Educação e inclusão de pessoas com altas habilidades/superdotação: estado do conhecimento em teses e dissertações (2015-2019)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Iniciação Científica |
Texto Completo: | https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1896 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo analisar o estado do conhecimento sobre a educação e inclusão de alunos identificados com altas habilidades/superdotação (AH/SD) em escolas regulares, a partir de teses e dissertações produzidas no Brasil entre os anos de 2015 a 2019. Concernente ao procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura, na qual foi realizado um levantamento sistemático na Base Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT) a respeito da educação e inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação. Após uma apreciação criteriosa selecionamos nove trabalhos (teses e dissertações) para analisarmos, os quais foram organizados em quatro categorias de análise. Os resultados revelaram que na maioria dos estudos revisados os docentes e a equipe escolar não possuem qualificações para atender esses discentes, além disso, as escolas não apresentam infraestrutura que possibilita uma rede de apoio sistematizada. Ademais, compreendemos que é fundamental que mais pesquisas e estudos sejam direcionados a esses indivíduos. |
id |
IFSP-2_540f7ad99a67c6ae29f6daf013b6cc92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1896 |
network_acronym_str |
IFSP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e inclusão de pessoas com altas habilidades/superdotação: estado do conhecimento em teses e dissertações (2015-2019)educaçãoEducação. Inclusão. Altas habilidades/superdotação. Prática pedagógica.A presente pesquisa teve como objetivo analisar o estado do conhecimento sobre a educação e inclusão de alunos identificados com altas habilidades/superdotação (AH/SD) em escolas regulares, a partir de teses e dissertações produzidas no Brasil entre os anos de 2015 a 2019. Concernente ao procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura, na qual foi realizado um levantamento sistemático na Base Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT) a respeito da educação e inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação. Após uma apreciação criteriosa selecionamos nove trabalhos (teses e dissertações) para analisarmos, os quais foram organizados em quatro categorias de análise. Os resultados revelaram que na maioria dos estudos revisados os docentes e a equipe escolar não possuem qualificações para atender esses discentes, além disso, as escolas não apresentam infraestrutura que possibilita uma rede de apoio sistematizada. Ademais, compreendemos que é fundamental que mais pesquisas e estudos sejam direcionados a esses indivíduos.Revista Brasileira de Iniciação Científica2021-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1896Revista Brasileira de Iniciação Científica; Volume 8, 2021 – publicação Contínua2359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1896/1328Barbosa, Shara da SilvaYaegashi, Solange Franci Raimundoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-12T20:48:41Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1896Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2021-02-12T20:48:41Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e inclusão de pessoas com altas habilidades/superdotação: estado do conhecimento em teses e dissertações (2015-2019) |
title |
Educação e inclusão de pessoas com altas habilidades/superdotação: estado do conhecimento em teses e dissertações (2015-2019) |
spellingShingle |
Educação e inclusão de pessoas com altas habilidades/superdotação: estado do conhecimento em teses e dissertações (2015-2019) Barbosa, Shara da Silva educação Educação. Inclusão. Altas habilidades/superdotação. Prática pedagógica. |
title_short |
Educação e inclusão de pessoas com altas habilidades/superdotação: estado do conhecimento em teses e dissertações (2015-2019) |
title_full |
Educação e inclusão de pessoas com altas habilidades/superdotação: estado do conhecimento em teses e dissertações (2015-2019) |
title_fullStr |
Educação e inclusão de pessoas com altas habilidades/superdotação: estado do conhecimento em teses e dissertações (2015-2019) |
title_full_unstemmed |
Educação e inclusão de pessoas com altas habilidades/superdotação: estado do conhecimento em teses e dissertações (2015-2019) |
title_sort |
Educação e inclusão de pessoas com altas habilidades/superdotação: estado do conhecimento em teses e dissertações (2015-2019) |
author |
Barbosa, Shara da Silva |
author_facet |
Barbosa, Shara da Silva Yaegashi, Solange Franci Raimundo |
author_role |
author |
author2 |
Yaegashi, Solange Franci Raimundo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Shara da Silva Yaegashi, Solange Franci Raimundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação Educação. Inclusão. Altas habilidades/superdotação. Prática pedagógica. |
topic |
educação Educação. Inclusão. Altas habilidades/superdotação. Prática pedagógica. |
description |
A presente pesquisa teve como objetivo analisar o estado do conhecimento sobre a educação e inclusão de alunos identificados com altas habilidades/superdotação (AH/SD) em escolas regulares, a partir de teses e dissertações produzidas no Brasil entre os anos de 2015 a 2019. Concernente ao procedimento metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica do tipo revisão de literatura, na qual foi realizado um levantamento sistemático na Base Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT) a respeito da educação e inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação. Após uma apreciação criteriosa selecionamos nove trabalhos (teses e dissertações) para analisarmos, os quais foram organizados em quatro categorias de análise. Os resultados revelaram que na maioria dos estudos revisados os docentes e a equipe escolar não possuem qualificações para atender esses discentes, além disso, as escolas não apresentam infraestrutura que possibilita uma rede de apoio sistematizada. Ademais, compreendemos que é fundamental que mais pesquisas e estudos sejam direcionados a esses indivíduos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1896 |
url |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1896 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1896/1328 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica; Volume 8, 2021 – publicação Contínua 2359-232X reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) instacron:IFSP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
instacron_str |
IFSP |
institution |
IFSP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
collection |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
repository.mail.fl_str_mv |
shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com |
_version_ |
1752129781397192704 |