Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rayane Pereira G.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Brighenti, Clovis Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Iniciação Científica
Texto Completo: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1216
Resumo: Pelo presente alisamos a oferta da educação escolar à Nação Guarani no contexto de sua territorialidade transfronteira abarcando Argentina, Brasil e Paraguai. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, constatamos que cada Estado Nacional desenvolve uma política educacional específica, não considerando a dinâmica da população tampouco a legislação internacional. Em que pese a recusa a esse tipo de escola, os Guarani buscam manejá-la a seu favor, como mecanismo de resistência.
id IFSP-2_b1a53df834e663d8dc0aabcb860489d9
oai_identifier_str oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1216
network_acronym_str IFSP-2
network_name_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository_id_str
spelling Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e ParaguaiPelo presente alisamos a oferta da educação escolar à Nação Guarani no contexto de sua territorialidade transfronteira abarcando Argentina, Brasil e Paraguai. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, constatamos que cada Estado Nacional desenvolve uma política educacional específica, não considerando a dinâmica da população tampouco a legislação internacional. Em que pese a recusa a esse tipo de escola, os Guarani buscam manejá-la a seu favor, como mecanismo de resistência.Revista Brasileira de Iniciação Científica2018-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1216Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 5 n. 2 (2018): Edição Especial - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA); 140-1602359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1216/905Costa, Rayane Pereira G.Brighenti, Clovis Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-02T15:40:15Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1216Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2018-07-02T15:40:15Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false
dc.title.none.fl_str_mv Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
title Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
spellingShingle Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
Costa, Rayane Pereira G.
title_short Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
title_full Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
title_fullStr Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
title_full_unstemmed Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
title_sort Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
author Costa, Rayane Pereira G.
author_facet Costa, Rayane Pereira G.
Brighenti, Clovis Antonio
author_role author
author2 Brighenti, Clovis Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Rayane Pereira G.
Brighenti, Clovis Antonio
description Pelo presente alisamos a oferta da educação escolar à Nação Guarani no contexto de sua territorialidade transfronteira abarcando Argentina, Brasil e Paraguai. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, constatamos que cada Estado Nacional desenvolve uma política educacional específica, não considerando a dinâmica da população tampouco a legislação internacional. Em que pese a recusa a esse tipo de escola, os Guarani buscam manejá-la a seu favor, como mecanismo de resistência.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1216
url https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1216/905
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 5 n. 2 (2018): Edição Especial - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA); 140-160
2359-232X
reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron:IFSP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron_str IFSP
institution IFSP
reponame_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
collection Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
repository.mail.fl_str_mv shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com
_version_ 1752129781104640000