OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Maria Luiza Sady
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Prates, Elton Junio Sady, Silva, Lays Figueiredo Inácio da, Ferreira, Glaucia Marina Furini, Araújo, Luana Matos Silva, Andrade, Raquel Dully
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eixos Tech
Texto Completo: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/145
Resumo: Introdução: A adolescência é um momento de descobertas que por vezes vem acompanhada de grande e angustiante dúvida acerca da futura profissão que o sujeito irá seguir. Objetivo: Relatar a realização de uma oficina de profissões realizada com adolescentes em situação de vulnerabilidade como meio de auxiliá-los e apoiá-los em suas escolhas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência, utilizando-se para o relato a observação e a prática durante a realização da oficina. Resultados: Como estratégias dessa atividade, convidou-se discentes de diversos cursos da UEMG – Unidade Passos para uma roda de conversa com os adolescentes, abordando temas como o ingresso na universidade, orientações acerca do curso em si, até as possíveis opções de mercado de trabalho após a formação acadêmica. Os estudantes convidados a participar da oficina pertenciam aos cursos de Biomedicina, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Direito, Matemática, Medicina, Letras, Jornalismo e Enfermagem. Inicialmente os convidados e os adolescentes trocaram informações tais como nome, curso a que pertenciam na UEMG (convidados) e o curso ao qual tinham pretensão de cursar (adolescentes). Enfatizou-se que não há problema no fato de alguns não saberem o caminho a seguir, ou até mesmo se alguns deles não pretendiam pleitear uma vaga na universidade. Além disso, um representante de cada curso compartilhou sobre sua experiência com a universidade, as dificuldades que encontrou para ingressar, o desafio de decidir o caminho a seguir, bem como as opções de mercado de trabalho que almeja na profissão escolhida. Alguns deles relataram ainda ter iniciado um determinado curso e, por não se identificarem com a escolha inicial, optaram por outra graduação. Durante a roda de conversa os adolescentes puderam sanar possíveis dúvidas e/ou curiosidades que emergiram. Considerações finais: Por fim, notou-se o interesse dos estudantes em alguns cursos apresentados, demonstrando a relevância da realização de oficinas com esse propósito como forma de auxiliá-los em sua tomada de decisão.
id IFSULMG-1_bc784318a253daaf13a4e8535dd88698
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/145
network_acronym_str IFSULMG-1
network_name_str Revista Eixos Tech
repository_id_str
spelling OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalhoEducação em SaúdeAdolescenteVulnerabilidade SocialRelações Comunidade-Instituição.Introdução: A adolescência é um momento de descobertas que por vezes vem acompanhada de grande e angustiante dúvida acerca da futura profissão que o sujeito irá seguir. Objetivo: Relatar a realização de uma oficina de profissões realizada com adolescentes em situação de vulnerabilidade como meio de auxiliá-los e apoiá-los em suas escolhas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência, utilizando-se para o relato a observação e a prática durante a realização da oficina. Resultados: Como estratégias dessa atividade, convidou-se discentes de diversos cursos da UEMG – Unidade Passos para uma roda de conversa com os adolescentes, abordando temas como o ingresso na universidade, orientações acerca do curso em si, até as possíveis opções de mercado de trabalho após a formação acadêmica. Os estudantes convidados a participar da oficina pertenciam aos cursos de Biomedicina, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Direito, Matemática, Medicina, Letras, Jornalismo e Enfermagem. Inicialmente os convidados e os adolescentes trocaram informações tais como nome, curso a que pertenciam na UEMG (convidados) e o curso ao qual tinham pretensão de cursar (adolescentes). Enfatizou-se que não há problema no fato de alguns não saberem o caminho a seguir, ou até mesmo se alguns deles não pretendiam pleitear uma vaga na universidade. Além disso, um representante de cada curso compartilhou sobre sua experiência com a universidade, as dificuldades que encontrou para ingressar, o desafio de decidir o caminho a seguir, bem como as opções de mercado de trabalho que almeja na profissão escolhida. Alguns deles relataram ainda ter iniciado um determinado curso e, por não se identificarem com a escolha inicial, optaram por outra graduação. Durante a roda de conversa os adolescentes puderam sanar possíveis dúvidas e/ou curiosidades que emergiram. Considerações finais: Por fim, notou-se o interesse dos estudantes em alguns cursos apresentados, demonstrando a relevância da realização de oficinas com esse propósito como forma de auxiliá-los em sua tomada de decisão.IFSULDEMINAS - Campus Passos2018-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/14510.18406/2359-1269v5n12018145Revista Eixos Tech; v. 5 n. 1 (2018): Edição Especial - IV Semana de Enfermagem Integrada2359-1269reponame:Revista Eixos Techinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)instacron:IFSULMGporhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/145/pdfCopyright (c) 2018 Maria Luiza Sady Prates, Elton Junio Sady Prates, Lays Figueiredo Inácio da Silva, Glaucia Marina Furini Ferreira, Luana Matos Silva Araújo, Raquel Dully Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrates, Maria Luiza SadyPrates, Elton Junio SadySilva, Lays Figueiredo Inácio daFerreira, Glaucia Marina FuriniAraújo, Luana Matos SilvaAndrade, Raquel Dully2023-03-20T12:39:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/145Revistahttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostechPUBhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/oaijoao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br2359-12692359-1269opendoar:2023-03-20T12:39:18Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)false
dc.title.none.fl_str_mv OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho
title OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho
spellingShingle OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho
Prates, Maria Luiza Sady
Educação em Saúde
Adolescente
Vulnerabilidade Social
Relações Comunidade-Instituição.
