do município de Feliz/RS. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, sendo que o principal instrumento para levantamento de dados foram as entrevistas individuais e semiestruturadas com três gestoras. Os dados coletados foram analisados e organizados em categorias, sendo elas: as concepções sobre gestão e participação; possibilidades de participação promovidas pela gestão; participação efetiva da comunidade escolar. O referencial teórico que guiou as reflexões acerca da participação e da proposta de gestão democrática foi fundamentalmente baseado em autores como: Bordonave (1983), Gadoti e Romão (2012), Gutierrez e Catani (2013), Libâneo (2001, 2004), Lück (1998, 2009, 2011) e Paro (2001). A pesquisa possibilitou identificar a proposta de gestão que é praticada nas Escolas, e paralelamente constatou que em ambas as Instituições a gestão é permeada de uma constante e forte participação. Além disso, a pesquisa também apontou, que o quesito participação dos pais, em alguns casos, necessita de um olhar mais amplo e de mais conscientização de sua prática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-06-10T00:16:45Z
2021-06-10T00:16:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/294
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/294
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1810022016512688128