Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carbunck, Ana Lídia Crispim
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4503
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Gerson Galo Ledezma Meneses
id UNIL_d4929b456ae8969487a744a07afd7ed4
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4503
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história.Livros didáticos de históriaRepresentatividade negraEnsino de históriaTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Gerson Galo Ledezma MenesesEste trabalho teve o intento um mapear o livro didático manuseado em sala de aula, a partir da ótica do professor que o utiliza e propor outras fontes de conhecimento, e a execução de uma aula-oficina com estudantes que fizeram uma análise de documentos históricos retirados do Jornal Correio Paulistano dos anos de 1854 até 1912, fazendo paralelos com a sala de aula no questionário. Estas coletas de dados foram realizadas desta forma para averiguar o ponto de vista de ambas as partes e com isso, abrir uma discussão acerca do aprimoramento das metodologias didáticas e as práticas de ensino para que possamos ter uma aprendizagem significativa, mostrando alternativas a partir de materiais complementares para suprir as lacunas históricas deixada nos livros didáticos de história, estimulando a representatividade negra e a valorização do ensino de história afro-brasileiraEste trabajo tuvo la intención de mapear un libro didáctico utilizado en sala de clases, a partir de la óptica del profesor que lo maneja y proponer otras fuentes de conocimiento, y la ejecución de una clase-taller con los estudiantes que hicieron un análisis de documentos históricos retirados del Periódico Correo Paulistano de los años 1854 hasta 1912, haciendo paralelos con la sala de clases en el cuestionario. Éstas recolecciones de datos fueron realizadas de esta forma para averiguar el punto de vista de ambas partes y con eso, abrir una discusión acerca del perfeccionamiento de las metodologías didácticas y las prácticas de enseñanza que podamos tener un aprendizaje significativo, mostrando alternativas a partir de materiales complementarios para suplir los vacíos históricos dejado en los libros didácticos de historia, estimulando la representatividad negra y la valorización de la enseñanza de historia afro brasilera.Ledezma Meneses, Gerson GaloCarbunck, Ana Lídia Crispim2018-12-17info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfCARBUNCK, Ana Lídia Crispim. Negro no LIvro didático de história: representatividade e desafios no ensino de história. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4503porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILA2024-05-11T12:45:42Zoai:dspace.unila.edu.br:123456789/4503Repositório InstitucionalPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362024-05-11T12:45:42Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.none.fl_str_mv Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história.
title Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história.
spellingShingle Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história.
Carbunck, Ana Lídia Crispim
Livros didáticos de história
Representatividade negra
Ensino de história
title_short Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história.
title_full Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história.
title_fullStr Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história.
title_full_unstemmed Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história.
title_sort Negro no Livro Didático de História: representatividade e desafios no ensino de história.
author Carbunck, Ana Lídia Crispim
author_facet Carbunck, Ana Lídia Crispim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ledezma Meneses, Gerson Galo
dc.contributor.author.fl_str_mv Carbunck, Ana Lídia Crispim
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos de história
Representatividade negra
Ensino de história
topic Livros didáticos de história
Representatividade negra
Ensino de história
description Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História da Universidade Federal da Integração Latino- Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em História Orientador: Prof. Dr. Gerson Galo Ledezma Meneses
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARBUNCK, Ana Lídia Crispim. Negro no LIvro didático de história: representatividade e desafios no ensino de história. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019
https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4503
identifier_str_mv CARBUNCK, Ana Lídia Crispim. Negro no LIvro didático de história: representatividade e desafios no ensino de história. 2019. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (História Licenciatura) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2019
url https://dspace.unila.edu.br/handle/123456789/4503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1805285248003473408