Identificação das áreas de pesquisa no IFTM usando técnica de agrupamento
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Iniciação Científica |
Texto Completo: | https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1382 |
Resumo: | Este artigo propõe a análise de frequência de palavras-chave de resumos publicados no Seminário de Iniciação Científica (SIN) do Instituto Federal do Triangulo Mineiro (IFTM) para diagnosticar as áreas de pesquisa atuantes na instituição e em seus campi. Este artigo também tem como objetivo o agrupamento de docentes para facilitar possíveis pesquisas em conjunto. Como instrumento de coleta, utilizou-se 370 resumos do SIN 2017. O agrupamento foi realizado com Expectation Maximization e K-means. Os resultados mostraram que a iniciação científica do IFTM contempla 298 palavras-chave e que alguns docentes de campi distintos possuem áreas de pesquisa em comum. |
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Identificação das áreas de pesquisa no IFTM usando técnica de agrupamentocomputaçãoAgrupamento; Áreas de Pesquisa; Maximização de ExpectativaEste artigo propõe a análise de frequência de palavras-chave de resumos publicados no Seminário de Iniciação Científica (SIN) do Instituto Federal do Triangulo Mineiro (IFTM) para diagnosticar as áreas de pesquisa atuantes na instituição e em seus campi. Este artigo também tem como objetivo o agrupamento de docentes para facilitar possíveis pesquisas em conjunto. Como instrumento de coleta, utilizou-se 370 resumos do SIN 2017. O agrupamento foi realizado com Expectation Maximization e K-means. Os resultados mostraram que a iniciação científica do IFTM contempla 298 palavras-chave e que alguns docentes de campi distintos possuem áreas de pesquisa em comum.Revista Brasileira de Iniciação Científica2020-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1382Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 7 n. 1 (2020): v.7, n.1, jan/mar/2020; 149-1652359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1382/1202https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1382/1392Ribeiro, Bruno Gutierrez GuimarãesOrbolato, Daniela Resende SilvaMelo, Ernani Viriatoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T14:38:22Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1382Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2020-01-16T14:38:22Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false |
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