OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eixos Tech |
Texto Completo: | https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/145 |
Resumo: | Introdução: A adolescência é um momento de descobertas que por vezes vem acompanhada de grande e angustiante dúvida acerca da futura profissão que o sujeito irá seguir. Objetivo: Relatar a realização de uma oficina de profissões realizada com adolescentes em situação de vulnerabilidade como meio de auxiliá-los e apoiá-los em suas escolhas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência, utilizando-se para o relato a observação e a prática durante a realização da oficina. Resultados: Como estratégias dessa atividade, convidou-se discentes de diversos cursos da UEMG – Unidade Passos para uma roda de conversa com os adolescentes, abordando temas como o ingresso na universidade, orientações acerca do curso em si, até as possíveis opções de mercado de trabalho após a formação acadêmica. Os estudantes convidados a participar da oficina pertenciam aos cursos de Biomedicina, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Direito, Matemática, Medicina, Letras, Jornalismo e Enfermagem. Inicialmente os convidados e os adolescentes trocaram informações tais como nome, curso a que pertenciam na UEMG (convidados) e o curso ao qual tinham pretensão de cursar (adolescentes). Enfatizou-se que não há problema no fato de alguns não saberem o caminho a seguir, ou até mesmo se alguns deles não pretendiam pleitear uma vaga na universidade. Além disso, um representante de cada curso compartilhou sobre sua experiência com a universidade, as dificuldades que encontrou para ingressar, o desafio de decidir o caminho a seguir, bem como as opções de mercado de trabalho que almeja na profissão escolhida. Alguns deles relataram ainda ter iniciado um determinado curso e, por não se identificarem com a escolha inicial, optaram por outra graduação. Durante a roda de conversa os adolescentes puderam sanar possíveis dúvidas e/ou curiosidades que emergiram. Considerações finais: Por fim, notou-se o interesse dos estudantes em alguns cursos apresentados, demonstrando a relevância da realização de oficinas com esse propósito como forma de auxiliá-los em sua tomada de decisão. |
id |
IFSULMG-1_bc784318a253daaf13a4e8535dd88698 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/145 |
network_acronym_str |
IFSULMG-1 |
network_name_str |
Revista Eixos Tech |
repository_id_str |
|
spelling |
OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalhoEducação em SaúdeAdolescenteVulnerabilidade SocialRelações Comunidade-Instituição.Introdução: A adolescência é um momento de descobertas que por vezes vem acompanhada de grande e angustiante dúvida acerca da futura profissão que o sujeito irá seguir. Objetivo: Relatar a realização de uma oficina de profissões realizada com adolescentes em situação de vulnerabilidade como meio de auxiliá-los e apoiá-los em suas escolhas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência, utilizando-se para o relato a observação e a prática durante a realização da oficina. Resultados: Como estratégias dessa atividade, convidou-se discentes de diversos cursos da UEMG – Unidade Passos para uma roda de conversa com os adolescentes, abordando temas como o ingresso na universidade, orientações acerca do curso em si, até as possíveis opções de mercado de trabalho após a formação acadêmica. Os estudantes convidados a participar da oficina pertenciam aos cursos de Biomedicina, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Direito, Matemática, Medicina, Letras, Jornalismo e Enfermagem. Inicialmente os convidados e os adolescentes trocaram informações tais como nome, curso a que pertenciam na UEMG (convidados) e o curso ao qual tinham pretensão de cursar (adolescentes). Enfatizou-se que não há problema no fato de alguns não saberem o caminho a seguir, ou até mesmo se alguns deles não pretendiam pleitear uma vaga na universidade. Além disso, um representante de cada curso compartilhou sobre sua experiência com a universidade, as dificuldades que encontrou para ingressar, o desafio de decidir o caminho a seguir, bem como as opções de mercado de trabalho que almeja na profissão escolhida. Alguns deles relataram ainda ter iniciado um determinado curso e, por não se identificarem com a escolha inicial, optaram por outra graduação. Durante a roda de conversa os adolescentes puderam sanar possíveis dúvidas e/ou curiosidades que emergiram. Considerações finais: Por fim, notou-se o interesse dos estudantes em alguns cursos apresentados, demonstrando a relevância da realização de oficinas com esse propósito como forma de auxiliá-los em sua tomada de decisão.IFSULDEMINAS - Campus Passos2018-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/14510.18406/2359-1269v5n12018145Revista Eixos Tech; v. 5 n. 1 (2018): Edição Especial - IV Semana de Enfermagem Integrada2359-1269reponame:Revista Eixos Techinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)instacron:IFSULMGporhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/145/pdfCopyright (c) 2018 Maria Luiza Sady Prates, Elton Junio Sady Prates, Lays Figueiredo Inácio da Silva, Glaucia Marina Furini Ferreira, Luana Matos Silva Araújo, Raquel Dully Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrates, Maria Luiza SadyPrates, Elton Junio SadySilva, Lays Figueiredo Inácio daFerreira, Glaucia Marina FuriniAraújo, Luana Matos SilvaAndrade, Raquel Dully2023-03-20T12:39:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/145Revistahttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostechPUBhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/oaijoao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br2359-12692359-1269opendoar:2023-03-20T12:39:18Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho |
