Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schmitz, Camila Vanessa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/398
Resumo: O estudo aborda as percepções da equipe de trabalho técnico sobre a sua contribuição para o processo educativo de uma escola do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul (RS). Nesta análise, considera-se equipe de trabalho técnico os/as profissionais da escola que não compõem nem o corpo docente, nem a gestão, podendo ser profissionais dos diversos setores que constituem a escola – administrativo (secretário/a, assistente financeiro), apoio manual (cozinheiro/a, higienizador/a, zelador/a) e apoio educativo (monitor/a), com base na classificação proposta por Tardif e Levasseur (2011). Considerando o trabalho coletivo dos diversos profissionais que constituem o espaço escolar como elemento essencial para a formação de sujeitos críticos, participativos e democráticos, a questão problematizadora deste estudo centra-se em como os integrantes da equipe de trabalho técnico percebem a contribuição do seu fazer cotidiano para o processo educativo. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar como a equipe de trabalho técnico de uma escola do Vale do Caí/RS se percebe e é percebida no processo educativo, incluindo a percepção da gestão da escola. Caracteriza-se como um estudo de caso, sendo que a coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com sujeitos que compõem a equipe de trabalho técnico e a gestão da escola. A técnica de análise de dados utilizada foi análise de conteúdo, com base em Bardin (2014). Os resultados envolveram a análise do processo de gestão da escola pesquisada, bem como as percepções sobre o papel da equipe de trabalho técnico no processo educativo e a contribuição da gestão escolar para a efetiva participação de todos/as neste processo, evidenciando uma necessidade de maiores oportunidades de qualificação da equipe técnica, bem como a existência de uma hierarquização entre o trabalho técnico escolar e o trabalho docente.
id IFRS-4_876a7b887439d488fdb9db66e23c6247
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/398
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativoEscolas - Organização e administraçãoEquipe de trabalhoCultura organizacionalGestão escolarO estudo aborda as percepções da equipe de trabalho técnico sobre a sua contribuição para o processo educativo de uma escola do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul (RS). Nesta análise, considera-se equipe de trabalho técnico os/as profissionais da escola que não compõem nem o corpo docente, nem a gestão, podendo ser profissionais dos diversos setores que constituem a escola – administrativo (secretário/a, assistente financeiro), apoio manual (cozinheiro/a, higienizador/a, zelador/a) e apoio educativo (monitor/a), com base na classificação proposta por Tardif e Levasseur (2011). Considerando o trabalho coletivo dos diversos profissionais que constituem o espaço escolar como elemento essencial para a formação de sujeitos críticos, participativos e democráticos, a questão problematizadora deste estudo centra-se em como os integrantes da equipe de trabalho técnico percebem a contribuição do seu fazer cotidiano para o processo educativo. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar como a equipe de trabalho técnico de uma escola do Vale do Caí/RS se percebe e é percebida no processo educativo, incluindo a percepção da gestão da escola. Caracteriza-se como um estudo de caso, sendo que a coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com sujeitos que compõem a equipe de trabalho técnico e a gestão da escola. A técnica de análise de dados utilizada foi análise de conteúdo, com base em Bardin (2014). Os resultados envolveram a análise do processo de gestão da escola pesquisada, bem como as percepções sobre o papel da equipe de trabalho técnico no processo educativo e a contribuição da gestão escolar para a efetiva participação de todos/as neste processo, evidenciando uma necessidade de maiores oportunidades de qualificação da equipe técnica, bem como a existência de uma hierarquização entre o trabalho técnico escolar e o trabalho docente.The study approaches the perceptions of the technical work team about your contribution to the educational process of a school from Vale do Caí, in Rio Grande do Sul (RS). In this analyze, it is considered technical work team the professionals of the school that don’t compose neither the faculty, neither the management, can be professionals from the various sectors that constitue the school – administrative (secretary, financial assistant), manual support (cooker, sanitizer, caretaker) and educacional support (monitor), based on the classification proposed by Tardif and Levasseur (2011). Considering the collective work of the various professionals who constitute the school space as essential element for the formation of critical, participatory and democratic subjects, the problematic question of this study focuses on how the members of the technical work team perceive the contribution of their daily work for the educational process? The objective of this study was to identify how the technical work team of a school in Vale do Caí/RS perceives itself and is perceived in the educational process, including the perception of school management. It’s characterized as a case study, and the data collection took place from semi-structured interviews with subjects who composes the technical work team and the school management. The data analysis technique used was contente analysis, based on Bardin (2014). The results involved the analysis of the management process of the researched school, as well as the perceptions about the role of the technical work team in the pedagogical process and the contribution of school management to the effective participation of all in this process, evidencing a need for greater theoretical qualification opportunities for the technical team, as well as the existence of a hierarchy between school technical work and teaching work.Camargo, Edson CarpesSchmitz, Camila Vanessa2021-08-12T23:35:00Z2021-08-12T23:35:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2021-08-12T23:49:54Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/398Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-08-12T23:49:54Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo
title Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo
spellingShingle Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo
Schmitz, Camila Vanessa
Escolas - Organização e administração
Equipe de trabalho
Cultura organizacional
Gestão escolar
title_short Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo
title_full Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo
title_fullStr Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo
title_full_unstemmed Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo
title_sort Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo
author Schmitz, Camila Vanessa
author_facet Schmitz, Camila Vanessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Camargo, Edson Carpes
dc.contributor.author.fl_str_mv Schmitz, Camila Vanessa
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas - Organização e administração
Equipe de trabalho
Cultura organizacional
Gestão escolar
topic Escolas - Organização e administração
Equipe de trabalho
Cultura organizacional
Gestão escolar
description O estudo aborda as percepções da equipe de trabalho técnico sobre a sua contribuição para o processo educativo de uma escola do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul (RS). Nesta análise, considera-se equipe de trabalho técnico os/as profissionais da escola que não compõem nem o corpo docente, nem a gestão, podendo ser profissionais dos diversos setores que constituem a escola – administrativo (secretário/a, assistente financeiro), apoio manual (cozinheiro/a, higienizador/a, zelador/a) e apoio educativo (monitor/a), com base na classificação proposta por Tardif e Levasseur (2011). Considerando o trabalho coletivo dos diversos profissionais que constituem o espaço escolar como elemento essencial para a formação de sujeitos críticos, participativos e democráticos, a questão problematizadora deste estudo centra-se em como os integrantes da equipe de trabalho técnico percebem a contribuição do seu fazer cotidiano para o processo educativo. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar como a equipe de trabalho técnico de uma escola do Vale do Caí/RS se percebe e é percebida no processo educativo, incluindo a percepção da gestão da escola. Caracteriza-se como um estudo de caso, sendo que a coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com sujeitos que compõem a equipe de trabalho técnico e a gestão da escola. A técnica de análise de dados utilizada foi análise de conteúdo, com base em Bardin (2014). Os resultados envolveram a análise do processo de gestão da escola pesquisada, bem como as percepções sobre o papel da equipe de trabalho técnico no processo educativo e a contribuição da gestão escolar para a efetiva participação de todos/as neste processo, evidenciando uma necessidade de maiores oportunidades de qualificação da equipe técnica, bem como a existência de uma hierarquização entre o trabalho técnico escolar e o trabalho docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-08-12T23:35:00Z
2021-08-12T23:35:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/398
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1813897512596013056