Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Camila Vanessa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/398
Resumo: O estudo aborda as percepções da equipe de trabalho técnico sobre a sua contribuição para o processo educativo de uma escola do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul (RS). Nesta análise, considera-se equipe de trabalho técnico os/as profissionais da escola que não compõem nem o corpo docente, nem a gestão, podendo ser profissionais dos diversos setores que constituem a escola – administrativo (secretário/a, assistente financeiro), apoio manual (cozinheiro/a, higienizador/a, zelador/a) e apoio educativo (monitor/a), com base na classificação proposta por Tardif e Levasseur (2011). Considerando o trabalho coletivo dos diversos profissionais que constituem o espaço escolar como elemento essencial para a formação de sujeitos críticos, participativos e democráticos, a questão problematizadora deste estudo centra-se em como os integrantes da equipe de trabalho técnico percebem a contribuição do seu fazer cotidiano para o processo educativo. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar como a equipe de trabalho técnico de uma escola do Vale do Caí/RS se percebe e é percebida no processo educativo, incluindo a percepção da gestão da escola. Caracteriza-se como um estudo de caso, sendo que a coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com sujeitos que compõem a equipe de trabalho técnico e a gestão da escola. A técnica de análise de dados utilizada foi análise de conteúdo, com base em Bardin (2014). Os resultados envolveram a análise do processo de gestão da escola pesquisada, bem como as percepções sobre o papel da equipe de trabalho técnico no processo educativo e a contribuição da gestão escolar para a efetiva participação de todos/as neste processo, evidenciando uma necessidade de maiores oportunidades de qualificação da equipe técnica, bem como a existência de uma hierarquização entre o trabalho técnico escolar e o trabalho docente.
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