Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/398 |
Resumo: | O estudo aborda as percepções da equipe de trabalho técnico sobre a sua contribuição para o processo educativo de uma escola do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul (RS). Nesta análise, considera-se equipe de trabalho técnico os/as profissionais da escola que não compõem nem o corpo docente, nem a gestão, podendo ser profissionais dos diversos setores que constituem a escola – administrativo (secretário/a, assistente financeiro), apoio manual (cozinheiro/a, higienizador/a, zelador/a) e apoio educativo (monitor/a), com base na classificação proposta por Tardif e Levasseur (2011). Considerando o trabalho coletivo dos diversos profissionais que constituem o espaço escolar como elemento essencial para a formação de sujeitos críticos, participativos e democráticos, a questão problematizadora deste estudo centra-se em como os integrantes da equipe de trabalho técnico percebem a contribuição do seu fazer cotidiano para o processo educativo. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar como a equipe de trabalho técnico de uma escola do Vale do Caí/RS se percebe e é percebida no processo educativo, incluindo a percepção da gestão da escola. Caracteriza-se como um estudo de caso, sendo que a coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com sujeitos que compõem a equipe de trabalho técnico e a gestão da escola. A técnica de análise de dados utilizada foi análise de conteúdo, com base em Bardin (2014). Os resultados envolveram a análise do processo de gestão da escola pesquisada, bem como as percepções sobre o papel da equipe de trabalho técnico no processo educativo e a contribuição da gestão escolar para a efetiva participação de todos/as neste processo, evidenciando uma necessidade de maiores oportunidades de qualificação da equipe técnica, bem como a existência de uma hierarquização entre o trabalho técnico escolar e o trabalho docente. |
id |
IFRS-4_876a7b887439d488fdb9db66e23c6247 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/398 |
network_acronym_str |
IFRS-4 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFRS |
repository_id_str |
|
spelling |
Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativoEscolas - Organização e administraçãoEquipe de trabalhoCultura organizacionalGestão escolarO estudo aborda as percepções da equipe de trabalho técnico sobre a sua contribuição para o processo educativo de uma escola do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul (RS). Nesta análise, considera-se equipe de trabalho técnico os/as profissionais da escola que não compõem nem o corpo docente, nem a gestão, podendo ser profissionais dos diversos setores que constituem a escola – administrativo (secretário/a, assistente financeiro), apoio manual (cozinheiro/a, higienizador/a, zelador/a) e apoio educativo (monitor/a), com base na classificação proposta por Tardif e Levasseur (2011). Considerando o trabalho coletivo dos diversos profissionais que constituem o espaço escolar como elemento essencial para a formação de sujeitos críticos, participativos e democráticos, a questão problematizadora deste estudo centra-se em como os integrantes da equipe de trabalho técnico percebem a contribuição do seu fazer cotidiano para o processo educativo. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar como a equipe de trabalho técnico de uma escola do Vale do Caí/RS se percebe e é percebida no processo educativo, incluindo a percepção da gestão da escola. Caracteriza-se como um estudo de caso, sendo que a coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com sujeitos que compõem a equipe de trabalho técnico e a gestão da escola. A técnica de análise de dados utilizada foi análise de conteúdo, com base em Bardin (2014). Os resultados envolveram a análise do processo de gestão da escola pesquisada, bem como as percepções sobre o papel da equipe de trabalho técnico no processo educativo e a contribuição da gestão escolar para a efetiva participação de todos/as neste processo, evidenciando uma necessidade de maiores oportunidades de qualificação da equipe técnica, bem como a existência de uma hierarquização entre o trabalho técnico escolar e o trabalho docente.The study approaches the perceptions of the technical work team about your contribution to the educational process of a school from Vale do Caí, in Rio Grande do Sul (RS). In this analyze, it is considered technical work team the professionals of the school that don’t compose neither the faculty, neither the management, can be professionals from the various sectors that constitue the school – administrative (secretary, financial assistant), manual support (cooker, sanitizer, caretaker) and educacional support (monitor), based on the classification proposed by Tardif and Levasseur (2011). Considering the collective work of the various professionals who constitute the school space as essential element for the formation of critical, participatory and democratic