A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50632 |
Resumo: | A gestão participativa assenta na compreensão de que o alcance dos objetivos educacionais, no seu sentido mais amplo, depende da canalização e do emprego adequado da energia dinâmica das relações interpessoais que ocorrem no contexto da organização escolar, com responsabilidades entendidas e assumidas por seus membros, num empenho coletivo em torno da sua realização. Esta investigação enfatiza o entendimento da gestão participativa como instrumento de melhoria à organização e gestão escolar. O estudo foi realizado no Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO) e tem como objetivo: Contribuir para a melhoria da Gestão do (IPO), a partir da implementação de um Modelo de Gestão democrático/participativo. Foram inquiridos os funcionários da instituição, concretamente docentes, através de um questionário que contém questões sobre os dados sócio demográficos e da percepção que os funcionários possuem sobre a gestão participativa. A natureza da pesquisa é Quantitativa. Com este trabalho esperamos contribuir com sugestões no que parecerá ser possível para melhorar a atual situação, na ideia de que o IPO proporcionará o desenvolvimento de competências nos seus alunos através de uma gestão mais participativa. |
id |
VERACRUZ-0_319cb11da8b3a4d2c2c76c3bdfb5733e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50632 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO)A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO)administraçãoadministraçãogestão escolargestão escolarorganizaçãoorganizaçãoadministraçãoadministraçãogestão escolargestão escolarorganizaçãoorganizaçãoA gestão participativa assenta na compreensão de que o alcance dos objetivos educacionais, no seu sentido mais amplo, depende da canalização e do emprego adequado da energia dinâmica das relações interpessoais que ocorrem no contexto da organização escolar, com responsabilidades entendidas e assumidas por seus membros, num empenho coletivo em torno da sua realização. Esta investigação enfatiza o entendimento da gestão participativa como instrumento de melhoria à organização e gestão escolar. O estudo foi realizado no Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO) e tem como objetivo: Contribuir para a melhoria da Gestão do (IPO), a partir da implementação de um Modelo de Gestão democrático/participativo. Foram inquiridos os funcionários da instituição, concretamente docentes, através de um questionário que contém questões sobre os dados sócio demográficos e da percepção que os funcionários possuem sobre a gestão participativa. A natureza da pesquisa é Quantitativa. Com este trabalho esperamos contribuir com sugestões no que parecerá ser possível para melhorar a atual situação, na ideia de que o IPO proporcionará o desenvolvimento de competências nos seus alunos através de uma gestão mais participativa.A gestão participativa assenta na compreensão de que o alcance dos objetivos educacionais, no seu sentido mais amplo, depende da canalização e do emprego adequado da energia dinâmica das relações interpessoais que ocorrem no contexto da organização escolar, com responsabilidades entendidas e assumidas por seus membros, num empenho coletivo em torno da sua realização. Esta investigação enfatiza o entendimento da gestão participativa como instrumento de melhoria à organização e gestão escolar. O estudo foi realizado no Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO) e tem como objetivo: Contribuir para a melhoria da Gestão do (IPO), a partir da implementação de um Modelo de Gestão democrático/participativo. Foram inquiridos os funcionários da instituição, concretamente docentes, através de um questionário que contém questões sobre os dados sócio demográficos e da percepção que os funcionários possuem sobre a gestão participativa. A natureza da pesquisa é Quantitativa. Com este trabalho esperamos contribuir com sugestões no que parecerá ser possível para melhorar a atual situação, na ideia de que o IPO proporcionará o desenvolvimento de competências nos seus alunos através de uma gestão mais participativa.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5063210.34117/bjdv8n7-315Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 53842-53857Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 53842-53857Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 53842-538572525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50632/38029Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuhala, Joaquim DomingosCanepa, Ricardo do Rosário2022-07-27T18:39:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50632Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:08.549671Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO) A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO) |
title |
A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO) |
spellingShingle |
A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO) Muhala, Joaquim Domingos administração administração gestão escolar gestão escolar organização organização administração administração gestão escolar gestão escolar organização organização |
title_short |
A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO) |
title_full |
A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO) |
title_fullStr |
A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO) |
title_full_unstemmed |
A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO) |
title_sort |
A gestão participativa como instrumento de melhoria da organização e gestão escolar: o caso do Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO): Participatory management as a tool to improve school organization and management: the case of the Polytechnic Institute of Ondjiva (IPO) |
author |
Muhala, Joaquim Domingos |
author_facet |
Muhala, Joaquim Domingos Canepa, Ricardo do Rosário |
author_role |
author |
author2 |
Canepa, Ricardo do Rosário |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muhala, Joaquim Domingos Canepa, Ricardo do Rosário |
dc.subject.por.fl_str_mv |
administração administração gestão escolar gestão escolar organização organização administração administração gestão escolar gestão escolar organização organização |
topic |
administração administração gestão escolar gestão escolar organização organização administração administração gestão escolar gestão escolar organização organização |
description |
A gestão participativa assenta na compreensão de que o alcance dos objetivos educacionais, no seu sentido mais amplo, depende da canalização e do emprego adequado da energia dinâmica das relações interpessoais que ocorrem no contexto da organização escolar, com responsabilidades entendidas e assumidas por seus membros, num empenho coletivo em torno da sua realização. Esta investigação enfatiza o entendimento da gestão participativa como instrumento de melhoria à organização e gestão escolar. O estudo foi realizado no Instituto Politécnico de Ondjiva (IPO) e tem como objetivo: Contribuir para a melhoria da Gestão do (IPO), a partir da implementação de um Modelo de Gestão democrático/participativo. Foram inquiridos os funcionários da instituição, concretamente docentes, através de um questionário que contém questões sobre os dados sócio demográficos e da percepção que os funcionários possuem sobre a gestão participativa. A natureza da pesquisa é Quantitativa. Com este trabalho esperamos contribuir com sugestões no que parecerá ser possível para melhorar a atual situação, na ideia de que o IPO proporcionará o desenvolvimento de competências nos seus alunos através de uma gestão mais participativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50632 10.34117/bjdv8n7-315 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50632 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n7-315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50632/38029 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 53842-53857 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 53842-53857 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 53842-53857 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645605792120832 |