A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Iniciação Científica |
Texto Completo: | https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1611 |
Resumo: | Dentre as inúmeras regras sobre a educação brasileira temos a lei n° 10.639 de 2003, que assegura a abordagem da cultura e história afro-brasileira em todas as disciplinas do currículo escolar. Dessa forma, o presente artigo analisou uma coleção de livros didáticos de Ciências voltada ao Ensino Fundamental e utilizada na rede municipal da cidade de São Roque, interior paulista, com o intuito de verificar se essa normativa está sendo cumprida de fato e de que forma a população negra é retratada nesse material. Após análise quantitativa de fotos e ilustrações, foram identificadas 490 imagens de indivíduos e apenas 15% representam os afro-brasileiros. Também notou-se uma forte influência eurocentrista que desvaloriza a cultura afrodescendente. |
id |
IFSP-2_3e8ee7e503337df4121e0107461d74e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1611 |
network_acronym_str |
IFSP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository_id_str |
|
spelling |
A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SPEducação / Sociologia da EducaçãoEducação. Representatividade. Afro-brasileiro. Livros Didáticos.Dentre as inúmeras regras sobre a educação brasileira temos a lei n° 10.639 de 2003, que assegura a abordagem da cultura e história afro-brasileira em todas as disciplinas do currículo escolar. Dessa forma, o presente artigo analisou uma coleção de livros didáticos de Ciências voltada ao Ensino Fundamental e utilizada na rede municipal da cidade de São Roque, interior paulista, com o intuito de verificar se essa normativa está sendo cumprida de fato e de que forma a população negra é retratada nesse material. Após análise quantitativa de fotos e ilustrações, foram identificadas 490 imagens de indivíduos e apenas 15% representam os afro-brasileiros. Também notou-se uma forte influência eurocentrista que desvaloriza a cultura afrodescendente.Revista Brasileira de Iniciação CientíficaPIBIC CNPqSilva, Rogério de SouzaCosta, Cristiane da SilvaOliveira, Karina Ketlyn deSousa, Matheus Rodrigues de2020-05-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1611Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 7 n. 4 (2020): v.7, n.4, jul./set.2020; 3-232359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1611/1253https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1611/1427info:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-17T22:10:38Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1611Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2020-06-17T22:10:38Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP |
title |
A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP |
spellingShingle |
A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP Silva, Rogério de Souza Educação / Sociologia da Educação Educação. Representatividade. Afro-brasileiro. Livros Didáticos. |
title_short |
A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP |
title_full |
A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP |
title_fullStr |
A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP |
title_full_unstemmed |
A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP |
title_sort |
A representação e representatividade da população afro-brasileira nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental da rede municipal de São Roque-SP |
author |
Silva, Rogério de Souza |
author_facet |
Silva, Rogério de Souza Costa, Cristiane da Silva Oliveira, Karina Ketlyn de Sousa, Matheus Rodrigues de |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Cristiane da Silva Oliveira, Karina Ketlyn de Sousa, Matheus Rodrigues de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PIBIC CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Rogério de Souza Costa, Cristiane da Silva Oliveira, Karina Ketlyn de Sousa, Matheus Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação / Sociologia da Educação Educação. Representatividade. Afro-brasileiro. Livros Didáticos. |
topic |
Educação / Sociologia da Educação Educação. Representatividade. Afro-brasileiro. Livros Didáticos. |
description |
Dentre as inúmeras regras sobre a educação brasileira temos a lei n° 10.639 de 2003, que assegura a abordagem da cultura e história afro-brasileira em todas as disciplinas do currículo escolar. Dessa forma, o presente artigo analisou uma coleção de livros didáticos de Ciências voltada ao Ensino Fundamental e utilizada na rede municipal da cidade de São Roque, interior paulista, com o intuito de verificar se essa normativa está sendo cumprida de fato e de que forma a população negra é retratada nesse material. Após análise quantitativa de fotos e ilustrações, foram identificadas 490 imagens de indivíduos e apenas 15% representam os afro-brasileiros. Também notou-se uma forte influência eurocentrista que desvaloriza a cultura afrodescendente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1611 |
url |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1611/1253 https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1611/1427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 7 n. 4 (2020): v.7, n.4, jul./set.2020; 3-23 2359-232X reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) instacron:IFSP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
instacron_str |
IFSP |
institution |
IFSP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
collection |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
repository.mail.fl_str_mv |
shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com |
_version_ |
1752129780757561344 |