Narrativas memoriais sobre os institutos federais: a concepção de uma nova institucionalidade para a educação profissional e tecnológica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/179 |
Resumo: | A educação profissional no Brasil, a partir de 2004, passou por uma transformação, culminando, em dezembro de 2008, com a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), por meio da Lei nº 11.892. Nosso objetivo com esta pesquisa foi registrar as narrativas memoriais dos sujeitos envolvidos na definição destas políticas para a educação profissional nesse período, buscando identificar as motivações, as articulações e os conflitos políticos e teóricos lembrados, na intenção de completar espaços e lacunas que surgem quando analisamos a história documental. Empregamos no embasamento teórico os eixos temáticos que tratam sobre memória social, discursos e narrativas, utilizando como metodologia a etnografia e técnicas específicas e próprias ao método em questão, pretendendo recriar as relações entre a fundamentação teórica e os dados produzidos/empíricos, esclarecendo e completando os espaços da dinâmica social histórica investigada. O produto educacional resultante desta investigação é um documentário etnográfico, em que compartilhamos o registro destas memórias para perenizar o movimento identitário desse projeto de reestruturação da educação profissional por meio dos Institutos Federais e da própria institucionalização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), numa política em que a educação é considerada como direito social e uma perspectiva para o desenvolvimento do país. |
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Narrativas memoriais sobre os institutos federais: a concepção de uma nova institucionalidade para a educação profissional e tecnológicaEducação Profissional e TecnológicaEducação - Aspectos políticosInstitutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaA educação profissional no Brasil, a partir de 2004, passou por uma transformação, culminando, em dezembro de 2008, com a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), por meio da Lei nº 11.892. Nosso objetivo com esta pesquisa foi registrar as narrativas memoriais dos sujeitos envolvidos na definição destas políticas para a educação profissional nesse período, buscando identificar as motivações, as articulações e os conflitos políticos e teóricos lembrados, na intenção de completar espaços e lacunas que surgem quando analisamos a história documental. Empregamos no embasamento teórico os eixos temáticos que tratam sobre memória social, discursos e narrativas, utilizando como metodologia a etnografia e técnicas específicas e próprias ao método em questão, pretendendo recriar as relações entre a fundamentação teórica e os dados produzidos/empíricos, esclarecendo e completando os espaços da dinâmica social histórica investigada. O produto educacional resultante desta investigação é um documentário etnográfico, em que compartilhamos o registro destas memórias para perenizar o movimento identitário desse projeto de reestruturação da educação profissional por meio dos Institutos Federais e da própria institucionalização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), numa política em que a educação é considerada como direito social e uma perspectiva para o desenvolvimento do país.Since 2004, professional education in Brazil has undergone a transition process. The highlight of this evolution was the establishment of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education and the creation of the Federal Institutes of Education, Science, and Technology (IFs ), through Law No. 11,892, in December 2008. The goal of this research was to register the memorial narratives of the subjects involved, during this moment, in the definition of these policies for professional education, seeking to identify the motivations, the liaisons and the political and theoretical conflicts which are recalled by them, in order to complete the gaps that arise when we analyze the documental history. We use the conceptual framework that deal with social memory, discourses and narratives, using the ethnography and its specific techniques as a methodological approach, aiming to recreate the relations between the theoretical foundation and the produced/empirical data and to clarify and complete the blanks of the historical and social dynamics investigated. The educational product of this research is an ethnographic documentary. We share in it the registration of these memories to preserve the identity movement of professional education restructuration through the conception of Federal Institutes and the Professional and Technological Education (EFA) institutionalization into a public policy considering education as a social right and the best perspective for the development of the country.França, Maria Cristina Caminha de CastilhosSchiedeck, Silvia2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/179porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2022-09-06T12:28:20Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/179Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2022-09-06T12:28:20Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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A educação profissional no Brasil, a partir de 2004, passou por uma transformação, culminando, em dezembro de 2008, com a instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), por meio da Lei nº 11.892. Nosso objetivo com esta pesquisa foi registrar as narrativas memoriais dos sujeitos envolvidos na definição destas políticas para a educação profissional nesse período, buscando identificar as motivações, as articulações e os conflitos políticos e teóricos lembrados, na intenção de completar espaços e lacunas que surgem quando analisamos a história documental. Empregamos no embasamento teórico os eixos temáticos que tratam sobre memória social, discursos e narrativas, utilizando como metodologia a etnografia e técnicas específicas e próprias ao método em questão, pretendendo recriar as relações entre a fundamentação teórica e os dados produzidos/empíricos, esclarecendo e completando os espaços da dinâmica social histórica investigada. O produto educacional resultante desta investigação é um documentário etnográfico, em que compartilhamos o registro destas memórias para perenizar o movimento identitário desse projeto de reestruturação da educação profissional por meio dos Institutos Federais e da própria institucionalização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), numa política em que a educação é considerada como direito social e uma perspectiva para o desenvolvimento do país. |
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