Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNILA |
Texto Completo: | https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4503 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Gerson Galo Ledezma Meneses |
id |
UNIL_d4929b456ae8969487a744a07afd7ed4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4503 |
network_acronym_str |
UNIL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNILA |
repository_id_str |
3636 |
spelling |
Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história.Livros didáticos de históriaRepresentatividade negraEnsino de históriaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Gerson Galo Ledezma MenesesEste trabalho teve o intento um mapear o livro didático manuseado em sala de aula, a partir da ótica do professor que o utiliza e propor outras fontes de conhecimento, e a execução de uma aula-oficina com estudantes que fizeram uma análise de documentos históricos retirados do Jornal Correio Paulistano dos anos de 1854 até 1912, fazendo paralelos com a sala de aula no questionário. Estas coletas de dados foram realizadas desta forma para averiguar o ponto de vista de ambas as partes e com isso, abrir uma discussão acerca do aprimoramento das metodologias didáticas e as práticas de ensino para que possamos ter uma aprendizagem significativa, mostrando alternativas a partir de materiais complementares para suprir as lacunas históricas deixada nos livros didáticos de história, estimulando a representatividade negra e a valorização do ensino de história afro-brasileiraEste trabajo tuvo la intención de mapear un libro didáctico utilizado en sala de clases, a partir de la óptica del profesor que lo maneja y proponer otras fuentes de conocimiento, y la ejecución de una clase-taller con los estudiantes que hicieron un análisis de documentos históricos retirados del Periódico Correo Paulistano de los años 1854 hasta 1912, haciendo paralelos con la sala de clases en el cuestionario. Éstas recolecciones de datos fueron realizadas de esta forma para averiguar el punto de vista de ambas partes y con eso, abrir una discusión acerca del perfeccionamiento de las metodologías didácticas y las prácticas de enseñanza que podamos tener un aprendizaje significativo, mostrando alternativas a partir de materiales complementarios para suplir los vacíos históricos dejado en los libros didácticos de historia, estimulando la representatividad negra y la valorización de la enseñanza de historia afro brasilera.Ledezma Meneses, Gerson GaloCarbunck, Ana Lídia Crispim2018-12-17info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCARBUNCK, Ana Lídia Crispim. Negro no LIvro didático de história: representatividade e desafios no ensino de história. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:42Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4503Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:42Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história. |
title |
Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história. |
spellingShingle |
Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história. Carbunck, Ana Lídia Crispim Livros didáticos de história Representatividade negra Ensino de história |
title_short |
Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história. |
title_full |
Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história. |
title_fullStr |
Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história. |
title_full_unstemmed |
Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história. |
title_sort |
Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história. |
author |
Carbunck, Ana Lídia Crispim |
author_facet |
Carbunck, Ana Lídia Crispim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ledezma Meneses, Gerson Galo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carbunck, Ana Lídia Crispim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Livros didáticos de história Representatividade negra Ensino de história |
topic |
Livros didáticos de história Representatividade negra Ensino de história |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Gerson Galo Ledezma Meneses |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARBUNCK, Ana Lídia Crispim. Negro no LIvro didático de história: representatividade e desafios no ensino de história. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019 https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4503 |
identifier_str_mv |
CARBUNCK, Ana Lídia Crispim. Negro no LIvro didático de história: representatividade e desafios no ensino de história. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019 |
url |
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4503 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNILA instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) instacron:UNILA |
instname_str |
Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
instacron_str |
UNILA |
institution |
UNILA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNILA |
collection |
Repositório Institucional da UNILA |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1805285248003473408 |