Representatividade do negro no livro didático do ensino médio do município de Humaitá-Amazonas
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9018 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo analisar a representatividade do negro no livro didático de história do ensino médio, visto que, a Lei 11.645 de 2008 rege a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana no currículo escolar, porém, abordar a diversidade cultural negra é preciso verificar de que forma o Negro está inserido no conteúdo didático, visto que, existe inúmeros estereótipos de descriminação atrelado a figura do Negro na sociedade brasileira ao longo da histórica, a partir da escravidão ocorrida no Brasil que findou 1888 com a Lei Áurea. Com isso, nosso objeto de estudo está divido na análise de duas coletâneas de livro didático, a coleção História Global: Brasil e Geral (volume único - 8a edição) no PNLEM (2009, 2010, 2011) e a coleção PNLD 2018, 2019 e 2020 Livro: #Contato História, nas quais iremos fazer um comparação em termos de representação do Negro, utilizando como metodologia a abordagem qualitativa e a pesquisa documental, após isto, utilizamos a Teoria da Representação Social de Moscovici como metodologia teórica na discursão dos objetos encontrados na análise. Conclui-se que os livros didáticos obtêm um papel significativo na aprendizagem e construção da identidade do aluno, por isso, mostrar a importância do Negro tanto no processo de formação do país, quanto na contemporaneidade, torna-se necessariamente válido para desconstruir a imagem do Negro ligado somente ao papel de escravo. |
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Representatividade do negro no livro didático do ensino médio do município de Humaitá-AmazonasRacismoCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAONegroRepresentatividadeLivro didáticoPreconceitoA presente dissertação tem como objetivo analisar a representatividade do negro no livro didático de história do ensino médio, visto que, a Lei 11.645 de 2008 rege a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana no currículo escolar, porém, abordar a diversidade cultural negra é preciso verificar de que forma o Negro está inserido no conteúdo didático, visto que, existe inúmeros estereótipos de descriminação atrelado a figura do Negro na sociedade brasileira ao longo da histórica, a partir da escravidão ocorrida no Brasil que findou 1888 com a Lei Áurea. Com isso, nosso objeto de estudo está divido na análise de duas coletâneas de livro didático, a coleção História Global: Brasil e Geral (volume único - 8a edição) no PNLEM (2009, 2010, 2011) e a coleção PNLD 2018, 2019 e 2020 Livro: #Contato História, nas quais iremos fazer um comparação em termos de representação do Negro, utilizando como metodologia a abordagem qualitativa e a pesquisa documental, após isto, utilizamos a Teoria da Representação Social de Moscovici como metodologia teórica na discursão dos objetos encontrados na análise. Conclui-se que os livros didáticos obtêm um papel significativo na aprendizagem e construção da identidade do aluno, por isso, mostrar a importância do Negro tanto no processo de formação do país, quanto na contemporaneidade, torna-se necessariamente válido para desconstruir a imagem do Negro ligado somente ao papel de escravo.The present dissertation aims to analyze the representation of black people in the high school history textbook, since Law 11,645 of 2008 governs the mandatory teaching of African history and culture in the school curriculum, however, addressing black cultural diversity is essential. It is necessary to verify how the Negro is inserted in the didactic content, since there are numerous stereotypes of discrimination linked to the figure of the Negro in Brazilian society throughout history, from the slavery that took place in Brazil that ended 1888 with the Lei Áurea. Thus, our object of study is divided into the analysis of two textbook collections, the collection História Global: Brasil e Geral (single volume - 8th edition) in the PNLEM (2009, 2010, 2011) and the collection PNLD 2018, 2019 and 2020 Book: #Contato História, in which we will make a comparison in terms of representation of Black people, using the qualitative approach and documentary research as a methodology, after that, we use Moscovici's Theory of Social Representation as a theoretical methodology in the discussion of the objects found in the analysis. It is concluded that textbooks have a significant role in the learning and construction of the student's identity, therefore, showing the importance of the Black both in the process of formation of the country, as in contemporary times, becomes necessarily valid to deconstruct the image of the Black attached only to the role of slave.Fundação de Amparo a Pesquisa do AmazonasUniversidade Federal do AmazonasInstituto de Educação, Agricultura e Ambiente - HumaitáBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e HumanidadesNogueira, Eulina Maria Leitehttp://lattes.cnpq.br/7518673342621764Castro, RafaelAraújo, JordeanesFranco, ZildaCosta Júnior, Elves Françahttp://lattes.cnpq.br/60743359652770662022-08-16T18:02:08Z2022-06-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOSTA JÚNIOR, Elves França. Representatividade do negro no livro didático do ensino médio do município de Humaitá-Amazonas, 2022, 109 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2022.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9018porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-08-19T18:44:48Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/9018Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922022-08-19T18:44:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
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