Violência psicológica contra a mulher

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clark, Lauren Matozinhos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: da Silva, Lays Figueiredo Inácio, Andrade, Raquel Dully
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eixos Tech
DOI: 10.18406/2359-1269v5n22018109
Texto Completo: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/109
Resumo: A violência contra a mulher é qualquer tipo de ato violento que tenha por motivação o gênero, resultando em agressão física, sexual, psicológica ou sofrimento para a vítima, incluindo ameaças e insultos. Dentro desse campo está a violência psicológica. Ela é silenciosa e subjetiva, visto que muitas vezes as mulheres não percebem que estão sendo vítimas de tal agressão. Foi definido como violência psicológica, pela Lei 11.340, qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que prejudique, perturbe o desenvolvimento ou ainda que tencione degradar ou controlar as ações da mulher. Este agravo tornou-se uma questão de saúde pública, defesa dos direitos humanos, e principalmente de fim a uma cultura de relações machistas. O presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir os aspectos sociais relacionados a essa temática. Trata-se de um levantamento bibliográfico sobre os aspectos sociais que influenciam a violência psicológica contra a mulher, cujas buscas foram realizadas na Biblioteca da UEMG- Unidade Passos e nos bancos de dados SciELO, Medline, Google Acadêmico, PubMed, NCBI, Sage Journals e sites governamentais. Foram analisados vinte e um artigos e identificado quatro temas: Violência psicológica entre gêneros, violência doméstica, violência psicológica no trabalho e violência psicológica por trás da agressão física, no período de 2012 a 2017. Espera-se a partir desse estudo, trazer uma maior conscientização sobre a importância da denúncia, contribuindo com a construção de políticas públicas e chamando a atenção para um redirecionamento das ações de segurança pública, promoção da saúde e prevenção de agravos.
id IFSULMG-1_2a54c6a096d70d69f9300853b01f2b6e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/109
network_acronym_str IFSULMG-1
network_name_str Revista Eixos Tech
spelling Violência psicológica contra a mulherViolência contra mulher. Lei Maria da Penha. Saúde pública. Educação em saúde. Direitos humanos.A violência contra a mulher é qualquer tipo de ato violento que tenha por motivação o gênero, resultando em agressão física, sexual, psicológica ou sofrimento para a vítima, incluindo ameaças e insultos. Dentro desse campo está a violência psicológica. Ela é silenciosa e subjetiva, visto que muitas vezes as mulheres não percebem que estão sendo vítimas de tal agressão. Foi definido como violência psicológica, pela Lei 11.340, qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que prejudique, perturbe o desenvolvimento ou ainda que tencione degradar ou controlar as ações da mulher. Este agravo tornou-se uma questão de saúde pública, defesa dos direitos humanos, e principalmente de fim a uma cultura de relações machistas. O presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir os aspectos sociais relacionados a essa temática. Trata-se de um levantamento bibliográfico sobre os aspectos sociais que influenciam a violência psicológica contra a mulher, cujas buscas foram realizadas na Biblioteca da UEMG- Unidade Passos e nos bancos de dados SciELO, Medline, Google Acadêmico, PubMed, NCBI, Sage Journals e sites governamentais. Foram analisados vinte e um artigos e identificado quatro temas: Violência psicológica entre gêneros, violência doméstica, violência psicológica no trabalho e violência psicológica por trás da agressão física, no período de 2012 a 2017. Espera-se a partir desse estudo, trazer uma maior conscientização sobre a importância da denúncia, contribuindo com a construção de políticas públicas e chamando a atenção para um redirecionamento das ações de segurança pública, promoção da saúde e prevenção de agravos.IFSULDEMINAS - Campus Passos2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/10910.18406/2359-1269v5n22018109Revista Eixos Tech; v. 5 n. 2 (2018)2359-1269reponame:Revista Eixos Techinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)instacron:IFSULMGporhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/109/pdfCopyright (c) 2018 Lauren Matozinhos Clark, Lays Figueiredo Inácio da Silva, Raquel Dully Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessClark, Lauren Matozinhosda Silva, Lays Figueiredo InácioAndrade, Raquel Dully2023-03-20T12:39:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/109Revistahttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostechPUBhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/oaijoao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br2359-12692359-1269opendoar:2023-03-20T12:39:24Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv Violência psicológica contra a mulher
title Violência psicológica contra a mulher
spellingShingle Violência psicológica contra a mulher
Violência psicológica contra a mulher
Clark, Lauren Matozinhos
Violência contra mulher. Lei Maria da Penha. Saúde pública. Educação em saúde. Direitos humanos.