subjects, the problematic question of this study focuses on how the members of the technical work team perceive the contribution of their daily work for the educational process? The objective of this study was to identify how the technical work team of a school in Vale do Caí/RS perceives itself and is perceived in the educational process, including the perception of school management. It’s characterized as a case study, and the data collection took place from semi-structured interviews with subjects who composes the technical work team and the school management. The data analysis technique used was contente analysis, based on Bardin (2014). The results involved the analysis of the management process of the researched school, as well as the perceptions about the role of the technical work team in the pedagogical process and the contribution of school management to the effective participation of all in this process, evidencing a need for greater theoretical qualification opportunities for the technical team, as well as the existence of a hierarchy between school technical work and teaching work.Camargo, Edson CarpesSchmitz, Camila Vanessa2021-08-12T23:35:00Z2021-08-12T23:35:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/398porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2021-08-12T23:49:54Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/398Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-08-12T23:49:54Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo |
title |
Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo |
spellingShingle |
Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo Schmitz, Camila Vanessa Escolas - Organização e administração Equipe de trabalho Cultura organizacional Gestão escolar |
title_short |
Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo |
title_full |
Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo |
title_fullStr |
Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo |
title_full_unstemmed |
Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo |
title_sort |
Elementos para uma gestão participativa: a equipe de trabalho técnico no processo educativo |
author |
Schmitz, Camila Vanessa |
author_facet |
Schmitz, Camila Vanessa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Camargo, Edson Carpes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmitz, Camila Vanessa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolas - Organização e administração Equipe de trabalho Cultura organizacional Gestão escolar |
topic |
Escolas - Organização e administração Equipe de trabalho Cultura organizacional Gestão escolar |
description |
O estudo aborda as percepções da equipe de trabalho técnico sobre a sua contribuição para o processo educativo de uma escola do Vale do Caí, no Rio Grande do Sul (RS). Nesta análise, considera-se equipe de trabalho técnico os/as profissionais da escola que não compõem nem o corpo docente, nem a gestão, podendo ser profissionais dos diversos setores que constituem a escola – administrativo (secretário/a, assistente financeiro), apoio manual (cozinheiro/a, higienizador/a, zelador/a) e apoio educativo (monitor/a), com base na classificação proposta por Tardif e Levasseur (2011). Considerando o trabalho coletivo dos diversos profissionais que constituem o espaço escolar como elemento essencial para a formação de sujeitos críticos, participativos e democráticos, a questão problematizadora deste estudo centra-se em como os integrantes da equipe de trabalho técnico percebem a contribuição do seu fazer cotidiano para o processo educativo. Assim, o objetivo deste estudo foi identificar como a equipe de trabalho técnico de uma escola do Vale do Caí/RS se percebe e é percebida no processo educativo, incluindo a percepção da gestão da escola. Caracteriza-se como um estudo de caso, sendo que a coleta de dados se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com sujeitos que compõem a equipe de trabalho técnico e a gestão da escola. A técnica de análise de dados utilizada foi análise de conteúdo, com base em Bardin (2014). Os resultados envolveram a análise do processo de gestão da escola pesquisada, bem como as percepções sobre o papel da equipe de trabalho técnico no processo educativo e a contribuição da gestão escolar para a efetiva participação de todos/as neste processo, evidenciando uma necessidade de maiores oportunidades de qualificação da equipe técnica, bem como a existência de uma hierarquização entre o trabalho técnico escolar e o trabalho docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-08-12T23:35:00Z 2021-08-12T23:35:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/398 |
url |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/398 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFRS instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFRS |
collection |
Repositório Institucional do IFRS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifrs.edu.br |
_version_ |
1813897512596013056 |