Lei 13.415/2017: um estudo das representações sociais dos professores de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wasum, Karine da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/281
Resumo: O objetivo da pesquisa foi analisar as Representações Sociais dos professores de Educação Física do Ensino Médio sobre a Lei 13.415/2017 e a sua repercussão no processo de ensino e aprendizagem. Se caracteriza como uma pesquisa qualitativa sendo desenvolvida duas etapas para o levantamento de dados, primeiro com questionários de questões abertas e após entrevistas semiestruturadas. Como resultado para os questionários, a questão referente a lei na área de atuação no Ensino Médio (EM) as seguintes citações foram dadas: a não denominação da Educação Física (EF) como uma disciplina na Lei e, a autorização de alguém com notório saber ter a possibilidade da docência em cursos técnicos. Também, a desvalorização do conteúdo e do profissional formado. Referentes a questão da carga horária da EF não estar especificada na Lei, trouxeram os seguintes termos: a necessidade de regulamentar uma carga horária para a EF e não manter como está agora redigido, a preocupação da fragilidade que isso causa para com a disciplina e, o medo da dificuldade para dar continuidade ao trabalho gradual da EF na Educação Básica. A última pergunta sobre a relevância da EF no processo de aprendizagem dos alunos gerou quatro termos destacados: a formação social e o ser cidadão, a vivência da cultura corporal, as diversas modalidades jogo, ginástica, esporte dança e capoeira, e a última, habilidades dentro e fora da escola. E além, com o reforço das entrevistas, pode-se perceber o engajamento dos profissionais com as competências a serem desenvolvidas no EM bem como trabalhos de interdisciplinaridade incentivados pelas escolas. A percepção de ensino aprendizagem dos profissionais está interligada ao que os autores vêm publicando, mostrando um trabalho de qualidade necessário para os alunos do EM.
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