O foco principal são as pessoas que estão dentro da escola: a gestão escolar e o trabalho em equipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lorenz, Ruth Flores
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/340
Resumo: Esta pesquisa, teórico-exploratória, analisa o tema da Gestão Escolar a partir das contribuições que os conceitos de trabalho em equipe e democracia podem fornecer à prática da gestão, em conjunto com respostas de gestoras dadas em entrevistas semiestruturadas. Considera a gestão escolar brasileira como decorrente de uma construção social e histórica, e por isso, entremeada por diferentes práticas e paradigmas, que acarretaram no enfraquecimento da proposta de gestão democrática. A partir da compreensão do paradigma de gestão escolar (LÜCK, 1997, 2009, 2013) e da democracia atual, procura encontrar meios de promover uma gestão de qualidade através do trabalho em equipe (MOSCOVICI, 1997; WEBER, GRISCI, 2010; CHIAVENATO, 2015), proposto como resposta às lacunas práticas da gestão democrática. Constata que o trabalho em equipe conversa com os fundamentos democráticos necessários à gestão, pois promove uma gestão compartilhada, baseada na responsabilidade de todos pela realização dos objetivos comuns. Este processo pode acontecer por meio de uma promoção de cultura organizacional (ROBBINS, 2005; LIBÂNEO, OLIVEIRA, TOSHI, 2012) que modifique atitudes e pensamentos, formando uma identidade. Esta pesquisa analisa também a experiência de gestoras de escolas estaduais da região da Serra Gaúcha, a partir de suas compreensões de trabalho em equipe e gestão democrática. Considerando a cultura organizacional das comunidades em que se inserem, as gestoras demonstram uma gestão que envolva e responsabilize a comunidade escolar pode acontecer respeitando-se a cultura de cada lugar. Considerando que a cultura organizacional é promovida pelas pessoas que compõem uma instituição, e que atitudes podem ser mudadas, a proposta de trabalho em equipe se torna uma sugestão metodológica para as práticas de gestão escolar brasileira.
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