Clark, Lauren Matozinhos
Violência contra mulher. Lei Maria da Penha. Saúde pública. Educação em saúde. Direitos humanos.
title_short Violência psicológica contra a mulher
title_full Violência psicológica contra a mulher
title_fullStr Violência psicológica contra a mulher
Violência psicológica contra a mulher
title_full_unstemmed Violência psicológica contra a mulher
Violência psicológica contra a mulher
title_sort Violência psicológica contra a mulher
author Clark, Lauren Matozinhos
author_facet Clark, Lauren Matozinhos
Clark, Lauren Matozinhos
da Silva, Lays Figueiredo Inácio
Andrade, Raquel Dully
da Silva, Lays Figueiredo Inácio
Andrade, Raquel Dully
author_role author
author2 da Silva, Lays Figueiredo Inácio
Andrade, Raquel Dully
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Clark, Lauren Matozinhos
da Silva, Lays Figueiredo Inácio
Andrade, Raquel Dully
dc.subject.por.fl_str_mv Violência contra mulher. Lei Maria da Penha. Saúde pública. Educação em saúde. Direitos humanos.
topic Violência contra mulher. Lei Maria da Penha. Saúde pública. Educação em saúde. Direitos humanos.
description A violência contra a mulher é qualquer tipo de ato violento que tenha por motivação o gênero, resultando em agressão física, sexual, psicológica ou sofrimento para a vítima, incluindo ameaças e insultos. Dentro desse campo está a violência psicológica. Ela é silenciosa e subjetiva, visto que muitas vezes as mulheres não percebem que estão sendo vítimas de tal agressão. Foi definido como violência psicológica, pela Lei 11.340, qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima ou que prejudique, perturbe o desenvolvimento ou ainda que tencione degradar ou controlar as ações da mulher. Este agravo tornou-se uma questão de saúde pública, defesa dos direitos humanos, e principalmente de fim a uma cultura de relações machistas. O presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir os aspectos sociais relacionados a essa temática. Trata-se de um levantamento bibliográfico sobre os aspectos sociais que influenciam a violência psicológica contra a mulher, cujas buscas foram realizadas na Biblioteca da UEMG- Unidade Passos e nos bancos de dados SciELO, Medline, Google Acadêmico, PubMed, NCBI, Sage Journals e sites governamentais. Foram analisados vinte e um artigos e identificado quatro temas: Violência psicológica entre gêneros, violência doméstica, violência psicológica no trabalho e violência psicológica por trás da agressão física, no período de 2012 a 2017. Espera-se a partir desse estudo, trazer uma maior conscientização sobre a importância da denúncia, contribuindo com a construção de políticas públicas e chamando a atenção para um redirecionamento das ações de segurança pública, promoção da saúde e prevenção de agravos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/109
10.18406/2359-1269v5n22018109
url https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/109
identifier_str_mv 10.18406/2359-1269v5n22018109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/109/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Lauren Matozinhos Clark, Lays Figueiredo Inácio da Silva, Raquel Dully Andrade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Lauren Matozinhos Clark, Lays Figueiredo Inácio da Silva, Raquel Dully Andrade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IFSULDEMINAS - Campus Passos
publisher.none.fl_str_mv IFSULDEMINAS - Campus Passos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eixos Tech; v. 5 n. 2 (2018)
2359-1269
reponame:Revista Eixos Tech
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
instacron:IFSULMG
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
instacron_str IFSULMG
institution IFSULMG
reponame_str Revista Eixos Tech
collection Revista Eixos Tech
repository.name.fl_str_mv Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
repository.mail.fl_str_mv joao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br
_version_ 1822182057710714880
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.18406/2359-1269v5n22018109