Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Messias Furtado
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Teixeira, Odete Pacubi Baierl
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650072
Resumo: Neste artigo mobilizamos recursos de análise do discurso para analisar como indígenas de dois povos (Gavião e Surui Aikewara) percebem o papel do professor não indígena em sua formação acadêmica, visando compreender como estes veem a intervenção do professor, formado em outra cultura, com jeito de ser e viver diferente, em sua cultura. Investigamos, a partir de uma questão geradora, como o indígena percebe a relação indígena-não indígena na formação do professor indígena. Os resultados evidenciam o quanto o indígena valoriza a interculturalidade pautada no respeito e reconhecimento dos saberes de cada povo
id UNICAMP-19_b1a738d4f03877cf1333ddb03ddf5a63
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650072
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmicaInterculturalidade. Educação indígena. Formação de professores.Educação Escolar IndígenaNeste artigo mobilizamos recursos de análise do discurso para analisar como indígenas de dois povos (Gavião e Surui Aikewara) percebem o papel do professor não indígena em sua formação acadêmica, visando compreender como estes veem a intervenção do professor, formado em outra cultura, com jeito de ser e viver diferente, em sua cultura. Investigamos, a partir de uma questão geradora, como o indígena percebe a relação indígena-não indígena na formação do professor indígena. Os resultados evidenciam o quanto o indígena valoriza a interculturalidade pautada no respeito e reconhecimento dos saberes de cada povoUniversidade Estadual de Campinas2018-10-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empírica; análise do discursoapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865007210.20396/etd.v20i4.8650072ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1036-1058ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1036-1058ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1036-10581676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650072/18675https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650072/20156Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Messias FurtadoTeixeira, Odete Pacubi Baierl2018-12-17T14:08:38Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650072Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:24.882510ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica
title Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica
spellingShingle Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica
Silva, Messias Furtado
Interculturalidade. Educação indígena. Formação de professores.
Educação Escolar Indígena
title_short Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica
title_full Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica
title_fullStr Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica
title_full_unstemmed Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica
title_sort Educação superior indígena: análise do discurso do indígena sobre o papel do professor não indígena na sua formação acadêmica
author Silva, Messias Furtado
author_facet Silva, Messias Furtado
Teixeira, Odete Pacubi Baierl
author_role author
author2 Teixeira, Odete Pacubi Baierl
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Messias Furtado
Teixeira, Odete Pacubi Baierl
dc.subject.por.fl_str_mv Interculturalidade. Educação indígena. Formação de professores.
Educação Escolar Indígena
topic Interculturalidade. Educação indígena. Formação de professores.
Educação Escolar Indígena
description Neste artigo mobilizamos recursos de análise do discurso para analisar como indígenas de dois povos (Gavião e Surui Aikewara) percebem o papel do professor não indígena em sua formação acadêmica, visando compreender como estes veem a intervenção do professor, formado em outra cultura, com jeito de ser e viver diferente, em sua cultura. Investigamos, a partir de uma questão geradora, como o indígena percebe a relação indígena-não indígena na formação do professor indígena. Os resultados evidenciam o quanto o indígena valoriza a interculturalidade pautada no respeito e reconhecimento dos saberes de cada povo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica; análise do discurso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650072
10.20396/etd.v20i4.8650072
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650072
identifier_str_mv 10.20396/etd.v20i4.8650072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650072/18675
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650072/20156
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1036-1058
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1036-1058
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 4 (2018): Aberturas e desmoronamentos na Educação; 1036-1058
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653913391104