Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Iniciação Científica |
Texto Completo: | https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1216 |
Resumo: | Pelo presente alisamos a oferta da educação escolar à Nação Guarani no contexto de sua territorialidade transfronteira abarcando Argentina, Brasil e Paraguai. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, constatamos que cada Estado Nacional desenvolve uma política educacional específica, não considerando a dinâmica da população tampouco a legislação internacional. Em que pese a recusa a esse tipo de escola, os Guarani buscam manejá-la a seu favor, como mecanismo de resistência. |
id |
IFSP-2_b1a53df834e663d8dc0aabcb860489d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1216 |
network_acronym_str |
IFSP-2 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository_id_str |
|
spelling |
Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e ParaguaiPelo presente alisamos a oferta da educação escolar à Nação Guarani no contexto de sua territorialidade transfronteira abarcando Argentina, Brasil e Paraguai. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, constatamos que cada Estado Nacional desenvolve uma política educacional específica, não considerando a dinâmica da população tampouco a legislação internacional. Em que pese a recusa a esse tipo de escola, os Guarani buscam manejá-la a seu favor, como mecanismo de resistência.Revista Brasileira de Iniciação Científica2018-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1216Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 5 n. 2 (2018): Edição Especial - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA); 140-1602359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1216/905Costa, Rayane Pereira G.Brighenti, Clovis Antonioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-02T15:40:15Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/1216Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2018-07-02T15:40:15Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai |
title |
Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai |
spellingShingle |
Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai Costa, Rayane Pereira G. |
title_short |
Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai |
title_full |
Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai |
title_fullStr |
Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai |
title_full_unstemmed |
Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai |
title_sort |
Nação Guarani e legislações educacionais no panorama trinacional: Brasil, Argentina e Paraguai |
author |
Costa, Rayane Pereira G. |
author_facet |
Costa, Rayane Pereira G. Brighenti, Clovis Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Brighenti, Clovis Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rayane Pereira G. Brighenti, Clovis Antonio |
description |
Pelo presente alisamos a oferta da educação escolar à Nação Guarani no contexto de sua territorialidade transfronteira abarcando Argentina, Brasil e Paraguai. A partir de pesquisa bibliográfica, documental e etnográfica, constatamos que cada Estado Nacional desenvolve uma política educacional específica, não considerando a dinâmica da população tampouco a legislação internacional. Em que pese a recusa a esse tipo de escola, os Guarani buscam manejá-la a seu favor, como mecanismo de resistência. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1216 |
url |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/1216/905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 5 n. 2 (2018): Edição Especial - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA); 140-160 2359-232X reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) instacron:IFSP |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
instacron_str |
IFSP |
institution |
IFSP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
collection |
Revista Brasileira de Iniciação Científica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) |
repository.mail.fl_str_mv |
shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com |
_version_ |
1752129781104640000 |