Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Mateus Magnun Antunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/661
Resumo: Atualmente, a sociedade sofre os reflexos da pandemia do coronavírus que assola o mundo, trazendo insegurança para as pessoas e grandes desafios para os gestores. Com os decretos impostos, muitos estabelecimentos obrigaram-se a fechar as portas. Porém, o setor farmacêutico, por ser considerado essencial, teve o privilégio de continuar com as portas abertas. De todo modo, este setor precisou adaptar suas estratégias de marketing para vencer os desafios impostos pela pandemia. Este trabalho busca compreender quais estratégias de marketing foram utilizadas pelas farmácias da cidade de Nova Prata-RS durante a pandemia da Covid-19 e qual foi o impacto neste setor. Para isto foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Foram realizadas sete entrevistas com os responsáveis por tomar decisões estratégicas nas farmácias em que atuam. Com base nas entrevistas, foi observado que as farmácias não possuem um escopo estratégico definido. Através disto, foram analisadas as respostas em categorias norteadas pelos 4Ps de marketing. Percebeu-se que estratégias usadas pelas farmácias da cidade de Nova Prata-RS foram voltadas para o aperfeiçoamento no relacionamento com o cliente para melhor atendê-lo. Estratégias de comércio eletrônico se fizeram presente nas respostas. O impacto da pandemia neste setor foi positivo, uma vez que proporcionou oportunidade.
id IFRS-4_a01abcb0e0b9bbd90232451fff7667d0
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/661
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19AdministraçãoMarketingFarmácias, drogarias, etcAtualmente, a sociedade sofre os reflexos da pandemia do coronavírus que assola o mundo, trazendo insegurança para as pessoas e grandes desafios para os gestores. Com os decretos impostos, muitos estabelecimentos obrigaram-se a fechar as portas. Porém, o setor farmacêutico, por ser considerado essencial, teve o privilégio de continuar com as portas abertas. De todo modo, este setor precisou adaptar suas estratégias de marketing para vencer os desafios impostos pela pandemia. Este trabalho busca compreender quais estratégias de marketing foram utilizadas pelas farmácias da cidade de Nova Prata-RS durante a pandemia da Covid-19 e qual foi o impacto neste setor. Para isto foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Foram realizadas sete entrevistas com os responsáveis por tomar decisões estratégicas nas farmácias em que atuam. Com base nas entrevistas, foi observado que as farmácias não possuem um escopo estratégico definido. Através disto, foram analisadas as respostas em categorias norteadas pelos 4Ps de marketing. Percebeu-se que estratégias usadas pelas farmácias da cidade de Nova Prata-RS foram voltadas para o aperfeiçoamento no relacionamento com o cliente para melhor atendê-lo. Estratégias de comércio eletrônico se fizeram presente nas respostas. O impacto da pandemia neste setor foi positivo, uma vez que proporcionou oportunidade.Cervi, CleberBatista, Mateus Magnun Antunes2022-09-14T20:14:57Z2022-09-14T20:14:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/661porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-14T20:14:57Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/661Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-14T20:14:57Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19
title Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19
spellingShingle Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19
Batista, Mateus Magnun Antunes
Administração
Marketing
Farmácias, drogarias, etc
title_short Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19
title_full Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19
title_fullStr Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19
title_full_unstemmed Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19
title_sort Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19
author Batista, Mateus Magnun Antunes
author_facet Batista, Mateus Magnun Antunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cervi, Cleber
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Mateus Magnun Antunes
dc.subject.por.fl_str_mv Administração
Marketing
Farmácias, drogarias, etc
topic Administração
Marketing
Farmácias, drogarias, etc
description Atualmente, a sociedade sofre os reflexos da pandemia do coronavírus que assola o mundo, trazendo insegurança para as pessoas e grandes desafios para os gestores. Com os decretos impostos, muitos estabelecimentos obrigaram-se a fechar as portas. Porém, o setor farmacêutico, por ser considerado essencial, teve o privilégio de continuar com as portas abertas. De todo modo, este setor precisou adaptar suas estratégias de marketing para vencer os desafios impostos pela pandemia. Este trabalho busca compreender quais estratégias de marketing foram utilizadas pelas farmácias da cidade de Nova Prata-RS durante a pandemia da Covid-19 e qual foi o impacto neste setor. Para isto foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Foram realizadas sete entrevistas com os responsáveis por tomar decisões estratégicas nas farmácias em que atuam. Com base nas entrevistas, foi observado que as farmácias não possuem um escopo estratégico definido. Através disto, foram analisadas as respostas em categorias norteadas pelos 4Ps de marketing. Percebeu-se que estratégias usadas pelas farmácias da cidade de Nova Prata-RS foram voltadas para o aperfeiçoamento no relacionamento com o cliente para melhor atendê-lo. Estratégias de comércio eletrônico se fizeram presente nas respostas. O impacto da pandemia neste setor foi positivo, uma vez que proporcionou oportunidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-14T20:14:57Z
2022-09-14T20:14:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/661
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/661
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1810022016552534016