title |
OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho |
spellingShingle |
OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho Prates, Maria Luiza Sady Educação em Saúde Adolescente Vulnerabilidade Social Relações Comunidade-Instituição. |
title_short |
OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho |
title_full |
OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho |
title_fullStr |
OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho |
title_full_unstemmed |
OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho |
title_sort |
OFICINAS EDUCATIVAS SOBRE PROFISSÕES: Dialogando sobre o papel das escolhas e os desafios do mercado de trabalho |
author |
Prates, Maria Luiza Sady |
author_facet |
Prates, Maria Luiza Sady Prates, Elton Junio Sady Silva, Lays Figueiredo Inácio da Ferreira, Glaucia Marina Furini Araújo, Luana Matos Silva Andrade, Raquel Dully |
author_role |
author |
author2 |
Prates, Elton Junio Sady Silva, Lays Figueiredo Inácio da Ferreira, Glaucia Marina Furini Araújo, Luana Matos Silva Andrade, Raquel Dully |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prates, Maria Luiza Sady Prates, Elton Junio Sady Silva, Lays Figueiredo Inácio da Ferreira, Glaucia Marina Furini Araújo, Luana Matos Silva Andrade, Raquel Dully |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Adolescente Vulnerabilidade Social Relações Comunidade-Instituição. |
topic |
Educação em Saúde Adolescente Vulnerabilidade Social Relações Comunidade-Instituição. |
description |
Introdução: A adolescência é um momento de descobertas que por vezes vem acompanhada de grande e angustiante dúvida acerca da futura profissão que o sujeito irá seguir. Objetivo: Relatar a realização de uma oficina de profissões realizada com adolescentes em situação de vulnerabilidade como meio de auxiliá-los e apoiá-los em suas escolhas. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência, utilizando-se para o relato a observação e a prática durante a realização da oficina. Resultados: Como estratégias dessa atividade, convidou-se discentes de diversos cursos da UEMG – Unidade Passos para uma roda de conversa com os adolescentes, abordando temas como o ingresso na universidade, orientações acerca do curso em si, até as possíveis opções de mercado de trabalho após a formação acadêmica. Os estudantes convidados a participar da oficina pertenciam aos cursos de Biomedicina, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Direito, Matemática, Medicina, Letras, Jornalismo e Enfermagem. Inicialmente os convidados e os adolescentes trocaram informações tais como nome, curso a que pertenciam na UEMG (convidados) e o curso ao qual tinham pretensão de cursar (adolescentes). Enfatizou-se que não há problema no fato de alguns não saberem o caminho a seguir, ou até mesmo se alguns deles não pretendiam pleitear uma vaga na universidade. Além disso, um representante de cada curso compartilhou sobre sua experiência com a universidade, as dificuldades que encontrou para ingressar, o desafio de decidir o caminho a seguir, bem como as opções de mercado de trabalho que almeja na profissão escolhida. Alguns deles relataram ainda ter iniciado um determinado curso e, por não se identificarem com a escolha inicial, optaram por outra graduação. Durante a roda de conversa os adolescentes puderam sanar possíveis dúvidas e/ou curiosidades que emergiram. Considerações finais: Por fim, notou-se o interesse dos estudantes em alguns cursos apresentados, demonstrando a relevância da realização de oficinas com esse propósito como forma de auxiliá-los em sua tomada de decisão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/145 10.18406/2359-1269v5n12018145 |
url |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/145 |
identifier_str_mv |
10.18406/2359-1269v5n12018145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/145/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IFSULDEMINAS - Campus Passos |
publisher.none.fl_str_mv |
IFSULDEMINAS - Campus Passos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eixos Tech; v. 5 n. 1 (2018): Edição Especial - IV Semana de Enfermagem Integrada 2359-1269 reponame:Revista Eixos Tech instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) instacron:IFSULMG |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) |
instacron_str |
IFSULMG |
institution |
IFSULMG |
reponame_str |
Revista Eixos Tech |
collection |
Revista Eixos Tech |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br |
_version_ |
1797041886287888384 |