A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rogério de Souza
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Cristiane da Silva, Oliveira, Karina Ketlyn de, Sousa, Matheus Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Iniciação Científica
Texto Completo: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1611
Resumo: Dentre as inúmeras regras sobre a educação brasileira temos a lei n° 10.639 de 2003, que assegura a abordagem da cultura e história afro-brasileira em todas as disciplinas do currículo escolar. Dessa forma, o presente artigo analisou uma coleção de livros didáticos de Ciências voltada ao Ensino Fundamental e utilizada na rede municipal da cidade de São Roque, interior paulista, com o intuito de verificar se essa normativa está sendo cumprida de fato e de que forma a população negra é retratada nesse material. Após análise quantitativa de fotos e ilustrações, foram identificadas 490 imagens de indivíduos e apenas 15% representam os afro-brasileiros. Também notou-se uma forte influência eurocentrista que desvaloriza a cultura afrodescendente.
id IFSP-2_3e8ee7e503337df4121e0107461d74e6
oai_identifier_str oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1611
network_acronym_str IFSP-2
network_name_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository_id_str
spelling A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SPEducação / Sociologia da EducaçãoEducação. Representatividade. Afro-brasileiro. Livros Didáticos.Dentre as inúmeras regras sobre a educação brasileira temos a lei n° 10.639 de 2003, que assegura a abordagem da cultura e história afro-brasileira em todas as disciplinas do currículo escolar. Dessa forma, o presente artigo analisou uma coleção de livros didáticos de Ciências voltada ao Ensino Fundamental e utilizada na rede municipal da cidade de São Roque, interior paulista, com o intuito de verificar se essa normativa está sendo cumprida de fato e de que forma a população negra é retratada nesse material. Após análise quantitativa de fotos e ilustrações, foram identificadas 490 imagens de indivíduos e apenas 15% representam os afro-brasileiros. Também notou-se uma forte influência eurocentrista que desvaloriza a cultura afrodescendente.Revista Brasileira de Iniciação CientíficaPIBIC CNPqSilva, Rogério de SouzaCosta, Cristiane da SilvaOliveira, Karina Ketlyn deSousa, Matheus Rodrigues de2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1611Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 7 n. 4 (2020): v.7, n.4, jul./set.2020; 3-232359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1611/1253https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1611/1427info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-17T22:10:38Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1611Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2020-06-17T22:10:38Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP
title A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP
spellingShingle A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP
Silva, Rogério de Souza
Educação / Sociologia da Educação
Educação. Representatividade. Afro-brasileiro. Livros Didáticos.
title_short A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP
title_full A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP
title_fullStr A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP
title_full_unstemmed A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP
title_sort A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP
author Silva, Rogério de Souza
author_facet Silva, Rogério de Souza
Costa, Cristiane da Silva
Oliveira, Karina Ketlyn de
Sousa, Matheus Rodrigues de
author_role author
author2 Costa, Cristiane da Silva
Oliveira, Karina Ketlyn de
Sousa, Matheus Rodrigues de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv PIBIC CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Rogério de Souza
Costa, Cristiane da Silva
Oliveira, Karina Ketlyn de
Sousa, Matheus Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação / Sociologia da Educação
Educação. Representatividade. Afro-brasileiro. Livros Didáticos.
topic Educação / Sociologia da Educação
Educação. Representatividade. Afro-brasileiro. Livros Didáticos.
description Dentre as inúmeras regras sobre a educação brasileira temos a lei n° 10.639 de 2003, que assegura a abordagem da cultura e história afro-brasileira em todas as disciplinas do currículo escolar. Dessa forma, o presente artigo analisou uma coleção de livros didáticos de Ciências voltada ao Ensino Fundamental e utilizada na rede municipal da cidade de São Roque, interior paulista, com o intuito de verificar se essa normativa está sendo cumprida de fato e de que forma a população negra é retratada nesse material. Após análise quantitativa de fotos e ilustrações, foram identificadas 490 imagens de indivíduos e apenas 15% representam os afro-brasileiros. Também notou-se uma forte influência eurocentrista que desvaloriza a cultura afrodescendente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1611
url https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1611/1253
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1611/1427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 7 n. 4 (2020): v.7, n.4, jul./set.2020; 3-23
2359-232X
reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron:IFSP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron_str IFSP
institution IFSP
reponame_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
collection Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
repository.mail.fl_str_mv shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com
_version_ 1752129780757561344