A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muhala, Joaquim Domingos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Canepa, Ricardo do Rosário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50632
Resumo: A gestão participativa assenta na compreensão de que o alcance dos objetivos educacionais, no seu sentido mais amplo, depende da canalização e do emprego adequado da energia dinâmica das relações interpessoais que ocorrem no contexto da organização escolar, com responsabilidades entendidas e assumidas por seus membros, num empenho coletivo em torno da sua realização. Esta investigação enfatiza o entendimento da gestão participativa como instrumento de melhoria à organização e gestão escolar. O estudo foi realizado no Instituto Politécnico de Ondjiva  (IPO) e  tem como objetivo: Contribuir para a melhoria da Gestão do (IPO), a partir da implementação de um Modelo de Gestão democrático/participativo. Foram inquiridos os funcionários da instituição, concretamente docentes, através de um questionário que contém questões sobre os dados sócio demográficos e da percepção que os funcionários possuem sobre a gestão participativa. A natureza da pesquisa é Quantitativa. Com este trabalho esperamos contribuir com sugestões no que parecerá ser possível para melhorar a atual situação, na ideia de que o IPO proporcionará o desenvolvimento de competências nos seus alunos através de uma gestão mais participativa.
id VERACRUZ-0_319cb11da8b3a4d2c2c76c3bdfb5733e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50632
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO)A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO)administraçãoadministraçãogestão escolargestão escolarorganizaçãoorganizaçãoadministraçãoadministraçãogestão escolargestão escolarorganizaçãoorganizaçãoA gestão participativa assenta na compreensão de que o alcance dos objetivos educacionais, no seu sentido mais amplo, depende da canalização e do emprego adequado da energia dinâmica das relações interpessoais que ocorrem no contexto da organização escolar, com responsabilidades entendidas e assumidas por seus membros, num empenho coletivo em torno da sua realização. Esta investigação enfatiza o entendimento da gestão participativa como instrumento de melhoria à organização e gestão escolar. O estudo foi realizado no Instituto Politécnico de Ondjiva  (IPO) e  tem como objetivo: Contribuir para a melhoria da Gestão do (IPO), a partir da implementação de um Modelo de Gestão democrático/participativo. Foram inquiridos os funcionários da instituição, concretamente docentes, através de um questionário que contém questões sobre os dados sócio demográficos e da percepção que os funcionários possuem sobre a gestão participativa. A natureza da pesquisa é Quantitativa. Com este trabalho esperamos contribuir com sugestões no que parecerá ser possível para melhorar a atual situação, na ideia de que o IPO proporcionará o desenvolvimento de competências nos seus alunos através de uma gestão mais participativa.A gestão participativa assenta na compreensão de que o alcance dos objetivos educacionais, no seu sentido mais amplo, depende da canalização e do emprego adequado da energia dinâmica das relações interpessoais que ocorrem no contexto da organização escolar, com responsabilidades entendidas e assumidas por seus membros, num empenho coletivo em torno da sua realização. Esta investigação enfatiza o entendimento da gestão participativa como instrumento de melhoria à organização e gestão escolar. O estudo foi realizado no Instituto Politécnico de Ondjiva  (IPO) e  tem como objetivo: Contribuir para a melhoria da Gestão do (IPO), a partir da implementação de um Modelo de Gestão democrático/participativo. Foram inquiridos os funcionários da instituição, concretamente docentes, através de um questionário que contém questões sobre os dados sócio demográficos e da percepção que os funcionários possuem sobre a gestão participativa. A natureza da pesquisa é Quantitativa. Com este trabalho esperamos contribuir com sugestões no que parecerá ser possível para melhorar a atual situação, na ideia de que o IPO proporcionará o desenvolvimento de competências nos seus alunos através de uma gestão mais participativa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5063210.34117/bjdv8n7-315Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 53842-53857Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 53842-53857Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 53842-538572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50632/38029Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuhala, Joaquim DomingosCanepa, Ricardo do Rosário2022-07-27T18:39:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50632Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:08.549671Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO)
A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO)
title A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO)
spellingShingle A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO)
Muhala, Joaquim Domingos
administração
administração
gestão escolar
gestão escolar
organização
organização
administração
administração
gestão escolar
gestão escolar
organização
organização
title_short A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO)
title_full A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO)
title_fullStr A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO)
title_full_unstemmed A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO)
title_sort A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO)
author Muhala, Joaquim Domingos
author_facet Muhala, Joaquim Domingos
Canepa, Ricardo do Rosário
author_role author
author2 Canepa, Ricardo do Rosário
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muhala, Joaquim Domingos
Canepa, Ricardo do Rosário
dc.subject.por.fl_str_mv administração
administração
gestão escolar
gestão escolar
organização
organização
administração
administração
gestão escolar
gestão escolar
organização
organização
topic administração
administração
gestão escolar
gestão escolar
organização
organização
administração
administração
gestão escolar
gestão escolar
organização
organização
description A gestão participativa assenta na compreensão de que o alcance dos objetivos educacionais, no seu sentido mais amplo, depende da canalização e do emprego adequado da energia dinâmica das relações interpessoais que ocorrem no contexto da organização escolar, com responsabilidades entendidas e assumidas por seus membros, num empenho coletivo em torno da sua realização. Esta investigação enfatiza o entendimento da gestão participativa como instrumento de melhoria à organização e gestão escolar. O estudo foi realizado no Instituto Politécnico de Ondjiva  (IPO) e  tem como objetivo: Contribuir para a melhoria da Gestão do (IPO), a partir da implementação de um Modelo de Gestão democrático/participativo. Foram inquiridos os funcionários da instituição, concretamente docentes, através de um questionário que contém questões sobre os dados sócio demográficos e da percepção que os funcionários possuem sobre a gestão participativa. A natureza da pesquisa é Quantitativa. Com este trabalho esperamos contribuir com sugestões no que parecerá ser possível para melhorar a atual situação, na ideia de que o IPO proporcionará o desenvolvimento de competências nos seus alunos através de uma gestão mais participativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50632
10.34117/bjdv8n7-315
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50632
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50632/38029
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 53842-53857
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 53842-53857
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 53842-53857
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645605792120832