A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Facchini, Yara Maria Guisso de Andrade
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Aguiar, Laís Vitória Cunha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Iniciação Científica
Texto Completo: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/54
Resumo: A Educação Ambiental (EA) é uma dimensão da educação que tem como objetivo promover a construção de valores sociais, conhecimentos voltados para a conservação do meio ambiente e consumo responsável, visto que o consumismo contribui para o esgotamento das reservas naturais do planeta, aumentando a Pegada Ecológica (PE) dos indivíduos. A PE é uma ferramenta de avaliação cuja a ideia básica é que todo indivíduo ou região, ao desenvolver seus diferenciados processos, provocam um impacto sobre a Terra através dos recursos usados e desperdícios gerados. O instrumento utilizado na pesquisa para o cálculo da PE foi o desenvolvido pela WWF. A amostra consistiu 35 estudantes de um curso de práticas educativas para sustentabilidade promovido em 2014. O trabalho demostrou que este grupo precisa rever seus hábitos e adotar medidas que reduzam seus impactos no planeta, pois seriam necessários três planetas Terra caso todos os habitantes adotassem um estilo de vida semelhante ao dos entrevistados.
id IFSP-2_cb95e72e94ecceaf3e69b16649d07394
oai_identifier_str oai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/54
network_acronym_str IFSP-2
network_name_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository_id_str
spelling A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambientalCiências Agrárias; Educação Ambiental: Educação Ambiental; Pegada Ecológica; Educação para SustentabilidadeA Educação Ambiental (EA) é uma dimensão da educação que tem como objetivo promover a construção de valores sociais, conhecimentos voltados para a conservação do meio ambiente e consumo responsável, visto que o consumismo contribui para o esgotamento das reservas naturais do planeta, aumentando a Pegada Ecológica (PE) dos indivíduos. A PE é uma ferramenta de avaliação cuja a ideia básica é que todo indivíduo ou região, ao desenvolver seus diferenciados processos, provocam um impacto sobre a Terra através dos recursos usados e desperdícios gerados. O instrumento utilizado na pesquisa para o cálculo da PE foi o desenvolvido pela WWF. A amostra consistiu 35 estudantes de um curso de práticas educativas para sustentabilidade promovido em 2014. O trabalho demostrou que este grupo precisa rever seus hábitos e adotar medidas que reduzam seus impactos no planeta, pois seriam necessários três planetas Terra caso todos os habitantes adotassem um estilo de vida semelhante ao dos entrevistados.Revista Brasileira de Iniciação Científica2015-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/54Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 2 n. 2 (2015)2359-232Xreponame:Revista Brasileira de Iniciação Científicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)instacron:IFSPporhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/54/435Facchini, Yara Maria Guisso de AndradeAguiar, Laís Vitória Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-13T15:18:26Zoai:periodicos.itp.ifsp.edu.br:article/54Revistahttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/PUBhttps://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/oaishigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com2359-232X2359-232Xopendoar:2017-06-13T15:18:26Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)false
dc.title.none.fl_str_mv A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental
title A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental
spellingShingle A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental
Facchini, Yara Maria Guisso de Andrade
Ciências Agrárias; Educação Ambiental
: Educação Ambiental; Pegada Ecológica; Educação para Sustentabilidade
title_short A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental
title_full A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental
title_fullStr A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental
title_full_unstemmed A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental
title_sort A pegada ecológica como instrumento de apoio para educação ambiental
author Facchini, Yara Maria Guisso de Andrade
author_facet Facchini, Yara Maria Guisso de Andrade
Aguiar, Laís Vitória Cunha
author_role author
author2 Aguiar, Laís Vitória Cunha
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Facchini, Yara Maria Guisso de Andrade
Aguiar, Laís Vitória Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Agrárias; Educação Ambiental
: Educação Ambiental; Pegada Ecológica; Educação para Sustentabilidade
topic Ciências Agrárias; Educação Ambiental
: Educação Ambiental; Pegada Ecológica; Educação para Sustentabilidade
description A Educação Ambiental (EA) é uma dimensão da educação que tem como objetivo promover a construção de valores sociais, conhecimentos voltados para a conservação do meio ambiente e consumo responsável, visto que o consumismo contribui para o esgotamento das reservas naturais do planeta, aumentando a Pegada Ecológica (PE) dos indivíduos. A PE é uma ferramenta de avaliação cuja a ideia básica é que todo indivíduo ou região, ao desenvolver seus diferenciados processos, provocam um impacto sobre a Terra através dos recursos usados e desperdícios gerados. O instrumento utilizado na pesquisa para o cálculo da PE foi o desenvolvido pela WWF. A amostra consistiu 35 estudantes de um curso de práticas educativas para sustentabilidade promovido em 2014. O trabalho demostrou que este grupo precisa rever seus hábitos e adotar medidas que reduzam seus impactos no planeta, pois seriam necessários três planetas Terra caso todos os habitantes adotassem um estilo de vida semelhante ao dos entrevistados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/54
url https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/54/435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica; v. 2 n. 2 (2015)
2359-232X
reponame:Revista Brasileira de Iniciação Científica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron:IFSP
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
instacron_str IFSP
institution IFSP
reponame_str Revista Brasileira de Iniciação Científica
collection Revista Brasileira de Iniciação Científica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Iniciação Científica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
repository.mail.fl_str_mv shigunov.ifsp.edu@gmail.com||revista.hipotese@gmail.com
_version_ 1752129781425504256