Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/661 |
Resumo: | Atualmente, a sociedade sofre os reflexos da pandemia do coronavírus que assola o mundo, trazendo insegurança para as pessoas e grandes desafios para os gestores. Com os decretos impostos, muitos estabelecimentos obrigaram-se a fechar as portas. Porém, o setor farmacêutico, por ser considerado essencial, teve o privilégio de continuar com as portas abertas. De todo modo, este setor precisou adaptar suas estratégias de marketing para vencer os desafios impostos pela pandemia. Este trabalho busca compreender quais estratégias de marketing foram utilizadas pelas farmácias da cidade de Nova Prata-RS durante a pandemia da Covid-19 e qual foi o impacto neste setor. Para isto foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Foram realizadas sete entrevistas com os responsáveis por tomar decisões estratégicas nas farmácias em que atuam. Com base nas entrevistas, foi observado que as farmácias não possuem um escopo estratégico definido. Através disto, foram analisadas as respostas em categorias norteadas pelos 4Ps de marketing. Percebeu-se que estratégias usadas pelas farmácias da cidade de Nova Prata-RS foram voltadas para o aperfeiçoamento no relacionamento com o cliente para melhor atendê-lo. Estratégias de comércio eletrônico se fizeram presente nas respostas. O impacto da pandemia neste setor foi positivo, uma vez que proporcionou oportunidade. |
id |
IFRS-4_a01abcb0e0b9bbd90232451fff7667d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/661 |
network_acronym_str |
IFRS-4 |
network_name_str |
Repositório Institucional do IFRS |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19AdministraçãoMarketingFarmácias, drogarias, etcAtualmente, a sociedade sofre os reflexos da pandemia do coronavírus que assola o mundo, trazendo insegurança para as pessoas e grandes desafios para os gestores. Com os decretos impostos, muitos estabelecimentos obrigaram-se a fechar as portas. Porém, o setor farmacêutico, por ser considerado essencial, teve o privilégio de continuar com as portas abertas. De todo modo, este setor precisou adaptar suas estratégias de marketing para vencer os desafios impostos pela pandemia. Este trabalho busca compreender quais estratégias de marketing foram utilizadas pelas farmácias da cidade de Nova Prata-RS durante a pandemia da Covid-19 e qual foi o impacto neste setor. Para isto foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Foram realizadas sete entrevistas com os responsáveis por tomar decisões estratégicas nas farmácias em que atuam. Com base nas entrevistas, foi observado que as farmácias não possuem um escopo estratégico definido. Através disto, foram analisadas as respostas em categorias norteadas pelos 4Ps de marketing. Percebeu-se que estratégias usadas pelas farmácias da cidade de Nova Prata-RS foram voltadas para o aperfeiçoamento no relacionamento com o cliente para melhor atendê-lo. Estratégias de comércio eletrônico se fizeram presente nas respostas. O impacto da pandemia neste setor foi positivo, uma vez que proporcionou oportunidade.Cervi, CleberBatista, Mateus Magnun Antunes2022-09-14T20:14:57Z2022-09-14T20:14:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/661porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-14T20:14:57Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/661Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-14T20:14:57Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19 |
title |
Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19 |
spellingShingle |
Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19 Batista, Mateus Magnun Antunes Administração Marketing Farmácias, drogarias, etc |
title_short |
Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19 |
title_full |
Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19 |
title_fullStr |
Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19 |
title_sort |
Estratégias de marketing aplicadas no setor farmacêutico durante a pandemia do Covid-19 |
author |
Batista, Mateus Magnun Antunes |
author_facet |
Batista, Mateus Magnun Antunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cervi, Cleber |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Mateus Magnun Antunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração Marketing Farmácias, drogarias, etc |
topic |
Administração Marketing Farmácias, drogarias, etc |
description |
Atualmente, a sociedade sofre os reflexos da pandemia do coronavírus que assola o mundo, trazendo insegurança para as pessoas e grandes desafios para os gestores. Com os decretos impostos, muitos estabelecimentos obrigaram-se a fechar as portas. Porém, o setor farmacêutico, por ser considerado essencial, teve o privilégio de continuar com as portas abertas. De todo modo, este setor precisou adaptar suas estratégias de marketing para vencer os desafios impostos pela pandemia. Este trabalho busca compreender quais estratégias de marketing foram utilizadas pelas farmácias da cidade de Nova Prata-RS durante a pandemia da Covid-19 e qual foi o impacto neste setor. Para isto foi realizada uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Foram realizadas sete entrevistas com os responsáveis por tomar decisões estratégicas nas farmácias em que atuam. Com base nas entrevistas, foi observado que as farmácias não possuem um escopo estratégico definido. Através disto, foram analisadas as respostas em categorias norteadas pelos 4Ps de marketing. Percebeu-se que estratégias usadas pelas farmácias da cidade de Nova Prata-RS foram voltadas para o aperfeiçoamento no relacionamento com o cliente para melhor atendê-lo. Estratégias de comércio eletrônico se fizeram presente nas respostas. O impacto da pandemia neste setor foi positivo, uma vez que proporcionou oportunidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-14T20:14:57Z 2022-09-14T20:14:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/661 |
url |
https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/661 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do IFRS instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
Repositório Institucional do IFRS |
collection |
Repositório Institucional do IFRS |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@ifrs.edu.br |
_version_ |
1810022016552534016 |