title_short OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho
title_full OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho
title_fullStr OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho
title_full_unstemmed OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho
title_sort OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho
author Prates, Maria Luiza Sady
author_facet Prates, Maria Luiza Sady
Prates, Elton Junio Sady
Silva, Lays Figueiredo Inácio da
Ferreira, Glaucia Marina Furini
Araújo, Luana Matos Silva
Andrade, Raquel Dully
author_role author
author2 Prates, Elton Junio Sady
Silva, Lays Figueiredo Inácio da
Ferreira, Glaucia Marina Furini
Araújo, Luana Matos Silva
Andrade, Raquel Dully
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prates, Maria Luiza Sady
Prates, Elton Junio Sady
Silva, Lays Figueiredo Inácio da
Ferreira, Glaucia Marina Furini
Araújo, Luana Matos Silva
Andrade, Raquel Dully
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Adolescente
Vulnerabilidade Social
Relações Comunidade-Instituição.
topic Educação em Saúde
Adolescente
Vulnerabilidade Social
Relações Comunidade-Instituição.
description Introdução: A adolescência é um momento de descobertas que por vezes vem acompanhada de grande e angustiante dúvida acerca da futura profissão que o sujeito irá seguir. Objetivo: Relatar a realização de uma oficina de profissões realizada com adolescentes em situação de vulnerabilidade como meio de auxiliá-los e apoiá-los em suas escolhas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência, utilizando-se para o relato a observação e a prática durante a realização da oficina. Resultados: Como estratégias dessa atividade, convidou-se discentes de diversos cursos da UEMG – Unidade Passos para uma roda de conversa com os adolescentes, abordando temas como o ingresso na universidade, orientações acerca do curso em si, até as possíveis opções de mercado de trabalho após a formação acadêmica. Os estudantes convidados a participar da oficina pertenciam aos cursos de Biomedicina, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Direito, Matemática, Medicina, Letras, Jornalismo e Enfermagem. Inicialmente os convidados e os adolescentes trocaram informações tais como nome, curso a que pertenciam na UEMG (convidados) e o curso ao qual tinham pretensão de cursar (adolescentes). Enfatizou-se que não há problema no fato de alguns não saberem o caminho a seguir, ou até mesmo se alguns deles não pretendiam pleitear uma vaga na universidade. Além disso, um representante de cada curso compartilhou sobre sua experiência com a universidade, as dificuldades que encontrou para ingressar, o desafio de decidir o caminho a seguir, bem como as opções de mercado de trabalho que almeja na profissão escolhida. Alguns deles relataram ainda ter iniciado um determinado curso e, por não se identificarem com a escolha inicial, optaram por outra graduação. Durante a roda de conversa os adolescentes puderam sanar possíveis dúvidas e/ou curiosidades que emergiram. Considerações finais: Por fim, notou-se o interesse dos estudantes em alguns cursos apresentados, demonstrando a relevância da realização de oficinas com esse propósito como forma de auxiliá-los em sua tomada de decisão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/145
10.18406/2359-1269v5n12018145
url https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/145
identifier_str_mv 10.18406/2359-1269v5n12018145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/145/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IFSULDEMINAS - Campus Passos
publisher.none.fl_str_mv IFSULDEMINAS - Campus Passos
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eixos Tech; v. 5 n. 1 (2018): Edição Especial - IV Semana de Enfermagem Integrada
2359-1269
reponame:Revista Eixos Tech
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
instacron:IFSULMG
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
instacron_str IFSULMG
institution IFSULMG
reponame_str Revista Eixos Tech
collection Revista Eixos Tech
repository.name.fl_str_mv Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
repository.mail.fl_str_mv joao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br
_version_ 1797041886287888384