ABORDANDO A QUALIDADE DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: Formando novos atores sociais por meio de oficinas educativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eixos Tech |
DOI: | 10.18406/2359-1269v5n12018143 |
Texto Completo: | https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/143 |
Resumo: | Introdução: O período de adolescer e adolescência é permeado por profundas alterações biopsicosocioculturais, podendo expor os adolescentes a ingerência relacionada à sua saúde e qualidade de vida. Objetivo: Descrever a realização de uma oficina educativa acerca da qualidade de vida junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência, utilizando a observação e a prática durante a realização de uma oficina desenvolvida junto à 17 atores pertencentes a uma organização social de apoio a adolescentes em situação de vulnerabilidade em uma cidade do Sul de Minas Gerais. Resultados: Dentro da oficina, foi possível abordar temáticas como alimentação, atividadefísica, autoestima, projeto de vida, espiritualidade e bem-estar. A partir da realização da oficina, evidenciou-se a necessidade da ampliação e fortalecimento da atenção ao público adolescente, visto o alto grau de vulnerabilidade demonstrado e as inúmeras dúvidas que pairam acerca da sua saúde equalidade de vida. Verificou-se que a oficina com a temáticas abordada possibilitou compartilhar experiências, dúvidas e saberes, além de propiciar o diálogo e a ação-reflexão-ação dos sujeitos, objetivando estabelecer o elo entre a reflexão e a ação consciente. Denota-se ainda que o empoderamento proporcionado pela experiência caracteriza-se como uma experiência exitosa. Recomenda-se a ampliação dessas iniciativas, visto os benefícios proporcionados pela mesma, tanto para os adolescentes quanto para a equipe. Considerações finais: Considera-se, portanto, que a experiência relatada permitiu o despertar para novos conhecimentos e reflexões, fator que contribui para um processo de crescimento mútuo. Além disso, foi possível concluir que a oficina educativacom o público adolescente se configura como um importante espaço de empoderamento, cidadania, emancipação e, prioritariamente, um espaço coletivo de promoção à saúde. Sugere-se a necessidade de estudos e reflexões sobre a temática, visto seus reflexos na saúde pública e os diversos atoresenvolvidos. |
id |
IFSULMG-1_d62e3b37bad7c4659fc2f49d8cf4142e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/143 |
network_acronym_str |
IFSULMG-1 |
network_name_str |
Revista Eixos Tech |
spelling |
ABORDANDO A QUALIDADE DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: Formando novos atores sociais por meio de oficinas educativasEducação em SaúdeAdolescenteVulnerabilidade SocialRelações Comunidade-Instituição.Introdução: O período de adolescer e adolescência é permeado por profundas alterações biopsicosocioculturais, podendo expor os adolescentes a ingerência relacionada à sua saúde e qualidade de vida. Objetivo: Descrever a realização de uma oficina educativa acerca da qualidade de vida junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência, utilizando a observação e a prática durante a realização de uma oficina desenvolvida junto à 17 atores pertencentes a uma organização social de apoio a adolescentes em situação de vulnerabilidade em uma cidade do Sul de Minas Gerais. Resultados: Dentro da oficina, foi possível abordar temáticas como alimentação, atividadefísica, autoestima, projeto de vida, espiritualidade e bem-estar. A partir da realização da oficina, evidenciou-se a necessidade da ampliação e fortalecimento da atenção ao público adolescente, visto o alto grau de vulnerabilidade demonstrado e as inúmeras dúvidas que pairam acerca da sua saúde equalidade de vida. Verificou-se que a oficina com a temáticas abordada possibilitou compartilhar experiências, dúvidas e saberes, além de propiciar o diálogo e a ação-reflexão-ação dos sujeitos, objetivando estabelecer o elo entre a reflexão e a ação consciente. Denota-se ainda que o empoderamento proporcionado pela experiência caracteriza-se como uma experiência exitosa. Recomenda-se a ampliação dessas iniciativas, visto os benefícios proporcionados pela mesma, tanto para os adolescentes quanto para a equipe. Considerações finais: Considera-se, portanto, que a experiência relatada permitiu o despertar para novos conhecimentos e reflexões, fator que contribui para um processo de crescimento mútuo. Além disso, foi possível concluir que a oficina educativacom o público adolescente se configura como um importante espaço de empoderamento, cidadania, emancipação e, prioritariamente, um espaço coletivo de promoção à saúde. Sugere-se a necessidade de estudos e reflexões sobre a temática, visto seus reflexos na saúde pública e os diversos atoresenvolvidos.IFSULDEMINAS - Campus Passos2018-08-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/14310.18406/2359-1269v5n12018143Revista Eixos Tech; v. 5 n. 1 (2018): Edição Especial - IV Semana de Enfermagem Integrada2359-1269reponame:Revista Eixos Techinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)instacron:IFSULMGporhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/143/pdfCopyright (c) 2018 Elton Junio Sady Prates, Maria Luiza Sady Prates, Lays Figueiredo Inácio da Silva, Glaucia Marina Furini Ferreira, Luana Matos Silva Araújo, Raquel Dully Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPrates, Elton Junio SadyPrates, Maria Luiza SadySilva, Lays Figueiredo Inácio daFerreira, Glaucia Marina FuriniAraújo, Luana Matos SilvaAndrade, Raquel Dully2023-03-20T12:39:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/143Revistahttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostechPUBhttps://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/oaijoao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br2359-12692359-1269opendoar:2023-03-20T12:39:18Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABORDANDO A QUALIDADE DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: Formando novos atores sociais por meio de oficinas educativas |
title |
ABORDANDO A QUALIDADE DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: Formando novos atores sociais por meio de oficinas educativas |
spellingShingle |
ABORDANDO A QUALIDADE DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: Formando novos atores sociais por meio de oficinas educativas ABORDANDO A QUALIDADE DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: Formando novos atores sociais por meio de oficinas educativas Prates, Elton Junio Sady Educação em Saúde Adolescente Vulnerabilidade Social Relações Comunidade-Instituição. Prates, Elton Junio Sady Educação em Saúde Adolescente Vulnerabilidade Social Relações Comunidade-Instituição. |
title_short |
ABORDANDO A QUALIDADE DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: Formando novos atores sociais por meio de oficinas educativas |
title_full |
ABORDANDO A QUALIDADE DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: Formando novos atores sociais por meio de oficinas educativas |
title_fullStr |
ABORDANDO A QUALIDADE DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: Formando novos atores sociais por meio de oficinas educativas ABORDANDO A QUALIDADE DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: Formando novos atores sociais por meio de oficinas educativas |
title_full_unstemmed |
ABORDANDO A QUALIDADE DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: Formando novos atores sociais por meio de oficinas educativas ABORDANDO A QUALIDADE DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: Formando novos atores sociais por meio de oficinas educativas |
title_sort |
ABORDANDO A QUALIDADE DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: Formando novos atores sociais por meio de oficinas educativas |
author |
Prates, Elton Junio Sady |
author_facet |
Prates, Elton Junio Sady Prates, Elton Junio Sady Prates, Maria Luiza Sady Silva, Lays Figueiredo Inácio da Ferreira, Glaucia Marina Furini Araújo, Luana Matos Silva Andrade, Raquel Dully Prates, Maria Luiza Sady Silva, Lays Figueiredo Inácio da Ferreira, Glaucia Marina Furini Araújo, Luana Matos Silva Andrade, Raquel Dully |
author_role |
author |
author2 |
Prates, Maria Luiza Sady Silva, Lays Figueiredo Inácio da Ferreira, Glaucia Marina Furini Araújo, Luana Matos Silva Andrade, Raquel Dully |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prates, Elton Junio Sady Prates, Maria Luiza Sady Silva, Lays Figueiredo Inácio da Ferreira, Glaucia Marina Furini Araújo, Luana Matos Silva Andrade, Raquel Dully |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Adolescente Vulnerabilidade Social Relações Comunidade-Instituição. |
topic |
Educação em Saúde Adolescente Vulnerabilidade Social Relações Comunidade-Instituição. |
description |
Introdução: O período de adolescer e adolescência é permeado por profundas alterações biopsicosocioculturais, podendo expor os adolescentes a ingerência relacionada à sua saúde e qualidade de vida. Objetivo: Descrever a realização de uma oficina educativa acerca da qualidade de vida junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência, utilizando a observação e a prática durante a realização de uma oficina desenvolvida junto à 17 atores pertencentes a uma organização social de apoio a adolescentes em situação de vulnerabilidade em uma cidade do Sul de Minas Gerais. Resultados: Dentro da oficina, foi possível abordar temáticas como alimentação, atividadefísica, autoestima, projeto de vida, espiritualidade e bem-estar. A partir da realização da oficina, evidenciou-se a necessidade da ampliação e fortalecimento da atenção ao público adolescente, visto o alto grau de vulnerabilidade demonstrado e as inúmeras dúvidas que pairam acerca da sua saúde equalidade de vida. Verificou-se que a oficina com a temáticas abordada possibilitou compartilhar experiências, dúvidas e saberes, além de propiciar o diálogo e a ação-reflexão-ação dos sujeitos, objetivando estabelecer o elo entre a reflexão e a ação consciente. Denota-se ainda que o empoderamento proporcionado pela experiência caracteriza-se como uma experiência exitosa. Recomenda-se a ampliação dessas iniciativas, visto os benefícios proporcionados pela mesma, tanto para os adolescentes quanto para a equipe. Considerações finais: Considera-se, portanto, que a experiência relatada permitiu o despertar para novos conhecimentos e reflexões, fator que contribui para um processo de crescimento mútuo. Além disso, foi possível concluir que a oficina educativacom o público adolescente se configura como um importante espaço de empoderamento, cidadania, emancipação e, prioritariamente, um espaço coletivo de promoção à saúde. Sugere-se a necessidade de estudos e reflexões sobre a temática, visto seus reflexos na saúde pública e os diversos atoresenvolvidos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/143 10.18406/2359-1269v5n12018143 |
url |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/143 |
identifier_str_mv |
10.18406/2359-1269v5n12018143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/143/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IFSULDEMINAS - Campus Passos |
publisher.none.fl_str_mv |
IFSULDEMINAS - Campus Passos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eixos Tech; v. 5 n. 1 (2018): Edição Especial - IV Semana de Enfermagem Integrada 2359-1269 reponame:Revista Eixos Tech instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) instacron:IFSULMG |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) |
instacron_str |
IFSULMG |
institution |
IFSULMG |
reponame_str |
Revista Eixos Tech |
collection |
Revista Eixos Tech |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eixos Tech - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) |
repository.mail.fl_str_mv |
joao.gomes@ifsuldeminas.edu.br || eixostech@ifsuldeminas.edu.br |
_version_ |
1822182057797746688 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.18406/2359-1269v5n12018143 |